Enoteca YMG

4 lugares no Rio para harmonizar vinhos e ostras

Publicado por
Duda Vetere

As ostras estão cada vez mais presentes nas mesas cariocas. Em sua grande maioria “importadas” de Santa Catarina, na hora de combinar com bebidas, há distintos caminhos a seguir. Portanto, na coluna de hoje, você vai conhecer 4 lugares no Rio para harmonizar vinhos e ostras. No Mitsubá, por exemplo, elas só são servidas às terças, enquanto no Coltivi, apenas às quintas. Já no Otra Bar elas são especialidade da casa e abrem o menu regular servido diariamente. Churrascarias, como, por exemplo, a Marius e a Palace, servem muitas e muitas dúzias semanalmente. Aproveite para ler também as tendências dos vinhos no verão brasileiro e tudo sobre os espumantes pét-nat.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Lugares no Rio para harmonizar vinhos e ostras

Podemos escolher sem medo de errar desde brancos franceses famosos por serem ótimos com ostras, como, por exemplo, Sancerre, Muscadet (do Vale do Loire) e Chablis (da Borgonha), e espumantes (Champanhe é clássico com essas conchas), como Vinhos Verdes portugueses, assim como saquês. As possibilidades de escolha são mesmo muitas, e incluem também até cervejas! De preferência as ácidas, como as Lambic e Gueuze, da Bélgica, a Gose alemã e o primeiro estilo brasileiro consagrado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), maior referência no assunto: a nossa Catharina Sour, que leva frutas em sua receita. 

Sabor das Águas

Novidade da temporada, há menos de seis meses no mercado, são as ostras selvagens, também catarinenses, que o mestre das carnes Marcelo Malta está trazendo para o Rio. São menores, mais gordas e saborosas, delicadas. Ele fornece para alguns dos melhores bares e restaurantes do Rio, incluindo seu novo Sabor das Águas – Açougue do Mar, inaugurado em dezembro na Rua Dias Ferreira, no Leblon. Consultor da rede de supermercados Zona Sul, Malta é pescador desde criança e seu trabalho como fornecedor de alimentos começou com peixes e frutos do mar. Ou seja, fera no assunto.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Em sua nova casa ele me serviu uma porção com seis, preparadas de duas maneiras: com molho ponzu e com vinagrete de abacaxi. No copo, um Vinho Verde, o Compromisso, da Quinta da Lixa, denominação portuguesa da região do Minho, conhecida por produzir vinhos excelentes para peixes e frutos do mar. De fato, um tipo de combinação infalível.

Ostras com molho ponzu
Com vinagrete de abacaxi

Mitsubá

Foram essas ostras preciosas que ele traz que fizeram o chef Breno Naar, do Mitsubá, incluir as conchas no menu deste japonês que parece estar cada vez melhor. Ali, no subsolo do Rio Design Leblon, elas estão na vitrine refrigerada sempre e somente às terças. Elas podem ser servidas in natura, com limão, e também com três preparações japonesas: ainda cruas, com molho ponzu, nabo picante e cebolinha (“como recomenda o sushiman Eduardo Nakahara”, lembra Breno); empanadas em farinha panko ou em forma de tempurá.

Ali, fora uma boa seleção de vinhos, escolhidos pelo sommelier Marco London, uma boa pedida é ir na excelente lista de saquês da casa. Além de um espumante brasileiro e um Chablis, Breno sugere um saquê para harmonizar.

”Eu tenho três sugestões de harmonização para as ostras: o espumante brasileiro Aracuri Collector Blanc de Noir Sur Lie 2017 (100% Pinot Noir), de Campos de Cima da Serra (RS), o Chablis 2018 de Jean Dauvisat e o saquê Kimoto Honkara Madoka (100% Miyamanishiki) Yamagata, de fermentação espontânea, feito a partir do método ancestral chamado kimoto”, sugere o chef. Que, aliás, também é um estudioso de vinho, sobretudo naturais, desde que trabalhou no Aprazível, famoso pela sua carta dedicada a este tipo de vinho.

Coltivi

Gerente e sommelière do Coltivi e também responsável pela carta de vinhos do Otra Bar, a jovem Marina Garritano também é apreciadora dos naturais e biodinâmicos, que privilegia em suas sugestões.

”Começamos o projeto de ostras e vinhos aqui no Coltivi há mais ou menos um ano. São ostras de manejo sustentável, elas vêm de Santa Catarina, e a gente prefere servir só às quintas. Elas chegam de manhã ou à tarde e vão direto do aeroporto pro restaurante. A ideia era também, além das ostras, poder oferecer opções de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos que façam boa harmonização com as ostras”, diz Marina.

”Podemos fugir do mainstream, podendo brincar com vinhos da Eslovênia ou da Áustria, por exemplo. A ideia é que, semanalmente, eu coloque dois rótulos de sugestão. São vinhos, geralmente, que não estão na carta, que posso testar com os clientes, ou que eu acho que podem ter uma saída interessante. Acontece de 19h à meia-noite, e servimos de duas maneiras. In natura, com limão, e a do chef, que leva ovas de massago, ponzu e nabo ralado com pimenta dedo-de-moça. Além disso, tem sempre uma opção mais em conta e outra um pouco mais premium”, conta Marina Garritano, certeira na sugestão que me fez: o lindo Jean-Pierre Guedon Grolleau Blanc.

Otra Bar

No Otra, uma das sensações deste verão, na Praça do Lido, as ostras estão entre as especialidades. Elas podem ser preparadas e servidas de seis maneiras diferentes, incluindo in natura, com limão. A lista mostra cinco variações, e o bom mesmo é provar todas. Portanto, tem só com gotas de limão, sal e pimenta-do-reino triturada na hora; com cebola roxa, pimenta-de-cheiro, pimentão vermelho, suco de limão Tahiti e coentro; com pesto de alfavaca e castanha de caju; gratinada com queijo parmesão maçaricado e frita, em massa crocante de farinha panko com tonkatsu.

”No Otra eu gosto de harmonizar com o Chenin Blanc da África do Sul, de Neil Joubert”, indica Marina. Aliás, com isso nos faz lembrar de novo que o Loire é sempre uma harmonização excelente com ostras, com os seus exemplares de Melon de Bourgogne (Muscadet de Sèvre et Maine), Sauvignon Blanc (Sancerre e Pouilly-Fumé) e, é claro, Chenin Blanc (Saumur, Anjou, Savennières). Todos eles perfeitos para as ostras.

Ostras no Otra

Então, deu vontade de um prato de ostras? Em mim também…

Por Bruno Agostini. Fevereiro de 2022.
Fotos: Bruno Agostini, Divulgação, Lu Mattos

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

2 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

5 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

5 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

7 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás