Categorias: ÁfricaEgito

10 dias de viagem no Egito

Publicado por
Renata Araujo
 
Sempre tive vontade de conhecer o Egito. Como estaria em Paris um pouco antes do Carnaval, decidi emendar e ir para algum lugar próximo da Europa que não estivesse muito frio. A terra da Cleópatra foi o destino escolhido e não poderia ter sido mais feliz! Fechei um roteiro com a Horus Viagens, agência especializada no país que foi nota 10! Então, quero compartilhar com você meus 10 dias de viagem no Egito.
 
 

10 dias de viagem no Egito

O roteiro começou no Cairo, lógico. Como disse, estava em Paris e foram três horas e meia de voo. Primeira dica: escolha uma capital da Europa para ir antes e assim a viagem ficar mais curta. Pode ser Paris, Londres ou Roma, por exemplo. Decidi por 10 dias de viagem no Egito, contando com a ida e a volta para não fazer tudo correndo, já que há muito o que visitar.

5 passeios na Cidade do Cabo

Dia 1 – Cairo

Com seus quase 10 milhões de habitantes, o Cairo pode assustar no começo: trânsito caótico, muita gente na rua, muita poeira – de poluição e areia do deserto – e prédios inacabados. É curioso, mas os egípcios não ligam para morar em prédios incompletos e eles estão por toda parte. Mas depois de conhecer um pouco a cidade, você vai vendo como ela é interessante e exótica!

7 passeios em Joanesburgo, na África do Sul

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Cairo

Cheguei à noite, então não vi nada direito. Dica importante: o visto é tirado na hora da chegada, no próprio aeroporto e custa U$25 por pessoa (em dinheiro). O visto não é tirado no Brasil. Se vierem com esse papo, é balela!

Cairo de noite, o primeiro dia em 10 dias de viagem no Egito

O aeroporto, assim como a cidade, é bem confuso e cheio. Mas lá estava meu guia da Horus Viagens, com uma plaquinha com meu nome. Aliás, contratar um GUIA NO EGITO É IMPRESCINDÍVEL! Na hora da chegada – e da partida – há bastante segurança no aeroporto e podem te fazer várias perguntas. Não se assuste!

O que fazer no Marrocos

Fui direto para o hotel Four Seasons First Residence, um dos melhores da cidade, onde fiquei em uma suíte deslumbrante, confortável e espaçosa. Jantei lá mesmo uma comida típica egípcia que estava uma delícia!

Suíte
Jantando na minha suíte

Dia 2 – Cairo

Primeiro dia de turismo dos 10 dias de viagem no Egito, então, vamos logo ao que interessa: partiu, pirâmides de Giza! Uma das 7 maravilhas do mundo antigo, elas ficam fora da cidade, cerca de uma hora de carro. Depois de um café da manhã maravilhoso no FS First Residence, fomos pra lá de van e com o guia da Horus Viagens. No caminho, alguns postos da polícia. Eles eram sempre informados que havia um casal visitantes brasileiros no carro, já que lá há uma polícia especial voltada para o turismo. Uma iniciativa que a gente agradece.

Onde comer em Marrakech

Café da manhã no FS Residence

Memphis e Sakara

A primeira parada do dia foi Memphis, um museu ao céu aberto e onde fica a estátua de Ramsés II. De lá, fomos para o complexo de Sakara, onde fica a a primeira construção de pedra do mundo (Pirâmide escalonada de Sakara), construído há mais de três mil anos: um complexo de templos e tumbas da nobreza.

Roteiro de 1 dia em Casablanca, no Marrocos

Estátua de Ramsés II
Em Memphis
Sakara, um dos passeios em 10 dias de viagem no Egito
Complexo de tumbas e templos

As pirâmides de Giza

Depois, chegou a hora de conhecer a cereja do bolo: as pirâmides de Giza ou Gizé – uma das sete maravilhas do mundo antigo. As três grandes pirâmides são um símbolo massivo do poder dos faraós da Quarta Dinastia. Ou seja, muitoooo depois – 2500 anos – da época de Cleópatra e Julio César. Os cerca de 150 metros da pirâmide de Quéops lhe garantiram o título de estrutura artificial mais alta do mundo por mais de 38 séculos. Realmente inacreditável vistos ao vivo!

5 hotéis de luxo em Marrakech

As pirâmides de Gizé
Em uma das 7 maravilhas do mundo
7 maravilhas do mundo antigo

Claro que um passeio de camelo é inevitável e rende fotos incríveis! Só não esqueça de negociar o preço ANTES de subir no animal.

Uma noite no Deserto do Saara, no Marrocos

Passeio de camelo no Egito
Eu e meu marido

Achei ótima essa ordem dos templos porque depois das pirâmides você de fato não vai achar graça em mais nada, rs.

Impressionante!

Confira o nosso vídeo com mais detalhes e aproveite para se inscrever no canal do Youtube:

Jantar no Four Seasons at Nile Plaza

Voltamos para o hotel e jantamos na outra unidade do Four Seasons na cidade, o FS Cairo at Nile Plaza, porque queria muito conhecer. Ele é mais novo que o First Residence, tem um restaurante chinês e um sushi bar em outro restaurante, o meu escolhido. Foi um jantar bem agradável!

7 passeios em Marrakech

Dia 3 – Aswan

Fomos de avião para Aswan, cerca de uma hora de voo pela Egyptair. Conhecida pelos egípcios como a cidade dos Núbios, não tem tantos monumentos como o Cairo e Luxor, mas a visita ao Templo de Philae, em uma ilha à beira do rio Nilo é inacreditável! O templo foi construído em homenagem à deusa Isis, do amor e da alegria e é um dos mais importantes no país.

Templo de Philae
Detalhes do templo
Templo de Philae

O passeio de Feluka (pequenos barcos a vela) para ver o pôr do sol é um must!

Belmond Cataratas ganha 5 estrelas no Guia Viagens Forbes

Passeio de Feluka
Pôr do sol no Egito

Passamos uma noite no hotel Movenpick, o melhor da cidade, com uma piscina infinita e uma vista para o Nilo que deixa saudades. O hotel também fica em uma ilha, de acesso de barco (3 minutos de travessia). Almoçamos e jantamos no hotel, uma comida média.

Movenpick Hotel
Na piscina do hotel

Dica You Must Go: Aswan foi o lugar mais quente que visitei. Estava 35 graus no inverno!

Dia 4 – Aswan e check in no Cruzeiro

Chegou o grande dia de conhecer o navio que faria a travessia no rio Nilo! Confesso que eu estava super curiosa! Fizemos check out no hotel e fomos direto pro navio deixar as malas, conhecer a embarcação e almoçar. Nosso navio era da marca Amwaj. Eles não são luxuosos como os transatlânticos, mas atendem bem a demanda, até porque o percurso é bem curto. Passamos três noites no navio que tinha seis andares e tinha a melhor categoria. A cabine era confortável e as instalações gerais também. Destaque para o deck super simpático, com uma piscina média e sempre vazio!

O navio para Luxor
Detalhes do café, lustre e o meu quarto
Piscina do navio
Delícia!

Obelisco Inacabado

Uma das atrações de Aswan. Por conta de uma rachadura, os obreiros pararam de construí-lo. Se tivesse sido terminado, seria o mais pesado do  mundo, com mais de 1.200 toneladas e 42 metros de altura. Ele é considerado o maior da antiguidade e acredita-se que tenha sido encomendado por Hatshepsut provavelmente para celebrar seu 16o. ano de reinado.

Obelisco inacabado

Mercado de Aswan

De lá, fomos para o Old Bazaar de Aswan, que eu queria muito conhecer! Ele é famoso pela qualidade das especiarias, sem dúvidas as melhores do Egito. E como em todos os mercados no Egito, vale negociar. Ele é mais movimentado à noite, então, como fomos de dia, posso dizer que foi o lugar que mais chamamos atenção, porque quase não havia turistas. Não houve nenhum perrengue, mas dava para perceber que me olhavam bastante, mesmo eu estando vestida apropriadamente. Inclusive as jovens, certamente por curiosidade. Nada demais.

Mercado típico
Mercado de Aswan

Voltamos para o navio e jantamos lá mesmo, não sem antes apreciar mais um pôr do sol magnífico no rio Nilo.

Mais um lindo pôr do sol

Dia 5 – Luxor

Templo de Kom Ombo

Acordamos já em Luxor e fomos visitar Kom Ombo, construído há mais de dois mil anos, durante a dinastia ptolemaica, é o único templo duplo egípcio, assim chamado por ser dedicado a duas divindades: um lado do templo é dedicado ao deus crocodilo Sobek, deus da fertilidade e criador do mundo; o outro lado é dedicado ao deus falcão Horus.

Templo de Kom Ombo
Templo

Voltamos para o navio para almoçar e partimos para um divertido passeio de charrete em direção a mais um templo.

Templo de Edfu de charrete

Percebe-se que todos os turistas chegam ao templo de charrete em função do engarrafamento delas na entrada e na saída, rs. Achei legal o percurso porque a gente via bem de perto a vida dos egípcios, as casas e os pequenos mercados.

Eu e meu marido na charrete

O Templo de Edfu, dedicado a Hórus, é considerado o maior e mais bem preservado templo faraônico de todo o Egito, já que Edfu estabeleceu-se numa posição geográfica estratégica que acabou salvando a cidade da maioria das inundações do Nilo.

Templo de Edfu

Estima-se que tenha sido construído entre 237 e 57 a.C.  As inscrições impressas – em ótimo estado aliás – deram informações importantes sobre a linguagem, os mitos e a religião durante esse período no país.

Templo de Edfu lindíssimo

Mais um lugar que deixa os turistas de queixo caído e rendem fotos lindíssimas!

Lindíssimo!

Comércio Marítimo

Neste dia, presenciei um dos momentos mais divertidos do cruzeiro: o comércio marítimo. Um barco com ambulantes se aproximou do navio e começou a gritar para chamar a atenção. Eles vendiam toalhas e afins e o engraçado é que jogavam os produtos a uma altura absurda para os passageiros avaliarem… O episódio também serviu como socialização, já que todo mundo acabou se falando e achando tudo muito pitoresco. Mas diga-se de passagem, não vendiam nada que valesse a pena comprar…

Como chegar à Muralha da China

Os passageiros negociando preços

Dia 6 – Luxor

Este foi o dia mais intenso de turismo, já que visitamos três templos, com parada para o almoço no navio. Quem preferir fazer mais pausadamente poderia deixar para fazer um deles no dia seguinte, mas preferimos matar tudo num só dia. Nota-se a importância de Luxor e a quantidade de passeios que há para fazer.

Vale dos Reis

Um dos lugares mais impressionantes que visitei! São dezenas de tombas a serem exploradas e é impossível visitar todas em um só dia – então, o guia nos orienta a ver as mais importantes e impactantes. Para tirar fotos há que pagar extra, então, não tenho muitos registros.

Tumbas
Vale dos Reis, parada imperdível em 10 dias de viagem no Egito

Entre os destaques do Vale dos Reis estão os dos faraós Ramsés VI (tumba 9), Ramsés III (11), Horemheb (57), a muito profunda de Amenhotep II, a bem escondida de Tutmés III (34) e, uma das melhores, a de Seti I, com seus mais de 120 metros de profundidade. Foi o lugar com mais turistas em toda a minha viagem.

10 passeios imperdíveis em Bangkok

Um dos lugares mais impactantes!

Templo de Hatshepsut

Foi construído para ser o templo funerário de Hatshepsut, rainha que governou o Egito por 21 anos e uma das mulheres mais poderosas do país. Belo e imponente, tem três níveis de terraços, com colunas, estátuas e esculturas.

10 dias de viagem no Egito

Templo de Karnak

É o maior de todo o Egito. Segundo os estudiosos, sua construção demorou quase dois mil anos e não foi totalmente concluída. Dedicado ao deus sol, Amon-Rá, o complexo de templos já chegou a ter cerca de 80 mil trabalhadores. Naquela época, imensas avenidas o interligavam aos demais templos da região. Em Karnak, ainda restam mais de 130 colunas gigantescas esculpidas em pedra maciça, com mais de 20 metros de altura.

