Em 2015, a comemoração é da trajetória que completa 140 anos da Família Valduga no país. A trajetória da família é como a de muitas famílias brasileiras, de pioneirismo, luta, perseverança e muito trabalho. Hoje em dia o resultado dessa história é visto no sucesso das empresas que compõem o grupo: Casa Valduga, vinícola com 41 anos de história ,Domno, produtora de espumantes e importadora de vinhos, e Casa Madeira, responsável pela produção de sucos e produtos gourmet.
Para comemorar a data, a empresa preparou uma série de novidades que chegam ao mercado ao longo do ano e incluem eventos, como o Valduga Gallery Wine realizado na belíssima Chácara das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Em meio a todo o verde que compõe o paisagismo do casarão, o clima era mesmo parecido com os dos campos de parreiras do sul.
Na ocasião, foram apresentados os lançamentos do grupo, como os vinhos da Casa Valduga, rótulos da Domno e os produtos da Casa Madeira. E pudemos ouvir de representantes da família a paixão e dedicação que eles têm pelas vinícolas. Eduardo Valduga, diretor geral da casa que estava presente no evento, falava com empolgação do passado do clã, as dificuldades que a casa já passou, a superação e o orgulho de terem chegado ao status atual, celebrando uma relação de 140 com os vinhos. Foi bacana ouvi-lo dizer que não se pode comparar os vinhos, pois eles são como as pessoas. Cada uma tem suas características, sua trajetória e seu propósito. Desse modo, nenhum vinho é melhor ou pior que o outro, cada um tem sua personalidade!
Esse bate papo agradável foi acompanhado dos próprios vinhos sendo servidos e um leve coquetel que combinou bem com o clima do lugar. Além de estações das bebidas montadas no elegante salão interno para degustação dos rótulos. Embalados pela atmosfera da agradável tarde de outono, Eduardo contou também sobre o início do grupo em 1875, que começou com a vinícola Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Inspirados pelo patriarca Luiz Valduga, os filhos Juarez, João e Erielso, se dedicaram a cuidar dos negócios sempre com atenção aos detalhes, e calorosa receptividade às pessoas que visitavam e visitam a Vinícola.
Dessa forma, a empresa foi se desenvolvendo e evoluindo. Hoje em dia é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e tradição, inclusive exportam bastante para o exterior, principalmente para a Alemanha. Posteriormente, foi criada a Domno, localizada na cidade de Garibaldi, responsável pela produção de espumantes conhecidos por sua qualidade. Foi a Casa Valduga que criou um dos primeiros parques enoturísticos do Brasil, a Villa Valduga, para que os visitantes pudessem conhecer o processo de elaboração de seus espumantes, vinhos finos e um pouco da cultura italiana. O local oferece hospedagem, gastronomia e um espaço para degustação dos produtos da empresa, a Enoboutique.
Em 2015, uma das novidades que o grupo está apresentando é o canal e-commerce, lançado recentemente. O site é dedicado exclusivamente à venda dos produtos. Os consumidores têm acesso a uma grande variedade de vinhos, espumantes, sucos, geleias e produtos gourmet com itens das três marcas do grupo.
Com fôlego de sobra para mais um século de realizações, a casa mostra que a vontade de continuar criando e crescendo segue à toda. Eduardo Valduga ainda nos brindou com mais uma frase filosófica, dizendo que a marca não define nenhum de seus rótulos como sendo“o melhor”, pois, assim como na vida, cada momento vivido pode ser considerado o melhor de cada época. Uma ótima forma de encarar a vida, e, por que não, de degustar um vinho, sabendo que a cada garrafa aberta a experiência será sempre melhor!
Por Monica Barros
Fotos: Monica Barros e Divulgação
Junho de 2015.
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