Verão no Rio de Janeiro: ir à praia é sempre uma opção obrigatória, né? Mas, certamente, a Cidade Maravilhosa tem muito mais a oferecer! Portanto, se você é morador ou está curtindo suas férias por aqui, confira as nossas dicas de 5 programas para fazer no Rio no verão:
? Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.
Certamente uma outra alternativa para quem quer fugir das praias! Que tal se refrescar deste calorão nas cachoeiras da cidade? No Horto, por exemplo, há várias de fácil acesso e também algumas que exigem caminhadas maiores por trilhas. Ou seja, tem para todos os gostos. Para chegar até o Parque, suba a Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, e entre à direita, na Estrada Dona Castorina. Chegando lá, caminhe uns 20 minutos ou dirija de três a cinco minutos até a trilha que dá acesso à Cachoeira do Chuveiro. A queda d’água fica dentro de uma fenda, por isso o nome!
+Pré-Carnaval no Rio: Blocos, festas e shows
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Entrada do parque
A Cachoeira dos Primatas também é de fácil acesso, numa trilha que leva aproximadamente 25 minutos. O início fica no final da Rua Sara Vilela, no bairro do Jardim Botânico. A queda d’água é formada pelas águas do Rio do Algodão, um dos responsáveis pela formação da Lagoa Rodrigo de Freitas, e a intensidade é maior principalmente quando chove. Além disso, há também a Cachoeira da Gruta, que oficialmente está fora do parque, mas fica bem perto da entrada. A queda d’água fica dentro de uma gruta e há também uma piscina rasa.
+5 eventos de verão no Rio de Janeiro
Cachoeira dos Primatas
No verão, e principalmente nos fins de semana, as praias do Rio costumam ficar bem cheias! Então, para quem quer fugir da multidão, uma boa dica é fazer um tour pelas praias selvagens do Rio! Certamente tem muito carioca que não conhece! Mas, é bom sempre chegar cedo. A maioria delas fica na Zona Oeste do Rio e são muito frequentadas por surfistas. A Prainha, por exemplo, é uma das preferidas deles. Ela fica entre os bairros de Grumari e Recreio dos Bandeirantes, logo depois da Praia da Macumba, cercada por montanhas cobertas pela Mata Atlântica. Um lugar lindo!
+Lugares para o pós-praia no Rio de Janeiro
A Prainha
A Praia de Grumari é maior, tem uma grande extensão de areia e também é rodeada de muito verde. Aliás, fica em uma área de preservação ambiental. No canto esquerdo fica a praia naturista de Abricó, mas há uma área mais reservada para os praticantes de nudismo.
+Bebidas refrescantes para o verão
Praia do Abricó
Além disso, vale mencionar que todas estas praias têm estrutura de quiosques com bebidas e comidas. Algumas delas tem também restaurantes, onde é possível almoçar. Nosso amigo Maurício Oliveira, do blog Trilhas e Aventuras, oferece este Day Tour, para quem tiver interesse!
Sim, sabemos que o Arpoador é um dos lugares mais disputados para o pôr do sol, mas que tal variar? Depois da praia, aproveite para curtir o fim de tarde na Mureta da Urca bebendo uma cerveja bem gelada! A vista para a Baía de Guanabara e do Cristo Redentor é belíssima. Quem quiser petiscar, a boa pedida é o Bar Urca, considerado Patrimônio Cultural Carioca desde 2012. Portanto, vale a pena incluir na sua lista de programas para fazer no Rio no verão!
+Lugares para tomar café da manhã no Rio
Localizada entre a costa do Pão de Açúcar e a Praia Vermelha, na Urca, a pista tem uma vista linda, e é o lugar ideal para quem quer fazer um exercício ou apenas passear. A pista tem 1,25 Km de extensão e de um lado temos o mar e do outro a natureza. Além disso, é lá que fica o início da trilha para o Pão de Açúcar, que tem duração de 30 a 40 minutos e é considerado um percurso leve e fácil. Chegando lá em cima, você pode escolher se quer comprar ingresso para subir até o Pão de Açúcar ou descer para a praia. Certamente é um passeio para toda a família!
Pista Cláudio Coutinho
Depois de permanecer um tempo fechado para obras, o bonde de Santa Teresa está de volta! Além de ser um cartão postal da cidade e um meio de transporte para os moradores, é uma ótima dica de passeio para os cariocas e turistas. A estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca, e as saídas ocorrem em intervalos médios de 15 a 20 minutos. O valor do bilhete é de R$20 (ida e volta) e liga o Centro a Santa Teresa, passando pelos Arcos da Lapa.
+5 restaurantes de comida brasileira no Rio
Bonde em Santa Teresa
Por Duda Vétere e Renata Araújo
Janeiro 2019
Fotos: Maurício Oliveira, RioTur e Divulgação
Deliveries imperdíveis em São Paulo para você não deixar de pedir. Lista feita pela digital…
Um tour de Londres pela família real. Afinal, vale a pena conhecer um pouco da…
Na coluna desta semana Guilherme Scarpa fala sobre a estreia de "Meu Pai" que foi…
Delivery de sorvetes no Rio para os amantes dessa sobremesa tão refrescante e deliciosa. Vale…
Cachoeira da Macumba, em Itaipava e portanto, vou te ensinar como chegar lá. Ela fica…
A Loja das cerâmicas Luiz Salvador em Itaipava é o lugar ideal para quem quer…