11 motivos para conhecer Havana, em Cuba

Publicado por
Renata Araujo

Viajar a Cuba é como voltar no tempo. O clima nostálgico que toma conta de Havana é único! Arquitetura colonial, alegria do povo, música por todo lado, carros coloridos dos anos 50… Tudo isso você só encontra em Cuba. Com diversas opções de voos e de hospedagem, bons restaurantes e segurança garantida, vamos listar então 11 motivos para conhecer Havana, em Cuba.

+Reserve aqui o seu hotel em Cuba pelo melhor preço

Ou seja, coloque este destino na sua lista

11 motivos para conhecer Havana, em Cuba

1) Voos saindo do Rio, São Paulo e Miami

Há dezenas de voos diários da American Airlines saindo de Miami. Portanto, se você tem uma viagem marcada para os EUA, que tal aproveitar os motivos para conhecer Havana e parar em Cuba? Para completar, a duração do voo é de apenas uma hora. Além disso, a Copa Airlines também oferece voos com escala no Panamá. E por último, a LATAM, com voo mais longo, sai do Rio e de São Paulo e para em Lima.

+O que fazer em Cuba

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

2) O melhor hotel de Cuba fica em Havana

Aberto em Junho de 2017, o prédio do Gran Hotel Manzana Kempinski  é do século XVII e está extremamente bem preservado. Portanto, se você pretende se hospedar com conforto, ter vistas avassaladoras da cidade e tomar um excelente café da manhã, o primeiro hotel cinco estrelas de Cuba é o seu lugar. Ele fica no coração de Habana Vieja, e dele o hóspede consegue ir andando para a maioria das atrações que Havana oferece.

+7 passeios imperdíveis em Curaçao

Certamente um hotel que chama a atenção de longe

Uma vista inesquecível!

3) Habana Vieja

O centro histórico de Havana, (ou Habana Vieja, como é chamado em espanhol) é um lugar deslumbrante! É lá onde o dinheiro do turismo está sendo investido. Ele é tombado pela UNESCO e tem intacta sua arquitetura colonial. Perca-se pelas simpáticas ruas da velha Havana, cheia de bares com música ao vivo, restaurantes e prédios históricos belíssimos. Ou seja, a melhor maneira de conhecer Havana é certamente andando a pé.

+Top 5 hotéis em Curaçao

Um charme!

4) O famoso Floridita

O  bar mais famoso de Havana era frequentado pelo escritor Ernest Hemingway. Dizem que ali bebe-se o melhor daiquiri de cidade. Tanto é que o slogan do bar é La cuna del daiquiri (o berço do daiquiri). Honestamente não achei o drinque nada demais, ainda assim vale a pena pelo ambiente antiguinho e pela boa música ao vivo. Afinal, não dá para ir a Cuba e não conhecer o Floridita. Certamente mais um dos motivos para conhecer Havana.

Ambiente bem clássico

Parada obrigatória em Havana

5) Castello do Morro

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Castillo de los Tres Santos Reyes del Morro é uma fortaleza colonial construída em 1589 pelo Império Espanhol. Seu objetivo era proteger a entrada do porto de Havana de piratas e invasores.

+5 melhores praias de Curaçao

O Forte

6) Os carros antigos

Quem nunca se imaginou dando uma volta em um conversível rosa ou azul, como se estivesse em um filme? Em Cuba você poderá realizar esse sonho e ainda bombar suas fotos no insta! Sem dúvida um dos motivos para conhecer Havana é alugar um chevvy dos anos 50 da sua cor preferida e cair na estrada! Você combina com o motorista o itinerário ou se quiser, passa o dia todo com o carro. O Parque Central é um dos lugares onde eles se concentram.

+5 hotéis no Caribe para as férias

Os carros na praça

Os carros certamente são um ponto turístico!

7) As praias caribenhas

Quem pensa que praia em Cuba é só em Varadero está enganado! As Praias del Este ficam a meia hora de Habana Vieja e são maravilhosas! São acessíveis de táxi (cerca de U$60 ida e volta) ou de ônibus, por U$5. São 9kms de extensão de areia fina e branquinha e água cristalina, daquele azul esverdeado que só o Caribe oferece! Ou seja, mais um ótimo motivo para conhecer Havana.

As praias de Cuba merecem destaque!

Paraíso!

8) Os museus de Havana

Um dos motivos para conhecer Havana é visitar alguns dos seus inúmeros museus. O Museu da Revolução retrata a história e os acontecimentos que levaram Cuba ao regime socialista. Imperdível! Já o Museu da Cidade fica na antiga casa de capitães generais cubanos. Ele conta com um pátio arborizado e arquitetura barroca. Há ainda o Museu do Chocolate, o do Rum, o de Belas Artes e o Napoleônico.

Museu da Revolução

9) As belas praças

Ao contrário das cidades coloniais típicas, Havana não se desenvolveu em uma mas em quatro praças principais. São elas: Plaza de Armas (Praça de Armas), antigo centro militar e defensivo para uma fortaleza e um grande pátio usado para desfiles militares. Depois, a Plaza de la Catedral (Praça da Catedral), usada como centro religioso. Além disso, há também a  Plaza Vieja (Praça Velha), que representava o eixo comercial com um importante mercado. E por último, a Plaza de San Francisco de Asís (Praça de São Francisco de Assis), principal ponto de exportação e importação, com um porto onde os navios espanhóis atracavam.

Plaza de la Catedral

10) A alegria do povo

A simpatia e alegria do povo cubano são contagiantes! Todos sempre muito solícitos e sorridentes. Apesar das dificuldades, os moradores não reclamam. E mesmo sendo um lugar extremamente turístico, é seguro. Além disso, o visitante não costuma ser incomodado, seja por vendedores ou pedintes.

11) Escutar autêntica música cubana

Um dos motivos para conhecer Havana é ter a chance de escutar a mais pura música cubana. São inúmeras opções de shows com música ao vivo bem no estilo Buena Vista Social Club. Certamente uma experiência inesquecível! Alguns exemplos são, o Havana Café, dentro do hotel Meliá Cohiba. Ele também parece ter parado no tempo e faz o público se transportar direto para os anos 50. Aliás, outro lugar imperdível para ouvir boa música é o porão do ‘La Zorra y el Cuervo’.

11) Um país de socialismo mais radical

Cuba é o único estado socialista da América desde à Revolução cubana, em 1959. 30 anos depois, Cuba está em uma crise econômica sem fim, apenas contando com ajuda soviética e mais poucos países do bloco político. Além disso, o embargo econômico dos EUA, vigente desde 1961, foi marcante. Portanto, a economia cubana depende do turismo e o país é visitado por milhões de turistas, sobretudo europeus, durante todo o ano. Por isso , existem duas moedas , uma para turistas e outra para locais, o que acentua as diferenças. Ainda que muitos cubanos tentem fugir do país, em Havana percebe-se um povo feliz e orgulhoso , apesar suas mazelas… É evidente a escassez de lojas e produtos estrangeiros. Em compensação, o sistema de saúde funciona muito bem e é acessível a todos.

Portanto, estes foram os 11 motivos para conhecer Havana! Te convenci? 😉

A jornalista viajou conectada com o chip da Easysim4u e assegurada pela GTA.

Texto e fotos por Renata Araújo. Outubro 2019.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

17 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

1 dia atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

7 dias atrás