You Must See!

5 filmes essenciais de Spike Lee

Publicado por
Renata Araujo

Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa traz 5 filmes essenciais de Spike Lee, que preside este ano o júri do Festival de Cannes. Um dos maiores cineastas americanos, Lee, de 64 anos, começou a carreira no fim dos anos 1970. Então, de lá para cá, dirigiu mais de 30 filmes. Ele tem como marca registrada um olhar para as questões raciais. E, sobretudo, o compromisso de combater o preconceito e a intolerância. Portanto, é sinônimo de crítica social em quaisquer esferas. Leia também sobre 7 filmes brasileiros que geram discussão.

5 filmes essenciais de Spike Lee

Mais de 30 anos após estrear o seminal longa “Faça a Coisa Certa” em Cannes, um de seus filmes essenciais, Spike Lee agora preside o júri do festival. Ano passado o evento teve de ser cancelado em função da pandemia. Em seu discurso no dia da abertura, o diretor chamou líderes de extrema direita de “gângsters” e atraiu a atenção de todo o mundo. Aliás, pela primeira vez na história da mostra, a maior parte do júri é composta por mulheres.

Genial, politizado e, sobretudo, bastante engenhoso em suas produções, o diretor tem no currículo prêmios diversos como, por exemplo, Oscar, Bafta, Emmy e o César. Portanto, vamos à lista de 5 filmes essenciais de Spike Lee que you must see! 

Spike Lee ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019
5 filmes essenciais de Spike Lee

O Infiltrado na Klan (Netflix) 
O longa de 2018 teve seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Aliás, rendeu a Spike Lee o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. Policial negro (John David Washington) consegue penetrar na seita extremista Ku Klux Klan, que defende a supremacia dos brancos. A partir daí, de forma engenhosa e eletrizante, o detetive tem acesso ao líder do grupo. Com isso, consegue sabotar crimes terríveis planejados pelo clã. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

“Infiltrado na Klan” ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes

Destacamento Blood (Netflix)
Mais nova obra do diretor, o filme mistura elementos documentais e ficcionais. Então, conta a história de quatro veteranos afro-americanos que retornam ao Vietnã décadas após a guerra. Eles têm como objetivo encontrar um tesouro perdido e restos mortais de um antigo líder. Entre os assuntos abordados, ganância, racismo e traumas psicológicos.  

“Destacamento Blood”: marcas da Guerra do Vietnã


O Plano Perfeito (Telecine)
Denzel Washington é um policial designado para cuidar de um aparente e sofisticado assalto a banco. Assim, vestida como pintores, uma gangue invade a agência. Então, o líder deles (Clive Owen) inicia uma duríssima negociação para a escapada do grupo. O longa de suspense prende a atenção do início ao fim. E, aliás, ainda conta com as participações luxuosas de Christopher Plummer e Jodie Foster.

Clive Owen comanda assalto a banco em “O Plano Perfeito”

2 clássicos essenciais do diretor

Faça a Coisa Certa (Telecine) 
No Brooklyn, em Nova York, Sal (Danny Aiello) tem uma pizzaria estampada de fotografias de ídolos brancos e ítalo-americanos. As imagens não representam o público negro e latino que frequenta essa área específica do bairro. Então, no dia mais quente do verão, um ativista local (Giancarlo Esposito) faz uma reclamação no estabelecimento, que detona uma série de catarses no lugar. Clássico do diretor, o longa de 1989 fez um grande sucesso nas bilheterias e foi indicado a 2 Oscar: Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante.

O diretor no set de “Faça a Coisa Certa”, de 1989, grande sucesso



Malcolm X (MUBI)
Em atuação magistral, Denzel Washington foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1993 pelo papel no épico longa. Então, ele aqui dá vida ao líder do título, um ativista que batalhou pela igualdade de direitos dos negros nos anos 1950. Sobretudo controverso, Malcolm X chegou ao fundo do poço durante a prisão e se converteu ao islamismo. Contudo, deixou um imenso legado com sua incansável e necessária batalha. Um dos 5 filmes essenciais de Spike Lee, sem dúvida.

Denzel Washington brilha no épico “Malcolm X”, de 1992

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

20 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás