Categorias: You Must Stay

5 dicas para enfrentar o isolamento social, por uma psicóloga

Publicado por
Duda Vetere

Como você está lidando com a quarentena? Certamente está sendo um período atípico para todos, até mesmo para quem já trabalhava em home office. Afinal, conciliar trabalho com as tarefas de casa, e filhos (para quem tem) não é fácil. Portanto, conversamos com a psicóloga Daniela Faertes que compartilha neste post 5 dicas para enfrentar o isolamento social. Aproveite para ler também sobre as dicas da Itália para enfrentar a quarentena, o cancelamento de viagens e os cuidados com as fake news.

+15 séries para viajar sem sair de casa

5 dicas para enfrentar o isolamento social

1- Trabalhe as suas próprias estratégias

Faça uma seleção, de acordo com o seu perfil, das informações e dicas que você vai consumir, inclusive as de saúde mental. Elabore em uma estratégia personalizada para o seu caso. Se você está muito voltado para a catástrofe futura, foque no presente, no aqui e agora, no que você controla ou não. Portanto, tente fazer cada dia de “sobrevivência” o menos pesado possível e não o mais perfeito. Já se você está se sentido limitado pela restrição de hoje, pense nos projetos para o período posterior e vá alimentando eles. Ou seja, se os seus pensamentos estão no presente ou no futuro, você precisa trabalhá-los mentalmente de forma individualizada.

+Isolamento social: jantar virtual entre amigos
 +5 Padarias que fazem delivery no Rio

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

2- Divida o tempo em pedaços

Concentre a sua energia em pequenos períodos de tempo. Pense no momento específico de agora até semana que vem e faça uma programação para isso. A partir de como as coisas vão seguir a diante, faça uma nova programação. Mas vá seguindo um ritmo “por etapas”. Lembre-se, por mais que o desejo seja seguir a rotina normal, é preciso ter em mente que estamos em um momento atípico, com um roteiro e ritmo diferente. É preciso adaptar e flexibilizar a rotina para que ela não vire mais um estressor ou uma frustração por ser seguida à risca.  Não conseguiu manter a rotina? Reprograme e tente novamente, mas com menos regras. Dica: anote, ao final do dia, o que deu certo e o que não deu – assim, você pode planejar a próxima semana baseada nos seus próprios “testes”.

+Relato de uma blogueira de viagem durante a quarentena, no Rio
+Mixologistas ensinam receitas de drinques para fazer em casa

3- Comece aos poucos

Se a ideia é iniciar atividades que antes você não fazia em casa, comece com cinco minutos por vez e vá aumentando. Seja exercício, arrumação, leitura. Muitos estão fechados em uma crença do “eu não consigo em casa”: trabalhar, se exercitar, etc… Porque, na verdade, estão tentando no mesmo modelo de “fora de casa” – e aí fica mais difícil. As palavras do momento são adaptação e flexibilidade.

+Chefs ensinam receitas fáceis para fazer em casa
+ 7 museus com tour virtual

Certamente estas dicas para enfrentar o isolamento social vão te ajudar

4- Priorize a comunicação

Pessoas que moram com adultos podem se beneficiar – e muito – de uma comunicação mais clara. Pergunte para o outro o que é importante para ele nesse momento. Ninguém é capaz de adivinhar o que o outro sente, nem mesmo as pessoas mais próximas. Todos estão mais irritados, estressados e, por isso, as nossas necessidades estão diferentes.  Pode ser que a outra pessoa precise de duas horinhas sem ser interrompida ou até mesmo queira ficar mais próxima para assistir um filme ao fim de dia. A questão é que, nessa nova dinâmica, as necessidades mudaram. As suas e as das pessoas ao seu redor.

+Atrações turísticas fechadas ou suspensas no Rio, devido ao Coronavírus

5- Tenha em mente o que está (ou não) no seu controle

Isso ajuda a evitar a ruminação de pensamentos. Dentro de um círculo, temos o controle: das horas que passamos vendo notícias, de como vamos responder aos outros, o que vamos tentar fazer hoje, como podemos ajudar quem mais precisa, nossos cuidados de higiene e isolamento. Fora dessa “bolha”, não podemos controlar: as decisões políticas de cada dia, como os outros estão fazendo o próprio isolamento, as ações, atitudes e humores dos outros. Nossa última dica para enfrentar o isolamento social.

Uma das dicas para enfrentar o isolamento social é ter autocontrole

Por Daniela Faertes. Março 2020.

Fotos: Ariana Declerck e Carol Kappaun.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

1 dia atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

5 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

5 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

6 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás