Você sabe se está fazendo escolhas conscientes na sua alimentação? O You Must Go foi conferir de perto o Comida é Afeto, um programa de educação sobre consumo através dos alimentos no Rio de Janeiro, e conversou com Claudia Lima, fundadora e idealizadora do projeto. Ela nos nos deu 3 dicas para uma alimentação mais consciente!

Mala-cápsula: 5 dicas para fazer a sua

dicas para uma alimentação mais consciente

Dicas para uma alimentação mais consciente

O programa de educação alimentar é feito através de jornadas de aprendizado, como encontros, workshops e palestras, que podem ser tanto para os consumidores ou para os profissionais da área da alimentação que estão interessados no ciclo do alimento. Portanto, a ideia é entender as relações que estão por trás do que eles comem desde à sua produção, até à  história naquela região.

dicas para uma alimentação mais consciente

Encontros

Sendo assim, vamos às dicas:

1 – Que tal saber a história da comida da sua cidade? A origem, de onde vem, se realmente esse alimento é brasileiro ou vem do exterior, por exemplo. Sabendo disso, você se aproxima da sua alimentação.

2 – A cultura alimentar, o que você come todos os dias, é diretamente ligada ao que você tem mais próximo da sua casa. O que aquela terra e o que aquele mar tem para te oferecer é o que o nosso corpo está pronto para receber. Por exemplo: não tem manga todo ano, que tal saber qual a época da fruta para descobrir o tempo que é melhor comê-la? Assim como o nosso peixe não é o salmão e nem a tilápia, eles vem congelados de fora.

3 – Toda transformação ou mudança de hábito alimentar mais consciente requer práticas como comprar mais alimentos frescos para o almoço do dia e saber quais são as procedências. Além de qual a região veio e quando foi colhido.

Comida é afeto!

“O Comida é afeto nasceu de uma percepção minha da necessidade das pessoas se reconectarem com as suas escolhas alimentares. Muita gente come mal e não sabe escolher o seu alimento. Nas últimas décadas, estamos nos distanciando cada vez mais da produção e da manufatura dos nossos alimentos. Não sabemos da onde vêm, quem faz e o que é o nosso próprio alimento. O Comida é afeto é uma possibilidade de reconexão com o ciclo do alimento”, explica Claudia.

dicas para uma alimentação mais consciente

Durante os encontros, que começam dia 9 de abril, serão discutidos temas como a Sazonalidade das produções do alimento, a Cultura e Ancestralidade da comida, será feito um Panorama ”Comida do Amanhã” falando sobre desperdício de alimento, O que está dentro da Embalagem e o Consumo além do alimento com especialistas como Mônica Guerra, Carol Sá, Manuela Dias e Rafael Ingrid Maia d’Ávila. Portanto, se você está à procura de dicas para uma alimentação mais consciente, já sabe onde encontrar 😜

Saiba mais no site oficial.

Por Helen Pomposelli

Fotos: Junior Albuquerque

Abril de 2018


Leia mais:

Resort em São Paulo: Club Med Lake Paradise

5 novos musicais em Londres

10 dias de viagem no Egito

Os 5 melhores sanduíches no Rio

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.