Portugal

24 restaurantes imperdíveis em Lisboa

Publicado por
Renata Araujo

Sabemos que a gastronomia portuguesa é maravilhosa, e que Portugal continua em constante ebulição. Portanto, apaixonados pelo país que somos, resolvemos listar 24 restaurantes imperdíveis em Lisboa! Dos tradicionais aos modernos, da comida clássica às revisitações, neste post há informações para todos os gostos, e em vários pontos da cidade. Portanto, agora, é hora de se deleitar com nossas dicas de onde comer em Lisboa.

Aproveite para ler também mais dicas de Portugal:

Aliás, se está planejando sua próxima viagem para Portugal, não esqueça de conferir nossas sugestões de hotéis, e aproveite para reservar aqui com o Booking!

Restaurantes imperdíveis em Lisboa

Avenida da Liberdade e arredores

CURA

Restaurante do Four Seasons Hotel Ritz Lisboa, com uma estrela Michelin, é comandado pelo jovem chef Pedro Pena Bastos, que faz uma culinária portuguesa contemporânea e autoral. Projetado por Miguel Câncio Martins, o CURA tem ambiente intimista e elegante, com uma cozinha aberta e lustres modernos. Aberto apenas para o jantar, o chef Pedro Pena Bastos trabalha com pequenos fornecedores locais, e privilegia ingredientes sazonais para elaborar seus pratos. Além do menu a la carte, há também três opções de menu degustação. Certamente uma experiência gastronômica imperdível e com atendimento impecável.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

End: R. Rodrigo da Fonseca, 88

Fui no Menu Origens e amei!
Renata Araújo e o chef Pedro Pena Bastos
Renata Araújo no FS Lisboa

JNcQUOI Avenida

Certamente um dos restaurantes mais badalados de Lisboa. O projeto é do arquiteto catalão Lazaro Rosa-Violán, tem estilo contemporâneo com alguns toques vintage e clássico, e reúne restaurante, vinoteca, mercearia, livraria, lojas de roupas e pâtisserie. O ambiente tem luminária circulares no teto e uma escultura de ossos de dinossauro no centro do salão.  O conceito de food meets fashion não deixa a gastronomia de lado. No cardápio, massas, carnes e frutos do mar, entre outras pedidas. Um restaurante sofisticado que poderia estar em Londres ou NYC, por exemplo.

End: Av. da Liberdade 182 184,

Renata Araújo no JNcQUOI
O ambiente do JNcQUOI

JNcQUOI Asia

Filhote e vizinho do restaurante acima, provavelmente um dos mais deslumbrantes que você já viu! São mais de 900 metros quadrados e capacidade para 300 pessoas. O enorme dragão chama logo atenção de quem entra no salão. No JNcQUOI Asia é possível experimentar o melhor da gastronomia da Índia, Japão, China e da Tailândia. Além disso, quem chegar mais tarde, ainda pode comer no bar, que fica aberto até 2h da manhã! Uma casa que satisfaz tanto o estômago quanto os olhos!

A certamente surpreendente decoração do Asia

Kabuki

Aberto em 2021, o elegante restaurante japonês em Lisboa fica nas Galerias Ritz, que foram totalmente remodeladas. Original de Madri, uma referência na capital espanhola há décadas, é o primeiro do grupo fora da Espanha, e certamente oferece uma experiência de alta gastronomia nipônica fora de série. São três ambientes distintos e sofisticados, com decoração contemporânea e cozinha aberta, com balcão. Além disso, o serviço é extremamente gentil, com Victor Jardim no comando no salão, e o chef Paulo Alves na cozinha. São dois tipos de omakasê, assim como pratos à la carte, mas o interessante do cardápio é justamente a sutil fusão da culinária japonesa com a ibérica. Uma cozinha japo-mediterrânea criada em com matérias-primas lusitanas que surpreende do começo ao fim!

End: Galerias Ritz, R. Castilho 77B

Peixes super frescos no Kabuki
Renata Araújo e o chef Paulo Alves
Opções de pratos quentes
Balcão do Kabuki

OTRO Restaurante

Restaurante do conceituado chef Vitor Sobral, que também oferece uma experiência sensorial em parceria com o chef Hugo Banha, empresário do ramo de negócios. O ambiente sofisticado conta com muito veludo e madeira, um bar logo na entrada, além de DJ. No menu, pratos da gastronomia portuguesa, passando pelos peixes, frutos do mar e carnes.

End: Rua Rodrigues Sampaio, 94

Salta

Restaurante novo em Lisboa, que oferece o melhor do encontro das cozinhas Asiática e Centro Americana, em um ambiente despojado, aconchegante e moderno. O divertido menu, elaborado pelos chefs Tomaz Reis e Pedro Lopes, valoriza ingredientes frescos e produzidos na casa. Sashimi de atum blue fin e tempurá de caranguejo casca mole com couve chinesa são alguns dos destaques. Já a carta de drinques também reúne opções clássicas e autorais, além de whiskies do Japão e de Taiwan, rums do Caribe, e Tequilas e Mezcal diretamente do México, por exemplo.

End: R. Rodrigo da Fonseca 82A

Salta, um dos restaurantes imperdíveis em Lisboa
Ótimos drinques no Salta

Seen

O restaurante Seen, no hotel Tivoli Avenida Liberdade é uma sensação! A decoração com inspiração Art Déco é sofisticada e moderna. Mesmo à noite é possível ver dali as belíssimas colinas de Lisboa. Há um sushi bar e também pratos de cozinha portuguesa com toques contemporâneos. A carta de drinques é bem variada. Além disso, ali do lado fica o  rooftop com o badalado Sky Bar, certamente um dos principais hotspots de Lisboa.

End: Avenida da Liberdade, 185, 9º piso

Renata Araújo no SEEN
O lindo ambiente do SEEN

Solar dos Presuntos

Um restaurante clássico em Lisboa. Aberto em 1974, ele oferece comida tradicional e os pratos são muito bem servidos. De frios e queijos que já vem na mesa antes do cliente se sentar, aos frutos do mar sensacionais, como, por exemplo, sapateiras e almejas. Frequentado por moradores, turistas e celebridades!

Endereço: Elevador do Lavra, Rua das Portas de Santo Antão 150

Avenidas Novas – Centro

Balcão

Restaurante do chef estrelado Henrique Pessoa (o mesmo do Alma, que falaremos mais abaixo), e que fica no Gourmet Experience do El Corte Inglês. O ambiente, inspirado nas tabernas portuguesas, conta com um simpático terraço externo. Já o menu apresenta algumas novidades e clássicos do chef, entre crus, legumes, peixes, carnes e sobremesas. Tartar de atum com abacate e ovas de wasabi e arroz de tomate confitado com beringela, rúcula e parmesão, por exemplo, são algumas das sugestões.

End: Av. António Augusto de Aguiar Nº31, 7º Piso

Renata Araújo no Balcão
Balcão, do chef Henrique Pessoa
Tartar de atum com abacate
El Corte Ingles, certamente uma boa opção de onde comer em Lisboa

Cais do Sodré

Javá

Restaurante mediterrâneo que fica em um rooftop com uma vista de tirar o fôlego. Com ambiente animado e decoração tropical urbana, a área externa certamente é a mais agradável. Tudo no cardápio passa pelo fogo, desde as entradas até pratos para compartilhar, e sobremesas. Enquanto isso, a carta de drinques também é bem interessante, com ótimas sugestões. Além disso, aos fins-de-semana há brunch com menu à la carte. De fato, uma ótima dica de onde comer em Lisboa.

End: Praça Dom Luís I 30

Vista do Javá
Entradinhas para compartilhar
Ambiente super agradável
Ótimos drinques

Pap’Açorda

Depois de 35 anos no Bairro Alto, o histórico restaurante Pap’Açorda se mudou para o primeiro piso do Mercado da Ribeira (Time Out Lisboa).  São 800 metros quadrados, em duas salas e 150 lugares. A chef Manuela Brandão continua fazendo os pratos clássicos do restaurante, como, por exemplo, os pastéis de massa tenra, o arroz de frutos do mar e a deliciosa mousse de chocolate. Ou seja, tinha que constar na lista dos restaurantes imperdíveis em Lisboa.

End: Avenida 24 de Julho, 49

Campo de Ourique

Amélia Lisboa

Boa opção em Lisboa, badalado, ideal para brunch ou refeições casuais, com um jardim super agradável e florido. No cardápio, sugestões de burgers, tapiocas, panquecas, saladas, pokes, entre outros.

End: Rua Ferreira Borges, 101

Pigmeu

No bairro residencial de Campo D’Ourique, neste restaurante o porco é a estrela do cardápio. O ambiente é descontraído e informal, decorado com a temática da casa. O menu é composto por 1/3 de vegetais, 1/3 de miudezas e 1/3 de carne de porco alentejano, criado solto e utilizado de ponta a ponta. Ou seja, os pratos são feitos com aproveitamento máximo do animal. Há petiscos como croquetes do Pigmeu, pastéis e torresmo, e a famosa Bifana Porcalhona, servida em pão de batata doce e mergulhada no molho. Certamente uma ótima dica de onde comer em Lisboa!

End: R. 4 de Infantaria 68

Entrada do Pigmeu
Renata Araújo e as famosas bifanas
Petiscos do Pigmeu
Ambiente do Pigmeu, em Lisboa

Campo Pequeno

Fogo

Comandado pelo renomado chef Alexandre Silva (que ganhou uma estrela Michelin com seu restaurante Loco), todos os pratos são feitos na brasa, ou seja, passam pelo fogo. Até mesmo as sobremesas! Em um bairro residencial, o Fogo fica em uma rua discreta, com a fachada toda preta, já dando indícios do que vamos encontrar por lá. Com inspiração nas raízes portuguesas, o chef prioriza os ingredientes locais com técnicas clássicas. Além disso, o ambiente é moderno e elegante, o serviço atencioso e os drinques ótimos!

End: Av. Elias Garcia, 57

Com o chef Alexandre Silva
Ostras na brasa

Chiado

Alma

Com 2 estrelas MICHELIN, comandado pelo chef Henrique, no Chiado, é sem dúvida um dos restaurantes imperdíveis em Lisboa. Ele faz uma autêntica cozinha de autor, em ambiente contemporâneo e elegante, porém descontraído, em um prédio do século XVIII. Serviço atento, apresentação irretocável e comida extremamente saborosa, feita com ingredientes super frescos. São dois menus degustação: Costa a Costa, com 5 pratos, exclusivamente inspirados no mar, e Alma, com cinco pratos escolhidos pelo chef. Quem preferir, pode optar pelo menu à la carte.

End: Rua Anchieta 15

A impecável apresentação dos pratos do Alma

Belcanto – restaurantes imperdíveis em Lisboa

O restaurante Belcanto, em Lisboa, do chef José Avillez, certamente é um destaque na gastronomia portuguesa. Com uma localização privilegiada no centro histórico de Lisboa, tem 2 estrelas Michelin e além disso, está na 42ª posição na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. O ambiente é elegante, sem ser exageradamente formal e o serviço excepcional. Ou seja, motivos não faltam para você conhecer o Belcanto, um dos restaurantes imperdíveis em Lisboa! Recentemente, ele mudou de endereço e passou para a casa ao lado.

End: Rua de Serpa Pinto, 10A, Lisboa

Renata Araújo no Belcanto
Excelente gastronomia portuguesa
Chef José Avillez
Ambiente do Belcanto

+10 dicas de sobrevivência em Portugal

Rocco

Mais uma novidade em Lisboa! O badalado restaurante fica no Chiado, dentro do hotel de luxo The Ivens, em um prédio histórico. Com influências italianas e mediterrâneas, e seguindo a tendência cosmopolita de restaurantes lifestyle, ele conta com vários ambientes, todos com decoração belíssima e cheia de personalidade. No menu, elaborado pelo chef Ricardo Bolas, os sabores italianos, do mar e da cozinha portuguesa são os protagonistas. 

Renata Araujo no bar
Ravioli de sapateira

Sea Me

O Sea Me foi inaugurado em 2010 com o objetivo de homenagear as antigas peixarias de Lisboa. Além disso, há também a influência japonesa, que tem como tradição trabalhar bem o peixe. Recentemente, a casa ganhou novo chef, o alentejano Vasco Lello, que comandava o Café Príncipe Real, do hotel Memmo Príncipe Real. O ambiente é contemporâneo, com a cozinha aberta, portanto,  podemos ver todos os peixes superfrescos.

Endereço: Rua do Loreto, 21

Encanto

O mais novo restaurante do chef José Avillez. Vegetariano, ganhou uma estrela Michelin já em seu primeiro ano de abertura. Em uma porta discreta, tem ambiente elegante, com madeiras escuras, cortinas de veludo e paredes laterais revestidas a folha de carvalho. O menu degustação é totalmente dedicado aos vegetais e legumes da estação, vindos de pequenos produtores de diferentes pontos de Portugal. De fato, uma experiência gastronômica que surpreende por sua delicadeza e precisão.

End: Largo de São Carlos, 10

Curry verde
Renata Araújo no Encanto

Cervejaria Ramiro

Uma ida a Lisboa sem dar uma passada no Ramiro não vale! Um lugar descontraído que faz fila na porta, certamente de tão bom! Já na entrada, vemos o aquário de onde saem os  frutos do mar super frescos! A cerveja é gelada e o difícil é escolher o que pedir diante de tantas delícias marítimas. Por exemplo, amêijoas à bulhão pato, camarão ao alioli, caribineiros, lagostas e “prego no pão” (bife no pão).  O lugar ganhou ainda mais fama depois da visita do chef e apresentador da TV americana, Anthony Bourdain.

End: Av. Almirante Reis, 1

Cervejaria Ramiro
Renata Araújo na ramiro
Delícias marítimas

Largo do Rossio

Gambrinus

Com mais de 80 anos, este restaurante de comida portuguesa continua sendo um clássico em Lisboa! Do caviar com champanhe e do famoso croquete com cerveja, ele tem cardápio farto e variado. Há carnes,  frutos do mar, além do delicioso pão de centeio torrado com manteiga, ou simplesmente o café no balcão. O serviço é muito simpático e ele ainda tem o trunfo de ficar aberto todos os dias até 1h30 da manhã! Não à toa, parada certeira para quem vai ou sai dos shows do Coliseu, casa de shows nas redondezas.

End: R. das Portas de Santo Antão, 23

Fachada do Gambrinus

Prado

Localizado em uma antiga fábrica, o Prado é um daqueles que surpreende. O menu é constantemente modificado, afinal, o chef só trabalha com produtores locais e ingredientes das melhores colheitas. O restaurante tem comida orgânica inspirada na gastronomia portuguesa e ainda conta com uma carta com mais de 20 opções de vinhos biodinâmicos, naturais e também orgânicos. Além disso, o ambiente é contemporâneo e com muita luminosidade.

End: Tv. Pedras Negras 2

Ambiente do Prado

Sete Rios

Soul Garden

Restaurante asiático moderno, que fica dentro do hotel de luxo Corinthia Lisboa. O ambiente, inspirado nos quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar), oferece uma experiência sensorial com luzes e plantas, com direito a DJ, que nos transporta diretamente para a Ásia. O menu, elaborado pelo chef Miguel Teixeira, combina influências asiáticas e latino-americanas, como, por exemplo, o tempura de camarão na panko e amêndoa, com molho trufado. Há também rolls, nigiris e uramakis, assim como carnes e peixes.

End: Av. José Malhoa 24

Renata Araújo no Soul Garden, certamente um bom restaurante em Lisboa
Rolls e tempurá de camarão
Ambiente do Soul Garden
Pratos quentes

Em Cascais

A 20 minutos de Lisboa está Cascais, uma vila portuguesa charmosa, muito procurada por brasileiros, aliás. Por lá há também ótimos restaurantes, como, por exemplo, o Lota da Esquina, do chef Vitor Sobral, onde você pode ler aqui minha resenha completa. E o mais novo restaurante em Cascais é o Maré, do renomado chef José Avillez, que tem focos em frutos do mar e uma vista belíssima na Praia do Guincho. Em cima do mar, o restaurante conta com vários ambientes descontraídos, decoração inspirada nos oceanos e uma localização privilegiada. Corvina marinada com cebola roxa e abacate, Arroz de Carabineiros, Caranguejo e Amêijoa são algumas das especialidades. Certamente tinha que fazer parte da nossa seleção de restaurantes imperdíveis em Lisboa.

End: Av. Nossa Senhora do Cabo 9000, 2750-374 Cascais

Maré, do chef Jose Avillez
Lindo restaurante em Cascais
Frutos do mar frescos

Portanto, esta foi a nossa seleção de 22 restaurantes imperdíveis em Lisboa!

Renata Araújo viajou conectada com o chip da OMeuChip e assegurada pela GTA.

Texto e fotos por Renata Araújo em Janeiro 2020. Atualizado em Agosto de 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pendry, o melhor hotel de Newport Beach -destino de luxo na Califórnia

O novo Pendry certamente é o melhor hotel de Newport Beach, destino de luxo na…

8 horas atrás

Um dia em Santiago de Compostela, na Galícia: atrações, restaurantes e hotéis

Roteiro de um dia em Santiago de Compostela, Patrimônio Mundial da UNESCO, capital da Galícia…

2 dias atrás

18 Restaurantes para o Dia dos Namorados em São Paulo

A vibrante metrópole brasileira oferece uma vasta oferta gastronômica para casais em busca de momentos…

3 dias atrás

Loire Bistrô: restaurante francês na Barra da Tijuca

Inspirado na região do Vale do Loire, restaurante francês na Barra da Tijuca tem menu…

4 dias atrás

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados. O Dia dos Namorados está…

6 dias atrás

Melhores restaurantes do mundo: 50 Best 2024 em Las Vegas

Na lista dos melhores restaurantes do mundo, o vencedor é o Espanhol Disfrutar! E tem…

6 dias atrás