Categorias: ÁustriaEuropaViena

10 imprenscindíveis atrações em Viena, a capital da música

Publicado por
Duda Vetere

Cidade elegante e cosmopolita, às margens do Danúbio, Viena tem um encanto especial! Certamente um destino que respira arte, música, cultura e arquitetura. Berço de grandes compositores, como, por exemplo, Mozart e Beethoven, a capital da Áustria foi também palco de importantes discussões filosóficas com grandes intelectuais, como Freud. São mais de cem palácios e castelos, jardins belíssimos, inúmeros museus e imponentes igrejas! Uma capital europeia cheia de personalidade que merece ser conhecida. Confira, então, nosso post abaixo com 10 atrações imperdíveís em Viena, além de dicas de onde comer e se hospedar.

+Reserve o seu hotel em Viena pelo melhor preço.

Viena é uma cidade praticamente perfeita!

+10 destinos internacionais mais buscados por brasileiros

10 atrações em Viena

1) Assistir a um concerto no Large Musikverein Hall

O Musikverein possui um conjunto completo de salas de concerto, e que são consideradas uma das mais importantes salas de concertos do mundo. Tive a oportunidade de assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica de Viena e foi uma experiência inesquecível! Os músicos são de altíssima qualidade e o respeito do público é impressionante. Aliás, sem contar no teatro, de 1870, com estilo neoclássico e com uma riqueza de detalhes incrível.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Park Hyatt: o melhor hotel de Viena

2) Visitar o Palácio de Schonbrunn

Um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria! O Palácio foi residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até ao final da Segunda Guerra Mundial. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Palácio é aberto para visitação e os mais ousados podem até se hospedar ali, na suíte imperial, de 167m². Além disso, se tiver a oportunidade, assista a um concerto da orquestra do Schonbrunn Palace, no teatro Orangerie, do século XVIII.

+ Viena nas locações da trilogia “Antes do Amanhecer”

3) Conhecer a Ópera de Viena

Um dos símbolos da cidade e que certamente não poderia faltar na nossa lista de atrações imperdíveis em Viena. A Opera House, em inglês e Wiener-Staatsoper, em alemão, fica bem no centro e foi um dos primeiros prédios no Ring Boulevard, a principal avenida da cidade. Em estilo neo-renascentista, ela foi inaugurada em 1869 com a ópera Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart. Quem tiver a chance, vá assistir a uma noite de ópera! É emocionante.

4) Ir no Museu de História da Arte (Kunsthistorisches)

O deslumbrante Museu de História da Arte é o maior da cidade e fica em um prédio maravilhoso construído entre 1872 e 1891. No museu, é possível ver o coleções dos imperadores de Habsburg, como, por exemplo, obras do famoso pintor Bruegel, além de arte egípcia, entre outras exposições permanentes.

Viena tem museus lindíssimos

5) E também no Museu Albertina

Um dos museus mais importantes da cidade, que está sempre com diversas exposições simultâneas. Aliás, o edifício de arquitetura neoclássica, com suas imponentes escadarias já vale a visita! Fundado em 1805, conta com muitas obras de artistas famosos, como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rubens e Picasso.

+Os mercados de Natal na Europa

Certamente uma atração imperdível em Viena

6) Visitar a Casa da Música (Haus der Musik)

Já que Viena é a capital da música, certamente não poderia faltar o Museu do Som! Inaugurado em 2000, é o primeiro museu de som e música da Áustria. Portanto, ao longo dos 4 andares, você conhece toda a história da música, assim como os instrumentos, como os sons são criados, etc. Além disso, há também seções interativas e tecnológicas.

7) Ir no Palácio de Belvedere -atrações em Viena

O Palácio, onde fica o museu de mesmo nome, também vale a visita. Ou seja, são dois Palácios, o Superior e o Inferior, ligados por belos jardins. É no Superior que estão algumas obras importantes, como, por exemplo, o famoso “Beijo” de Gustav Klimt. Enquanto isso, o Inferior recebe as exposições temporárias.

Palácio Belvedere

8) Curtir o fim de tarde na Maria-Theresien Platz

É nesta grande praça que ficam os museus Kunsthistorisches, de História da Arte, e Naturhistorisches, de História Natural. Seguramente eles se destacam por suas cúpulas verdes, vistas de longe! É uma praça muito movimentada, principalmente no fim de semana. Afinal, é quando as famílias levam as crianças para brincar, fazem piquenique, etc. Além disso, há também alguns food trucks. 

Uma das atrações em Viena é esta praça

9) Se deliciar com as confeitarias

Certamente as confeitarias são imperdíveis em Viena, capital da Áustria. Fui na Demel Chocolatier, histórica, do século XIX, com doces deliciosos e tortas impecáveis. O difícil é escolher entre tantas opções apetitosas. Portanto, entre as atrações em Viena, anote esta!

O ambiente

As tortas

10) Conhecer a St. Stephen’s Cathedral

Stephansdom, o símbolo religioso mais importante de Viena, foi construído sobre as ruínas de uma igreja românica. Ela foi dedicada a São Estevão e construída em 1147. Localizada em Stephansplatz, em pleno coração da cidade, a igreja em estilo gótico tem 137 metros de altura e pode ser vista de diferentes pontos. O interior da catedral é igualmente lindo! Além disso, é lá dentro que estão os restos mortais de grande parte dos membros da família Habsburgo. Portanto, aproveite as visitas guiadas. Para mais informações, acesse o site oficial do Turismo de Viena.

A catedral por fora

Como se locomover em Viena

Viena é certamente uma cidade muito fácil de andar. Enquanto ela é toda dividida em distritos, tem um excelente sistema de transporte. Ou seja, o metrô e o trem nos levam a todo lugar. Para se ter uma ideia, 40% dos moradores usam transporte público e 7%, bicicleta. Além disso, as ciclovias são levadas muito a sério e mesmo no inverno os ciclistas não desanimam. Portanto, uma ótima dica é adquirir o Vienna City Cards: por 17 euros, você pode entrar em uma série de museus e andar de transporte público.

Onde comer

  • Konstantin Fiilippou – restaurante com duas estrelas Michelin de um jovem chef grego, de mesmo nome. Com decoração simples, porém elegante, ele só oferece menu degustação e faz uma cozinha inventiva, usando produtos alemães, com um toque mediterrâneo.

  • Kussmaul – O meu restaurante preferido. Contemporâneo e com ótima cozinha, tem pratos originais, com bela apresentação e deliciosos.

  • Café Museum – restaurante bem tradicional, de 1889, e onde os intelectuais da época se reuniam. O lugar é bem grande e no cardápio, pratos típicos da cozinha alemã, como, por exemplo, bife à milanesa, bife de panela e as deliciosas tortas vienenses.

Fachada decorada para o Natal

  • Café Sacher – Parada imperdível no tradicional café, no hotel de mesmo nome, para experimentar a famosa torta vienense, de chocolate, com um pouco de damasco, deliciosa!

  • Motto – restaurante modernoso, onde comi um delicioso beef tartare e um ainda melhor ravioli de pistache com trufas, no Distrito 5,  o mais gay friendly.
  • Naschmarkt certamente não pode faltar o tradicional mercado gastronômico! O de Viena está em funcionamento desde 1780, quando foi fundado por fazendeiros que iam à cidade vender os seus produtos. Há várias opções de lojinhas e restaurantes, então, vale a pena dar uma volta por lá e quem sabe até almoçar.

  • Offenloch Restaurant – restaurante típico de comida vianense, ideal para comer o clássico “Wiener Schnitzel”.

Entrada

  • Lugeckrestaurante da família que inventou o Schnitzel, ou seja, oferece comida típica austríaca em um ambiente clássico e aconchegante.

Um clássico

Onde ficar

  • Park Hyatt Vienna um dos melhores hotéis da cidade, no coração do centro histórico. Ele fica em um prédio de 120 anos, onde funcionava um banco. O hotel foi todo preservado e conta com o notável contraste entre o antigo e o moderno, quartos espaçosos e ambientes deslumbrantes. Confira nossa review completa aqui.

  • The Ring Hotel – simpático hotel boutique, em um prédio de 1860. Com 65 quartos confortáveis, o hotel conta ainda com uma academia de ginástica, spa, bar e restaurante. Apesar de estar em uma movimentada avenida, os quartos tem vidro duplo e não escutamos um barulho se quer.
  • Hotel Imperial – um dos hotéis mais tradicionais de Viena. Localizado em um prédio de 1873, antiga residência do príncipe de Württemberg. O hotel, com 138 quartos, tem uma atmosfera mágica e serviço impecável. Ponto de encontro de intelectuais e artistas da época.

A jornalista viajou com o apoio do Vienna Tourist Board, conectada com Easysim4u e assegurada pela GTA.

Texto e fotos por Renata Araújo. Fevereiro 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

18 horas atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

3 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

6 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

7 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás