5 trilhas no Rio de Janeiro – Ecoturismo no Rio

Não é à toa que o Rio de Janeiro tem o apelido de Cidade Maravilhosa, e como diz a música, “cheia de encantos mil…”. São muitas paisagens lindíssimas e que nós, cariocas ou turistas, podemos e temos que aproveitar. Portanto, já que estamos em pleno verão, vamos fazer um pouco de ecoturismo no Rio e conhecer a lista de 5 trilhas no Rio de Janeiro? Aproveite para ler também: 7 hotéis que já foram cenários de filmes  e os cuidados com as fake news.

5 trilhas no Rio de Janeiro

Morro Dois Irmãos

A vista do Morro Dois Irmãos é belíssima, contemplando toda a orla da Zona Sul do Rio. A trilha que dá acesso ao “irmão maior” tem início no Vidigal. São 1,5km de trilha em 40 minutos de trechos, alguns um pouco íngremes, mas nada tão difícil. Afinal, o pôr do sol recompensa todo o esforço! Do topo, conseguimos ver também a Floresta da Tijuca, Rocinha, as Ilhas Cagarras e Niterói.

+5 programas para fazer no Rio, no verão

Vista do Morro Dois Irmãos

Do outro lado

Para chegar até a trilha, é preciso seguir até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal, de onde começa o trajeto. A melhor opção para chegar lá é pegar um moto-táxi ou uma kombi na entrada da comunidade. Além disso, é possível marcar com um guia de turismo local para fazer um tour com roteiro já definido. O passeio dura por volta de 4 horas e meia.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+7 lugares incríveis para ver o pôr do sol no Rio

Pedra Bonita

Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita tem duração de 40 minutos. É considerado um percurso leve, apenas com alguns trechos mais íngremes no final. De lá, temos vista para a Praia de São Conrado, o Morro Dois Irmãos, a Zona Sul, Pedra da Gávea, a Barra da Tijuca e a Floresta da Tijuca.

Vista para a Zona Sul

O início da trilha de Ecoturismo no Rio, fica na Estrada da Pedra Bonita. Para chegar, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas até encontrar uma placa indicando o início do trajeto. Finalmente, lá  fica a rampa de voo livre do Rio, certamente um dos cartões postais da cidade.

+Gastronomia em alto mar, em Paraty

Pedra da Gávea

É o maior bloco de pedra à beira mar do mundo! É uma trilha longa e pesada, com duração de no mínimo 3 horas, e por isso já foi considerada uma das mais difíceis. O ponto crítico é conhecido como a Carrasqueira, um paredão de 30m de altura, quase reto. Portanto, é preciso muita disposição e habilidade!

Pedra da Gávea

+5 pistas de corrida no Rio

São 844 metros de altura que valem o esforço, afinal, a vista é uma das mais bonitas do Rio. É possível ter uma visão panorâmica de toda a orla da Zona Sul e também da Zona Oeste, além das montanhas da Floresta da Tijuca. O acesso pode ser feito no final da Estrada do Sorimã.

Pedra do Telégrafo, uma das 5 trilhas no Rio de Janeiro

Certamente você já viu aquela foto clássica: alguém se segurando na pedra, como se estivesse à beira do abismo! É na trilha Pedra do Telégrafo, em Barra de Guaratiba. O acesso é feito pela estrada Roberto Burle Marx. O trajeto começa na escadaria do lado da Igreja Nossa Senhora das Dores.

+Programas imperdíveis em Ipanema

A clássica foto

+ 4 novos Spas no Rio

O mistério é que embaixo da pedra tem uma elevação, então é possível encostar os pés no chão. Então, na hora de tirar a foto, a impressão é de que a pessoa está pendurada. São cerca de 35 minutos de caminhada, com alguns pontos íngremes e mirantes com vista para a Restinga de Marambaia.

Vista da trilha

O ideal é ir bem cedo ou em dias de semana, pois o local costuma ficar cheio e com filas para foto. Também há um outro caminho que começa perto da antiga ponte que leva à Restinga da Marambaia, de uso exclusivo do Exército.

+Conheça 2 restaurantes novos no Rio

Trilha da Urca

Tem outro jeito de chegar ao Morro da Urca além do bondinho! O acesso à trilha é feito pela Pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha. A duração, em média, é de 30 a 40 minutos e é considerada um percurso leve e fácil. Chegando lá, você escolhe se quer comprar ingresso para subir até o Pão de Açúcar ou descer de volta à Praia.

Trilha do Morro da Urca

Pista Cláudio Coutinho

Sem contar a vista linda do Rio que se tem lá de cima! Certamente um programa ideal para toda a família.

Vista da trilha

Finalmente, lembrando que para fazer ecoturismo corretamente, é aconselhável ir com roupas confortáveis e um bom tênis. Além disso, é essencial levar repelente e protetor solar. Não esqueça também de água e algumas comidinhas, como frutas ou barras de cereais. Além disso, mantenha-se hidratado, pois o calor do Rio não costuma ser fácil! Depois, é só aproveitar.

Janeiro de 2017

Renata Araújo e Thiago Mourão

Fotos: Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Personalidades revelam destinos preferidos em SP

Dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 467 anos. Por isso, algumas personalidades paulistas, falaram…

14 horas atrás

Cuidados com a pele no verão

É mais que necessário ter cuidados com a pele no verão. Por isso, conversamos com…

2 dias atrás

Roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente

Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…

3 dias atrás

Melhor hotel de Santa Teresa: Mc Gallery

Em uma casa de quatro andares onde funcionou uma fazenda de café em 1850, fica…

4 dias atrás

Os motivos do sucesso de “Bridgerton”

Na coluna You Must See desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre o sucesso de "Bridgerton",…

5 dias atrás

Cariocas ilustres elegem seus lugares preferidos no Rio

Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Perguntamos, então, a ilustres cariocas quais eram…

6 dias atrás