Rio de Janeiro

21 restaurantes na Barra da Tijuca

Publicado por
Duda Vetere

Na Zona Oeste da cidade, a Barra da Tijuca tem ganhado cada vez mais boas opções gastronômicas. Tem para todos os estilos, culinárias variadas, e opções para toda a família. Listamos abaixo 21 restaurantes na Barra, testados e aprovados pelo YMG!

Aproveite para ler mais dicas do Rio:

Aliás, se você tem planos de ir para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

21 restaurantes na Barra

Adega Santiago

Inspirado na cultura boêmia da Espanha e de Portugal, o restaurante fica no Village Mall. A localização é sublime e a vista certamente privilegiada para a Lagoa da Tijuca. O cardápio contempla clássicos do sul da Península Ibérica, e o coração do restaurante é o forno a lenha. Além disso, atração à parte, a carta de vinhos reúne cerca de 120 rótulos. Enquanto isso, as sobremesas também mesclam os sabores típicos da região, como, por exemplo, o churros com doce de leite artesanal.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

End: Av das Américas, 3900 – VillageMall.

Fachada arrojada e moderna

BistrOgro

Especializado em carnes de porco, o BistrOgro abriu uma unidade no New York City Center, na Barra da Tijuca. Assinado pelo chef Jimmy Ogro, que nasceu no Texas, o cardápio possui carne de porco em todos os pratos, a estrela principal dos churrascos sulistas nos Estados Unidos. Com o projeto assinado pelo arquiteto Caique Niemeyer, a casa da Barra da Tijuca ainda apresentou novas opções de drinques autorais. Aliás, o destaque vai para o pirulito de adulto, uma barriga de porco defumada espetada em um palito. De fato, um ótimo restaurante para saborear uma carne de qualidade!

End: Av. das Américas, 5000 – térreo

Fachada do restaurante
A carne de porco é a protagonista
Tudo muito bem pensado
Delicioso drinque autoral
Pirulito de adulto
Chef Jimmy Ogro e Leonardo Marchetti

Casa Tua Cucina Italiana

O clássico restaurante italiano é mais uma empreitada do empresário Alexandre Accioly, que tem como sócio o também querido Atagerdes Alves, com mais de 20 anos de trajetória no grupo Fasano. A decoração é sofisticada e acolhedora, com uma varanda climatizada, e o ambiente bem espaçoso e elegante. O cardápio é uma viagem pela Itália com pratos clássicos do país da bota, como massas frescas feitas na casa, carnes e peixes. Certamente as sobremesas também merecem destaque! Um restaurante completo, que reúne ambiente requintado, gastronomia primorosa e serviço de excelência.

End: Rua Érico Veríssimo, 190, Jardim Oceânico. 

Carpaccio
O jardim ao fundo

CT Brasserie

Inspirada nas tradições parisienses, a brasserie francesa do chef Thomas Troisgros no Rio Design Barra tem ambiente elegante mas descontraído, com sofás e cadeiras vermelhas. O cardápio oferece desde pratos da gastronomia francesa, passando pela mediterrânea e com um toque da culinária brasileira. Destaque, por exemplo, para o gnocchi de picadinho com parmesão de grana padano, e a moqueca de peixe à francesa, sem dendê. Além disso, de segunda a sexta-feira, de 12h às 16h, tem almoço executivo!

End: Av. das Américas, 7777

Ambiente

D’amici

Tradicional e premiado restaurante italiano, com 20 anos de história no Leme. Em uma localização muito simpática no Jardim Oceânico, conta com uma agradável varanda e ambiente acolhedor, com pé direito alto. No menu, diversas opções de massas frescas, além de peixes e carnes. No sábado, é dia de feijoada com mais de oito carnes separadas, acompanhamentos, buffet de sobremesas e batidas liberadas.

End: R. Aléssio Venturi 

D’Heaven – restaurantes na Barra

Com culinária contemporânea francesa, o restaurante é comandado pela chef Heaven Delhaye, semifinalista da 3ª temporada do Master Chef Profissionais. O ambiente faz com que você se sinta em Paris! Já no menu, opções como, por exemplo, o nhoque frito, uma das especialidades da casa, e a panelinha de polvo. Aliás, destaque também para a apresentação lindíssima dos pratos.

End: Av. das Américas, 3900 – Shopping Village Mall

D´Orcia Trattoria

Imagina um excelente restaurante italiano dentro de uma adega de vinhos? Essa é a ideia do D’orcia Trattoria que acaba de abrir na Barra. Quem comanda a cozinha é o craque Kiko Faria, que acompanho há anos e sou fã do trabalho. Desta vez, ele criou pratos inspirados na autêntica culinária italiana, com receitas clássicas. Para completar, o D’Orcia tem parceria com a Adega Hara, representante da icônica vinícola Antinori, da Toscana. Portanto, uma experiência completa para os amantes de vinho e alta gastronomia. 

Massa com frutos do mar do D´Orcia

Gabbiano

O restaurante italiano, comandado pelo chef Romano Fontanive, acaba de completar 13 anos. O ambiente é elegante e acolhedor, com uma simpática varanda. No cardápio, clássicos da culinária italiana e sugestões do chef, que mudam semanalmente, a partir de ingredientes que ele mesmo compra, seja de produtores orgânicos ou mercados de peixes, por exemplo.

End: Shopping Barra Garden, Av. das Américas, 3255

+3 novas pizzarias no Rio de Janeiro
+Nossa seleção de 7 bistrôs no Rio

Ganic Lab

A Ganic Lab é o primeiro restaurante plant based do Rio. Com ares de lanchonete futurística, o cardápio é 100% orgânico e vegano. Além disso, sua filosofia é de que tudo que o nosso corpo precisa vem da terra, assim como a comida. Assinado pela chef Daniela Rosa, o menu é todo feito à base de plantas e orgânicos, portanto, sem lactose ou ovos. E muito saboroso! Os açaís, por exemplo, são todos sem xarope de guaraná e adoçados com melado e maca peruana negra. Outra sugestão é a Tapioca Brasileirinha e Italiana, com um queijo artesanal fermentado feito de castanhas.

End: Av. Rodolfo Amoedo, 341

Gruta dO Fado

Depois de passar por uma reforma e mudanças no cardápio, nasceu o Gruta dO Fado, no Village Mall! Quem assume a cozinha é o carismático chef Alexandre Henriques (do Henriqueta e Gruta de Santo Antônio) e, claro, que nós fomos conhecer o mais novo restaurante português na Barra. Com ambiente espaçoso e decoração que nos remete a Portugal, o menu reúne clássicos da gastronomia lusitana, e pratos ideais para compartilhar. Ou seja, vale a pena conhecer esta novidade na Barra!

Renata Araújo no Gruta

Itacoa

No Village Mall, o restaurante do vencedor do Masterchef Profissionais, o chef Rafa Gomes, oferece uma gastronomia francesa de qualidade! Rafa Gomes tem 18 anos de carreira no exterior e passagens pelos principais restaurantes do mundo, como, por exemplo, o Eleven Madison Park, um dos melhores restaurantes de Nova York. O cardápio conta com opções para todos os gostos, e queridinhos da casa, como o Mil Folhas de Pupunha com Camarão e o Croquete de Porco! Já o ambiente, todo em madeira, é bem aconchegante. De fato, tinha que estar presente na nossa lista de restaurantes na Barra para o Rock in Rio!

End: Av. das Américas, 3900

Croquete de Porco
Chef Rafa Gomes

Naga – restaurantes na Barra para o Rock in Rio

Eleito o melhor japonês do Rio pela Veja Comer&Beber, o restaurante tem ambiente amplo, contemporâneo , mas com forte presença das tradições japonesas. Do sushi-bar, domínio do chef Raul Ono, saem peixes fresquíssimos e saborosos que chegam diariamente ao restaurante. Para a primavera, por exemplo, que começa nesta segunda, as sugestões do chef são o tataki de salmão, as ostras frescas com molho ponzu e salada de cogumelos – folhas verdes com mix de cogumelos e molho do chef.

End: Av. das Américas, 3900.

+Os 5 melhores restaurantes do Rio

Ambiente do Naga

Nolita Oven & Bar

O despojado Nolita, do restaurateur Marcelo Torres, é a combinação de Nova York e Roma, tanto na decoração quanto no cardápio ítalo-americano. São dois ambientes: o Oven, com ambiente fechado e uma seleção de pratos quentes, e o Bar, com drinques, doces e cafés. O ambiente interno é pequeno mas aconchegante, com um balcão onde podemos sentar e observar o preparo das pizzas Superstars, carro-chefe da casa. Com massa de 100 horas de fermentação, são 32 cm de diâmetro em formato de estrela, com bordas levemente recheadas. Além disso, os doces também são destaque, sempre muito coloridos, como, por exemplo, o novo milkshake NoliShake, em homenagem ao museu mais doce do mundo!

End: Village Mall – Av. das Américas 3.900.

O bar do Nolita

Ocyá

O inovador Ocyá, restaurante de peixes e frutos do mar em ilha na Barra da Tijuca, que fica na Primeira, pertinho da Ilha da Gigóia. Aberto recentemente, ele surpreende ao oferecer espécies não comerciais e ainda se destaca pelo trabalho de maturação e aproveitamento integral de peixes e frutos do mar. Certamente mérito do empresário, chef, proprietário e pescador Gerônimo Athuel. Saí muito bem impressionada e recomendo demais! Uma experiência fora de série que faz você esquecer o agito da cidade grande e ainda está pertinho da Zona Sul, já que fica ao lado do metrô! 

Renata Araújo no Ocyá

Olivo Cucina e Pizzeria

Autêntico restaurante italiano no Jardim Oceânico, com massas e pizzas artesanais, além de peixes, carnes e frutos do mar. Destaque, por exemplo, para o Fettuccine Alfredo do Olivo, com farofa de parma, e o Chorizo angus grelhado com gnocchi artesanal de batata doce ao fondue de gorgonzola. Já o ambiente é amplo e aconchegante, com uma pequena varanda.

End: Av. Érico Veríssimo, 690

Shisô

O premiado restaurante japonês do Grand Hyatt é comandado pela única sushiwoman do Rio, a chef Miriam Moryiama. O restaurante leva a cultura japonesa a sério e valoriza o uso de produtos frescos e tradicionais da culinária milenar. Além da ótima experiência no menu Omakassê (menu degustação japonês), o Shisô também oferece um bar de saquês e um enorme balcão de madeira maciça de frente para os sushimen. Portanto, você pode admirar de pertinho toda a preparação dos pratos, que é um show à parte!

End: Av. Lúcio Costa, 9600.

Certamente uma ótima pedida para quem curte um japa!

Pobre Juan

Famosa por sua parrilla premium, o Pobre Juan tem seus cortes de carne nobres especialmente selecionados, como, por exemplo, o exclusivo Bife Pobre Juan, um corte especial de 270g do Bife Ancho, que também tem sua versão para compartilhar, o Gran Pobre Juan. Para harmonizar com os cortes argentinos, a carta de vinhos contempla mais de 150 rótulos das mais variadas regiões.

End: Av. das Américas, 3900 – VillageMall – 3ºandar.

Tragga

Especializado em carnes argentinas, o restaurante tem um amplo espaço no Vogue Square, complexo gastronômico da Barra. Além da adega com capacidade para mais de 3.000 rótulos, há também uma varanda e o charmoso bar logo na entrada. No almoço, há o menu executivo com uma carne (que também pode ser peixe ou frango), dois acompanhamentos e sobremesa. Entre os cortes nobres, por exemplo, destaque para o Shoulder Steak e Ojo de Bife.

End: Av. das Américas, 8585

.Org

No restaurante orgânico da chef Tati Lund, premiado algumas vezes como o melhor vegetariano do Rio, só são utilizados ingredientes 100% orgânicos, locais, sazonais, frescos e não processados. O ambiente é um charme e super aconchegante, com uma cozinha aberta e uma varanda muito agradável. Pokes havaianos, pizzas veganas, sanduíches, salpicão e feijoada vegetariana são apenas algumas das opções. Além disso, os pratos têm apresentação belíssima e as louças, super charmosas!

End:Av. Olegário Maciel, 175, loja G.

.Org Bistrô

Tasca Filho D’Mãe

Localizado no Vogue Square, o restaurante português tem pé direito alto, fachada de vidro e uma varanda bem descontraída. Aliás, no ambiente encontramos algumas referências portuguesas, como, por exemplo, os azulejos típicos que cobrem o balcão do bar e as caixas de madeira, usadas no transporte de bacalhau, que revestem uma das paredes. Enquanto isso, no cardápio, clássicos da culinária portuguesa como o Bacalhau à Gomes de Sá!

End: Av. das Américas, 8585 

Yusha

A casa no Village Mall é mais um empreendimento do empresário Marcelo Torres (Giuseppe Grill, Giuseppe Mar, Nolita, Xian), e faz um verdadeiro passeio pelos sabores da culinária asiática. O salão, elegante e com luz baixa, é dividido entre o sushi bar e os lounges privados com capacidade de até 14 pessoas. Em um red carpet, o sushibar conta com 12 lugares e visão privilegiada dos preparos dos peixes. Além de sushis, rolls e sashimis, há também pratos quentes, como, por exemplo, o pad thai e o arroz de cordeiro.

End: Av. das Américas 3900

Por Renata Araújo e Duda Vétere. Fotos: Renata Araujo, Duda Vétere e Divulgação. Setembro 2019. Atualizado em Outubro 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás