Paraty

5 passeios em Paraty testados pelo YMG!

Publicado por
Duda Vetere

Refúgio entre o mar e a montanha no litoral Sul-fluminense, Paraty é um destino incansável! Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade é de fácil acesso tanto do Rio quanto de São Paulo. Sendo assim, estive lá recentemente a convite do Paraty Convention Bureau e também da encantadora Pousada do Sandi. Foram dias de programação intensa que me permitiram conhecer vários atrativos da cidade. Certamente saí de lá ainda mais vidrada! Afinal, dá para entender porque Paraty é destino de turistas do mundo inteiro. Portanto, divido aqui com vocês meus 5 passeios em Paraty. Eles foram todos feitos pela Paraty Tours, agência renomada, com mais de 20 anos e com excelentes profissionais. Aproveite para ler também sobre o Gastromar, restaurante em alto mar, em Paraty.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

5 passeios em Paraty

1- Passeio de Barco até o Saco do Mamanguá

A região do Saco do Mamanguá é um fiorde tropical com 33 praias paradisíacas e praticamente desertas. Ela tem oito km de extensão e engloba oito comunidades caiçaras. Primeiramente, fomos de van até o cais. Pegamos o barco logo depois do café, umas 09h. O passeio pode durar até 5 horas, conforme o gosto do visitante. Antes de entrarmos no carro, tivemos a temperatura aferida. Além disso, todos ficamos de máscara até a hora do mergulho. Entre as praias visitadas estão a Praia do Engenho, Praia do Cruzeiro e Praia da Costa. Todas elas selvagens e cercadas pela Mata Atlântica. Um visual exuberante e certamente bem diferente das praias cariocas. A vontade era passar o dia todo ali, de pernas pro ar, só aproveitando as águas transparentes da Costa Verde. Um dos 5 passeios em Paraty imperdíveis!

Passeios em Paraty: Saco do Mamanguá

2- Trilha do Pico Pão de Açúcar

Quando soube que a trilha tinha nível de dificuldade avançado, confesso que fiquei meio cabreira. Apesar de malhar diariamente e ter bom condicionamento físico, não estou acostumada a fazer trilhas. Mesmo assim, aceitei o desafio e fui em frente! O itinerário começa na Praia do Cruzeiro (ou na Praia do Engenho – esta, um pouco mais distante). Durante o percurso de pouco mais de uma hora, fiquei exausta! O caminho é praticamente só subida!! Perdi o fôlego várias vezes, mas chegando lá, a vista do topo de 466m é deslumbrante!!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A gente vê exatamente as praias do Saco do Mamanguá onde estivemos antes. Foi incrível! A descida é mais fácil, em termos de condicionamento. Entretanto, é necessário um cuidado extremo para não escorregar, principalmente se houve chuva nos dias anteriores. De qualquer maneira, os guias ajudam muito quem está com dificuldade e ainda levam um kit de primeiros socorros, se acontecer alguma emergência.

A certamente exuberante vista do Pico Pão de Açúcar

3- Fazenda Bananal

O terceiro dos 5 passeios em Paraty á a visita à Fazenda Bananal. Uma experiência única de agro turismo sustentável em meio à 180 hectares de Mata Atlântica. A propriedade histórica foi totalmente restaurada e está apenas 8km de distância do Centro Histórico. Lá, você pode visitar o pequeno museu que expõe peças e mobiliário da época. Um dos destaques, certamente vai para o restaurante com conceito farm-to-table. Ele abre para almoço diariamente e para café da manhã nos fins de semana. Rica biodiversidade, ela conta com mais de 280 espécies de aves e 30 mil árvores plantadas. Não à toa, recebe universitários e visitantes do mundo inteiro, que querem aprender mais sobre meio ambiente e sustentabilidade. Imperdível a trilha indígena dos Guaianás, trilha acessível universalmente. Ela é anterior à chegada dos portugueses e ligava Paraty ao Vale do Paraíba.

Endereço: Estrada da Pedra Branca, Paraty.

4- Alambique Maria Izabel

Aqui você pode degustar de uma das melhores cachaças do Brasil e aprender sobre o seu processo artesanal de produção. Além disso, a própria Maria Izabel está à frente do negócio, há 30 anos. O visual do Sítio Santo Antônio, à beira da baía de Paraty, é estarrecedor! A cana é plantada ali mesmo e o visitante tem a chance de entender cada etapa da produção. Primeiramente, o plantio da cana até a cachaça chegar à garrafa. Por ter menor índice de acidez entre as bebidas de Paraty, a cachaça é tão premiada. Enquanto isso, o uso exclusivo da cana colhida no próprio sítio ou em plantações próximas também faz toda a diferença. E antes de mais nada, é necessário moê-la assim que fermentada. Depois das informações detalhadas, hora de provar a excelente cachaça do Alambique Maria Izabel, um dos nossos 5 passeios em Paraty.

A Cachaça Maria Izabel é certamente uma das melhores do Brasil

5- City Tour pelo Centro Histórico

Conhecer a fio o Centro Histórico de Paraty, com acompanhamento de guia, certamente é um programa essencial na cidade. Caminhe pelas ruas “pé de moleque” e aprenda sobre a sua história e cultura. O itinerário feito com a Paraty Tours tem duração de 1h30. De antemão, os guias usam máscara e mantém o distanciamento. Portanto, fique tranquilo em relação aos protocolos de segurança. Entre os lugares visitados estão, por exemplo, a Casa de Cultura, ateliês do Centro Histórico, igrejas, Museu de Arte Sacra e cachaçarias. Por mais que você já conheça o destino, ainda assim, o centro histórico de Paraty é sedutor e, portanto, sempre nos faz descobrir novas belezas. Não à toa que, junto com Ilha Grande, Paraty se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade.

Centro Histórico de Paraty

Por Renata Araújo e Mariane Serra

Fotos: Renata Araújo

Setembro 2021

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

14 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás