O Grupo Estação, que completa 35 anos de existência no Rio de Janeiro, celebra a data com uma super mostra virtual e também gratuita em seu canal do Vimeo até o dia 31 de maio. Portanto, são cerca de 180 produções, com o melhor do nosso cinema brasileiro produzido nas últimas quatro décadas. Então, na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa pediu a um dos curadores dicas imperdíveis. Assim, o cineasta Cavi Borges indica 10 filmes do Festival Estação Virtual. Aproveite para ler também sobre a estréia de “Bela Vingança” e filmes com o ator Paulo Gustavo.

+Reserve aqui seu hotel no Rio e arredores pelo melhor preço

10 filmes do Festival Estação Virtual

A mostra, que está dividida nas categorias Panorama da Ficção Nacional, Panorama do Documentário Nacional, Pré Estreias e também Curtas, traz grandes pérolas do cinema nacional, inclusive coproduções com outros países que foram premiadas.

Como por exemplo, “O Beijo da Mulher-Aranha”(1985), de Hector Babenco. O filme rendeu o Oscar de Melhor Ator para William Hurt. “Cidade de Deus”(2002), de Fernando Meirelles, indicado a 4 Oscar, também está disponível, assim como “O Quatrilho” (1994), de Fábio Barreto, que concorreu à estatueta de Melhor Filme Estrangeiro em 1995.

Da safra mais recente, temos “O Som ao Redor” (2012), de Klebber Mendonça Filho, e o documentário “Divinas Divas” (2017), dirigido por Leandra Leal. Então, a seleção feita por Cavi Borges, Bebeto Abrantes, Fabrício Duque, Luiz Eduardo Pereira de Souza, Liliam Hargreaves e Anna Fabry é extremamente plural. Portanto, confira a seguir 10 filmes do Festival Estação Virtual com exclusividade para a coluna You Must See! 

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

A seleção de Cavi Borges

Eu Sei que Vou Te Amar 
“O longa de Arnaldo Jabor, que inaugurou o cinema Estação em 1985, está com cópia restaurada pelo Canal Brasil”. Então, o filme mostra uma grande DR entre o casal vivido por Fernanda Torres e Thales Pan Chacon. Portanto, a atriz, aos 20 anos, ganhou a Palma de Ouro de Melhor Atriz em Cannes.

Festival Estação Virtual- Fernanda Torres em "Eu Sei que Vou Te Amar"
Fernanda Torres em “”Eu Sei que vou Te Amar”


Lavoura Arcaica
“Uma obra-prima que comemora 20 anos de seu lançamento nos cinemas”. Assim, o filme de Luiz Fernando Carvalho conta a história de um homem de família numerosa que se apaixona por sua irmã.  

Festival Estação Virtual- Lavoura Arcaica
Lavoura Arcaica

Os Matadores 
“Primeiro longa do diretor Beto Brant traz Chico Diaz e Murilo Benício em atuações sensacionais”. Dois assassinos esperam a próxima vítima em um bar na divisa do Brasil com o Paraguai. 

Festival Estação Virtual- Murilo Benício em " Os matadores"
Murilo Benício em ” Os matadores”


Fado Tropical
“Meu filme foi realizado em Portugal com os atores Jorge Caetano e Patrícia Niedermeier e está sendo lançado no festival”. O longa narra o reencontro de dois irmãos após a morte do pai deles.

Festival Estação Virtual- Jorge Caetano e Patrícia Niedermeier em "Fado Tropical"
Jorge Caetano e Patrícia Niedermeier em “Fado Tropical”

Documentários instigantes do Festival Estação Virtual


A Maldita
“Tetê Mattos dirige o curta sobre a cultuada rádio Fluminense FM, também conhecida como A MALDITA.”. Nos anos 1980, a rádio comandada pelo jornalista Luiz Antonio Mello fez história no auge do rock brasileiro

Torre das Donzelas
“Relembra as mulheres que foram presas e torturadas na ditadura nessa área chamada Torre das Donzelas. Destaque para a ex-presidente Dilma Rousseff, que fazia parte do grupo”. Direção de Susanna Lira. 

Bixa Travesty
“O documentário de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla, nesse momento careta que vivemos, levanta a poeira e bota para quebrar ao contar a história de Linn da Quebrada”. 

Vou Rifar Meu Coração 
“O doc de Ana Rieper fala sobre a música brega e seu imaginário romântico, erótico e afetivo para o povo brasileiro”. 

Adaptações de Nelson Rodrigues

A Dama do Estácio 
“O curta-metragem de Eduardo Ades traz Fernanda Montenegro no elenco e é inspirado pela personagem que Nelson Rodrigues criou para ela em ‘A Falecida'”. 

Festival Estação Virtual- Fernanda Montenegro em "A Dama do Estácio"
Fernanda Montenegro em “A Dama do Estácio”

 A Serpente 
“Com texto certamente original de Nelson Rodrigues e fotografia em preto-e-branco, a cineasta Jura Capela traz Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos atualizando a obra do dramaturgo”. Então, depois de quase um ano de casada e ainda virgem, mulher quer desfazer o casamento e pensa em se matar.

Então, esta foi a seleção do cineasta carioca para o Festival Estação Virtual. You must see!

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.