Templo
Impressionante o tamanho!

Dia 7 – De Luxor para Hurghada

Depois de tanto turismo intenso, quase chegando ao final dos meus 10 dias de viagem no Egito, fiz check in no hotel Steigenberger. Em três hora de estrada, chegamos em Hugharda, ou seja, na praia! Era tudo que eu queria à essa altura do campeonato.

Nosso hotel
Hurghada

(Aqui, vale um adendo. O destino de praia mais conhecido no Egito se chama Sharm el Sheik. Mas por ser mais afastado, o pessoal da Horus Viagens sugeriu que fôssemos à Hurghada, uma praia acessível de carro desde Luxor e segundo eles, tão bonita quanto. Sugestão dada, sugestão acatada e muito bem-vinda).

Hurghada, uma ótima dica de praia no Egito

Durante o caminho, cenas bem reais que nos davam a impressão de estarmos em um filme. E mais uma vez, muita segurança. Fizemos check in no Steigenberger, um resort pé na areia, com paisagismo super bem cuidado, ótimos restaurantes e ampla área de lazer. Tudo que a gente precisava para dias de relax!

O hotel
Dias de relax no Egito

Nosso quarto era bem confortável, com vista para uma das belas piscinas. No primeiro dia aproveitamos o hotel e no segundo, fizemos um delicioso passeio de barco.

Detalhes do quarto e do hotel

Dia 8 – Paradise Island -Hurghada

Você pode reservar o barco no próprio hotel e os passeios costumam acontecer diariamente de 09h às 17h. Não queríamos passar tanto tempo fora e fomos agraciados pela Hórus Viagens com um barco só pra gente, da própria Paradise Island: um luxo!

Paradise Island
Passeio de barco pelo Mar Vermelho

A pequena ilha era muito simpática e o Mar Vermelho, impressionante de tão transparente! Foram momentos inesquecíveis dos meus 10 dias de viagem no Egito! Super recomendo Hurghada.

Incrível a transparência!
Delícia de praia!

Só não estava muito calor, cerca de 21, 22, graus. Mas no verão, costuma fazer 45 graus! ?

Dia 9 – De Hurghada para o Cairo

Nossa viagem poderia ter terminado ali, mas ainda faltava ainda um dia de Cairo. Se você ainda se lembra do início deste post, passamos pela capital rapidamente e fomos direto para às Pirâmides e era necessário conhecer um pouco a cidade.

Cairo

Ela não deixa de ser caótica, mas vai se transformando aos poucos quando a gente se aproxima da Citadela, a cidade medieval, cheia de mesquitas e muito impressionante, patrimônio mundial da UNESCO.

Caótica Cairo
As mesquitas de Citadela
Mesquita Muhammad ali pasha

Infelizmente, por conta do horário do voo, não deu tempo de visitar o museu do Cairo, que tem um acervo muito importante. Depois da Citadela, fomos para o famoso mercado Khan el Khalili, sensacional! Dedique horas a ele, que vale muito a pena!

Detalhes do mercado
O mercado

Dia 10 – Cairo – Londres

Hora de ir embora! Fui primeiro para Londres, onde passei meu aniversário. Como disse antes, prefiro sempre picotar a viagem para não ficar muito cansativa.

Roteiro de 7 dias no Reino Unido

Com o meu marido em Londres

Esse foi meu roteiro de 10 dias de viagem no Egito, organizado pela excelente Horus Viagens. Daqui para a frente farei posts mais detalhados, mas achei importante dar uma noção de itinerário para quem estiver planejando uma viagem pelo Egito. Qualquer dúvida, é só deixar seu comentário.

A jornalista Renata Araújo viajou assegurada pela GTA Seguros com o chip da Easysim4u.

Texto e fotos por Renata Araújo
Março de 2018
 

Leia mais:

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

10 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

24 horas atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás