Você sabia que hoje é o Dia do Macarrão? A data foi criada na Itália, com a ideia de valorizar este prato tão tradicional por lá. Aliás, diz aí: quem resiste a uma boa massa? Nós amamos! E por isto, para comemorar esta receita tão popular (no mundo!), listamos 10 restaurantes italianos no Rio para você se deliciar:

Restaurantes italianos no Rio celebram o Dia do Macarrão

Fasano al Mare

O restaurante do Hotel Fasano certamente é um dos melhores do Rio, e tem uma autêntica cozinha italiana. Para o Dia do Macarrão, a sugestão é o clássico italiano “Spaghetti ala carbonara”, o espaguete a carbonara.

restaurantes italianos no Rio

O clássico Carbonara

Gero+Trattoria Barra

Não poderia ficar de fora da nossa lista de restaurantes italianos no Rio! Na Barra, a casa aposta na tradição da culinária italiana, e uma das sugestões para a data é o clássico Spaghetti alla Carbonara, com parmesão, gema de ovo e guanciale.

restaurantes italianos no Rio

Spaghetti alla Carbonara, certamente um clássico

Gusto Cucina

Na badalada Dias Ferreira, no Leblon, o antigo Bottega del Vino agora é Gusto e propõe uma cozinha italiana moderna. Entre as dicas, por exemplo, estão o profondo mar, spaguettini ao frutos do mar e penne gusto, penne ao molho San Marzano, burrata, presunto cru crocante e crumble de parmesão.

Profondo Mare

Ino

Um dos restaurantes mais novos desta lista. No cardápio, pratos da culinária italiana contemporânea e massas fechadas na hora do pedido. Entre as sugestões de principal, por exemplo, o Polpetone ino, feito com o blend de carne da casa, recheado e gratinado com muçarela, e tagliolini burro e sálvia. 

Polpetone ino

Grado

Em um casa super charmosa de dois andares no Jardim Botânico, o restaurante comandado pelo chef Nello Garaventa foi eleito o melhor italiano do Rio pelo Veja Rio Comer&Beber 2018. Entre as massas, destaque para o rigatoni com ragu de peito de boi, massa artesanal de Abruzzo, fonduta de parmesão e Spaghetti alla Amatriciana, molho de tomate com pancetta e pecorino.

Rigatoni com ragu, certamente uma boa pedida!

Del Plin

O restaurante franco-italiano se inspirou na região de Piemonte, na Itália, para trazer pratos típicos sofisticados. O destaque, claro, são as massas! Entre as criações, por exemplo, a massa fresca verde, servida com pesto de manjericão, burrata cremosa e raspas de limão siciliano.

restaurantes italianos no Rio

Massa fresca verde

Mamma Jamma

Não poderia faltar uma pizzaria na nossa lista, né? E a Mamma também tem massas, como, por exemplo, o fettuccine feito na casa servido com lula, abobrinha e tomate fresco.

restaurantes italianos no Rio

Fettucine com Lulas

Masserini Osteria di Mare

Localizado no Hotel Sol Ipanema, com uma vista linda para a Praia de Ipanema, o restaurante aposta na cozinha italiana com frutos do mar. Entre as sugestões, por exemplo, estão o gnocchi com polvo salteado na frigideira e molho de tomate rústico e o ravioli verde, massa verde fresca recheada com burrata ao molho de tomate fresco da casa.

restaurantes italianos no Rio 5

Gnocchi com Polvo

Pici Trattoria

Em Ipanema, em frente à Praça Nossa Senhora da Paz, o italiano do chef Elia Schramm reúne receitas clássicas com massas artesanais. A sugestão para o dia do macarrão é o Linguini di Mare com camarão VG, polvo, lula, mexilhão e molho de vinho branco.

restaurantes italianos no Rio

Linguini di Mare

Quadrucci

No cardápio do restaurante contemporâneo italiano, certamente as massas são o destaque. Mas, no Dia do Macarrão, o clássico carbonara é uma boa pedida. O do Quadrucci é feito de forma tradicional, com bacon artesanal Guanciale, e queijo pecorino.

Por Duda Vétere em Outubro de 2018

Fotos: Bruno de Lima, Derek Mangabeira, Rodrigo Azevedo, Sergio Pagano, Tomás Rangel,

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.