You Must See!

10 filmes para curtir o Carnaval em casa

Publicado por
Renata Araujo

Na coluna desta semana, Guilherme Scarpa indica 10 filmes para curtir o Carnaval em casa. Comédias, dramas e biografias recheadas de muita música, para manter o astral nas alturas e espantar a tristeza. Não vai ter baile, nem bloco nem desfile, mas a gente pode tentar manter o espírito de alegria e torcer por dias melhores.

+Feijoadas em fevereiro no Rio

+Ocupação dos hotéis para o carnaval Rio 2021

10 filmes para curtir o Carnaval em casa

Já que a folia está oficialmente cancelada este ano, em função da pandemia – o que é muito triste, mas extremamente necessário neste momento -, destaco 10 filmes para curtir o Carnaval em casa e, por que não?, aumentar o volume da sua televisão. Afinal de contas, é sempre possível a gente se transportar para outras realidades graças ao cinema e à música. E como nem todo mundo gosta de samba, passeamos por vários estilos e histórias, com algum drama e também humor, que é essencial para distrair a cabeça. Esteja você em família, sozinho, a dois ou com crianças, certamente teremos aqui produções do seu gosto e do streaming que você assina. You Must See! 

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Damas do Samba (Amazon Prime) 

Os amantes do Carnaval clássico não podem deixar de ver o documentário dirigido por Susanna Lira. Então, o filme lança luz e serpentinas, mais do que devidas, nas mulheres poderosas e essenciais do Carnaval, não importa a função que ocupem. Passistas, costureiras e estrelas do samba, como Alcione, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara também participam do longa. E elas são 10, nota 10!

Damas do Samba: documentário joga luz nas grandes mulheres que fazem o Carnaval acontecer

A Festa de Formatura (Netflix) – filmes para curtir o Carnaval em casa

Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical, o longa é dirigido por Ryan Murphy. Assim, conta a história de uma formanda do High School que precisa enfrentar o conservadorismo americano para levar a namorada no baile da escola. Com isso, sua história chega à Broadway, onde artistas veem na menina uma oportunidade para criarem um musical de sucesso. Tem Meryl Streep e Nicole Kidman no elenco, e uma trama bem intencionada. 

+O sucesso de “Undoing”, nova série com Nicole Kidman

Musical com Meryl Streep e Nicole Kidman está indicado ao Globo de Ouro

Homecoming (Netflix)  

Filme sobre a cantora, ativista e megastar Beyoncé. Portanto, o documentário mescla imagens de sua antológica apresentação no Festival Coachella, em 2018, e revela todo o conceito por trás de suas músicas e performances, sem falar no desejo potente de reverenciar a cultura negra. Bonito demais e bom para dançar.   

Barão Vermelho – Por que a gente é assim? (Netflix)

O grupo criado originalmente por Dé, Maurício Barros, Guto Goffi, Frejat e Cazuza em 1981 resiste até hoje e já teve inúmeras formações. Então, o documentário revisita, por meio de entrevistas com seus participantes e também com ótimas imagens de arquivo, momentos antológicos, como a apresentação no primeiro Rock in Rio, em 1985, e também a grande guinada pela qual a banda passou com a saída de Cazuza. Portanto, um ótimo passeio pelos anos 1980 e 1990.  

+A representante brasileira no Festival de Berlim 2021

Filmes alegóricos

Priscilla, a Rainha do Deserto (Now e Apple TV)

Lançado em 1994 nos cinemas com uma trilha sonora mergulhada em hinos da disco, o longa vencedor do Oscar de Melhor Figurino é pura animação do começo ao fim, mas também traz importantes reflexões. O road movie narra as aventuras de três dragqueens pelo deserto da Austrália, que enfrentam homofobia e também plateias extremamente calorosas. Um clássico que, certamente, não envelhece. Um dos primeiros papéis de Guy Pearce no cinema.

Viva, a Vida É Uma Festa (Disney Plus)

Em clima mexicano, a animação festeja com uma explosão de cores a data do Dia dos Mortos. Para quem não sabe, no país, na noite do dia 1º de novembro, existe a crença de que um portal se abre e que é possível receber a visita dos familiares que já se foram. Embora o tema pareça triste e até mórbido, a animação é super alto astral e muito cativante. 

A Vida é Uma Festa: animação ambientada no México

+Os motivos do sucesso de “Bridgerton”

Festival Eurovision da Canção (Netflix)  

Na Islândia, uma dupla de cantores excêntricos decide tentar uma vaga para representar o país na grande Olimpíada musical que acontece todos os anos na Europa. No festival que, por exemplo, o grupo sueco Abba se consagrou em 1974 e foi direto para o topo das paradas do mundo todo. Então, acidentalmente, Lars (o maravilhoso Will Ferrell) e Sigrit (a sensacional Rachel McAdams) entram para o concurso e muitas músicas, dramas e comédia beirando o pastelão dão forma ao roteiro. Confesso que já assisti a mais de uma vez de tão engraçado que é.

Yesterday (Telecine) – filmes para curtir o Carnaval em casa

O filme de 2019 é um abraço em quem é aficionado pelos Beatles. A trama dirigida por Danny Boyle conta a história de um músico que, após um incidente global, adentra uma nova realidade onde as músicas dos Beatles são desconhecidas do grande público. Sendo assim, munido de diversos grandes hits que só ele sabe a letra e a melodia, o personagem de Himesh Patel se torna um grande hitmaker.

+O fim da série “Mundo Sombrio de Sabrina”

Cinebiografias essenciais

Bohemian Rhapsody (Telecine)

Vencedor do Oscar de Melhor Ator, um dentuço Rami Malek dá vida a Freddie Mercury, vocalista do Queen, nesta sensacional e emocionante cinebiografia do cantor. Há erros de datas, como quando a banda esteve no Rio – foi em 1985 e não em 1981 -, mas quem se importa? O longa mostra a trajetória do dono de uma das maiores vozes do século XX. Altos e baixos, empresários sanguessugas e a Aids que o matou em 1991, aos 46 anos, são abordados. Certamente, o melhor de tudo é que utilizam os fonogramas originais do Queen em todos os números musicais.    

Rami Malek interpreta Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”

Rocketman (Telecine)

Lançada um ano após “Bohemian Rhapsody”, a cinebiografia de Elton John é mais lúdica e alegórica do que o filme sobre Freddie Mercury. O longa conta com novas versões para seus (inúmeros) sucessos. A personalidade excêntrica, a descoberta da sexualidade, as roupas extravagantes e a questão da dependência química dão o tom, assim como a grande amizade do cantor e compositor britânico com o parceiro de muitos hits Bernie Taupin. Há sequências já clássicas, como a que Elton flutua ao tocar piano em um clube em Los Angeles, no começo da carreira.    

+5 melhores séries de 2020

Texto por Guilherme Scarpa. Fevereiro 2021.

Fotos reprodução.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

2 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

5 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

7 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

1 semana atrás