5 Programas imperdíveis em Niterói, no Rio de Janeiro

Publicado por
Duda Vetere

Dizem que o melhor de Niterói é a vista que se tem do Rio… Quanta maldade com os nossos vizinhos do outro lado da Baía de Guanabara! Apesar de ter um fundo de verdade, a cidade tem também muito para se curtir, além da vista incrível da Cidade Maravilhosa. Portanto, o You Must Go lista aqui 5 programas imperdíveis em Niterói.

+Reserve aqui o seu hotel em Niterói pelo melhor preço.

5 programas imperdíveis em Niterói

1. MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Este é o principal cartão postal de Niterói e uma das mais belas obras de Oscar Niemeyer. Portanto, é claro que tinha que contar na lista dos 5 programas imperdíveis em Niterói.

MAC visto de longe, certamente um dos cartões-postais

O imponente museu fica no Mirante da Praia de Boa Viagem, bem próximo ao centro de Niterói e das demais construções do Caminho Niemeyer. Com uma arquitetura única, ele tem uma visão 360º que nos permite observar a orla de Icaraí, o Complexo dos Fortes de Niterói, Pão de Açúcar e Corcovado.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

MAC

Ele funciona de terça a domingo, das 10 às 18h. Além das exposições temporárias e permanentes, aos sábados as visitas guiadas acontecem em quatro horários, das 11 às 15h40. Aos domingos, o MAC ofere a Contação de Histórias, sempre às 16h. Os ingressos custam R$ 10,00 e para as visitas guiadas, é necessário preencher o formulário no site do museu.

Onde comer

No subsolo fica o Bistrô do MAC, um restaurante com um cardápio de sabores brasileiros e culinária contemporânea. Ele abre de terça a sexta, das 10 às 17h, e aos finais de semana, das 9 às 18h, para café da manhã e almoço.

2.Fortes de São Luiz e do Pico

Localizados no bairro de Jurujuba, os Fortes de São Luiz e do Pico ficam no mesmo sítio histórico e fazem parte do Complexo de Fortes de Niterói, que está a menos de de 5Km da estação de Catamarãs de Charitas. O acesso a eles é feito pelo Forte Barão do Rio Branco, onde fica a sede do 21º Grupo de Artilharia de Campanha (Grupo Monte Bastione).

Forte de São Luiz

O Forte de São Luiz, fundado em 1775, servia como um local estratégico de observação da Baía de Guanabara, entre os séculos XVI e XIX. Hoje, ele só funciona para visitações às ruínas do alojamento dos soldados, muralhas e o seu portal.

Ruínas

Um pouco mais acima no sítio histórico está o Forte do Pico, a 230m do nível do mar. Ele fica no topo do morro de mesmo nome e de lá de cima temos uma vista indescritível. De um lado, estão as praias de Niterói, como, por exemplo, São Francisco, Charitas e Icaraí. Do outro, a entrada da Baía de Guanabara, a Fortaleza de Santa Cruz, além do Pão de Açúcar e Corcovado. Em dias mais claros, é possível ainda avistar até a Serra Dos Órgãos e o Dedo de Deus, entre Teresópolis e Petrópolis. Além disso, no Forte do Pico também fica a Praça Portugal e o painel de azulejos em homenagem ao poeta Fernando Pessoa.

Vista para a praia

O ingresso para visitar os fortes custa R$ 10,00 e a subida pode ser feita a pé ou de carro. Mas por ser bem íngrime, a segunda opção certamente é a melhor. As visitas guiadas acontecem de terça a domingo, às 10 e às 14h. O 21º Grupo de Artilharia de Campanha fica na Avenida Marechal Pessoa Leal, 265, Jurujuba.

3. Parque da Cidade

O Parque da Cidade, no bairro de São Francisco, está em uma área de Preservação Ambiental a 270m de altitude. É lá que estão duas rampas para vôos livres com parapente. Os pousos podem acontecer tanto nas praias de Charitas, como nas de Piratininga.

Visual lindo

Mas se você não for tão aventureiro, só o visual do Parque da Cidade já compensa a subida. Muitas pessoas escolhem o lugar para um piquenique com uma bela vista e para aproveitar um lindo pôr do sol. Da pista principal temos no horizonte carioca o Morro do Leme, Morro Dois Irmãos, Cantagalo, Pedra da Gávea, Pão de Açúcar e Corcovado. Além do Morro do Pico, já no lado niteroiense.

O Rio visto de Niterói certamente é uma paisagem de tirar o fôlego

Pela rampa secundária, estão as praias oceânicas e as lagoas de Niterói. Por exemplo, as lagoas de Piratininga e Itaipu, Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante, que separa a cidade do município de Maricá. Quem gosta de fazer trilhas, há três opções de entradas. Portanto, é aconselhável ir acompanhado de um guia.

Vista de Niterói

A entrada para o parque é gratuita e ele oferece uma boa estrutura para o visitante com banheiros, lanchonete, espaço para crianças e um pequeno estacionamento. Além do Bistrô Sierra e Mar, que abre aos sábados e domingos, para café da manhã e almoço. As visitas podem ser feitas todos os dias da semana, das 7 às 18h e durante o horário de verão, até às 19h.

4. Praia de Itacoatiara

Uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro fica do outro lado da ponte. Claro que tinha que constar na lista dos 5 programas imperdíveis em Niterói. Itacoá, para os mais íntimos, é uma das chamadas “praias oceânicas” da cidade e está em uma área residencial bem reservada, cercada por belíssimas casas. A praia de apenas 900m de extensão foi eleita, em 2016, a 12ª Melhor Praia do Brasil pelo TripAdvisor, ficando à frente das famosíssimas Canoa Quebrada, no Ceará, e Praia do Forte, em Cabo Frio.

+ 7 restaurantes novos no Rio de Janeiro

Praia de Itacoatiara

Com águas cristalinas, ela é o paraíso dos surfistas por suas ondas fortes. No entanto, em muitos períodos do ano ela também fica calminha e é uma ótima pedida para quem gosta de relaxar dentro do mar.

A praia é formada entre Costão de Itacoatiara e a Pedra do Pampo. Nesses dias de mar mais agitado, onde só os surfistas entram, os banhistas preferem a “Prainha”. A piscina natural formada pelas pedras logo depois do Pampo. Nessa parte, o mar é sempre calmo e é o lugar preferido das famílias com crianças. Por isso mesmo, está sempre cheio. Mesmo que você não fique pela Prainha e prefira a área mais próxima ao Costão, a caminhada até lá vale à pena pelo visual de cair o queixo.

A Prainha

A praia

Uma ida à Itacoá não está completa se você não provar os sanduíches naturais que são vendidos tanto na areia quanto nas Kombis próximas à praia. Os vendedores de camisa amarela servem os sanduíches do Marcelo e os de azul, representam os do Sérgio. É uma variedade enorme de sabores, mas ambos vendem o famoso “Big Mac”, que nada tem a ver com o hambúrguer da tradicional cadeia americana. Este, vem no pão de forma e é recheado com uma pasta de frango com maionese e cenoura. Um verdadeiro patrimônio de Niterói que vem acompanhado de um copo de mate gelado.

+ Os 5 melhores restaurantes do Rio

Aliás, para os corajosos, as trilhas até o topo do Costão duram em média 30 minutos. O acesso para a Praia de Itacoatiara é dentro do Condomínio Ubá Itacoatiara, pela Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu.

5. Nóbrega

O Pólo Gastronômico de Niterói fica entre as ruas João Pessoa e Roberto Silveira, em Icaraí, com uma infinidade de bares e restaurantes que vão desde os mexicanos e japoneses às hamburguerias e pizzarias. A área mais badalada fica no triângulo formado pelas ruas Mariz e Barros, Dr. Leandro Mota e Nóbrega, região esta que é simplesmente chamada de “Nóbrega”.

+ 5 lugares para tomar café da manhã ao ar livre no Rio

Nóbrega, certamente um dos programas imperdíveis em Niterói

Aqui é o lugar para encontrar os amigos, ver e ser visto. Entre os bares mais procurados estão o Salve Simpatia, Predileto e o Deck Jardim, por exemplo. Recentemente, também foi aberta uma unidade do T.T. Burger, que sempre se destaca pelos maravilhosos hambúrgueres. Portanto, eles são as principais escolhas de quem faz uma “pré” antes de ir para a Boate Casa, na Mariz e Barros.

+ Os 5 melhores sanduíches do Rio

Com um público diversificado, a Nóbrega tem espaço tanto para quem quer paquerar, como para casais ou famílias com crianças, que procuram os restaurantes para o almoço de domingo. Por ser um lugar muito democrático e com muitas opções, certamente você vai achar um bar ou restaurante a sua cara para chamar de seu preferido!

+ Dez pontos imperdíveis na Lapa, no Centro do RJ

Dica bônus:

Se você é do Rio, ou de outra cidade, e quer aproveitar todos esses 5 Programas imperdíveis em Niterói, a boa é se hospedar no H Niterói Hotel. Ele tem uma excelente localização, bem de frente para a Praia das Flechas, no Ingá, infraestrutura completa, com acomodações espaçosas e serviços exclusivos. Além disso, de brinde uma das mais lindas vistas do Rio de Janeiro.

Texto e fotos por Mariane Serra, do @viajar.eh.food

Julho de 2018


Leia mais:

Top 5 restaurantes em Búzios

10 restaurantes na Rua Dias Ferreira, no Leblon

Top 5 destinos rápidos para os feriados de 2018

Os melhores hambúrgueres do Rio de acordo com 5 chefs

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

22 horas atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 dia atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

2 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

5 dias atrás