Europa

45 anos de história entre Rio de Janeiro e Nice, na Côte D’Azur

Publicado por
Duda Vetere

As cidades do Rio e Nice (França), apesar de distantes geograficamente, têm muito mais em comum do que imaginamos. E neste ano, completam 45 anos de geminação, ou seja, processo responsável por estabelecer laços de cooperação entre os destinos. Portanto, para comemorar este aniversário, estivemos presentes no almoço que o Escritório de Turismo Metropolitano de Nice Côte D’Azur promoveu no Escama, no Jardim Botânico. O evento contou com a presença do vice-presidente Rudy Salles, e Caroline Putnoki, diretora para a América do Sul da Atout France. Certamente a Côte D’Azur é um pedacinho de paraíso no Sul da França. Uma região glamurosa, que reúne praias com águas transparentes, muito verde e ainda é rodeada de montanhas. Aproveite para ler aqui nosso roteiro pela Riviera Francesa!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

45 anos de história entre Rio de Janeiro e Nice

Primeiramente, o Carnaval do Rio de Janeiro e de Nice estão entre os três mais famosos do mundo! E certamente servem de inspiração um para o outro. No Carnaval do Rio em 2009, por exemplo, a Acadêmicos do Grande Rio tinha a França como enredo, e dedicou um carro alegórico para Nice e seus símbolos. Uma equipe de foliões de Nice chegou a trocar suas técnicas com os integrantes da agremiação carioca.

Aliás, spoiler: em fevereiro de 2023 o tema do Carnaval de Nice será “As Maravilhas do Mundo”. Destaque para a presença de convidados brasileiros e quem sabe até bateria de escola de samba carioca!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Além disso, as duas cidades foram aclamadas pela UNESCO por sua singularidade. Nice, que foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial como “cidade turística de inverno da Riviera”, e o Rio de Janeiro como “paisagens cariocas entre a serra e o mar”. De fato, esta proximidade “mar/montanha” continua sendo característica de ambas!

Por fim, Rio e Nice também tem um herói em comum na sua história: Giuseppe Garibaldi. Nativo de Nice, lutou a serviço da República Farroupilha durante a Guerra dos Farrapos. Além disso, casou-se com Anita, brasileira que seguiu na Europa para a fundação do Reino da Itália, depois de sua jornada revolucionária sul-americana.

Quer conhecer mais dessa região? Veja nosso vídeo no Youtube e aproveite para se inscrever no canal!

O almoço

Tivemos uma tarde muito agradável no restaurante do talentoso chef Ricardo Lapeyre, com a presença de jornalistas e influenciadores. No menu, deliciosos pratos como, por exemplo, a Salada Niçoise e o Arroz de Frutos do Mar! E ainda deu para matar um pouquinho as saudades deste lugar incrível que é a Côte D’Azur!

E você, já conhece esta região de Nice na Côte D’Azur? Se ainda não, coloque na sua lista pois é um destino deslumbrante!

Texto e fotos por Renata Araújo. Abril de 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Brewteco no Morro da Urca: premiado bar de cervejas com vista no Rio

Brewteco no Morro da Urca: premiado bar de cervejas com vista no Rio. Um programa…

14 horas atrás

Mercer Labs: novo museu de arte e tecnologia em Nova York

Mercer Labs: novo museu de arte e tecnologia em Nova York. Vou te contar o…

1 dia atrás

Onde comprar ovos de Páscoa e outros doces no Rio e SP

Onde comprar ovos de Páscoa e outros doces no Rio e em SP. Dia 31…

5 dias atrás

Oseille, do chef Thomas Troigros: menu degustação em Ipanema

Oseille, do chef Thomas Troigros: menu degustação em Ipanema. No segundo andar do ToTo, o…

6 dias atrás

Os preferidos do chef Pedro Coronha, do Koral, no Rio

Os preferidos do chef Pedro Coronha, do Koral, no Rio. À frente do Koral, o…

1 semana atrás

Cervejaria e vinícola tropical em Miami: Schnebly Winery

Cervejaria e vinícola tropical em Miami: Schnebly Winery. Visitar vinícolas é um dos meus programas…

1 semana atrás