Europa

10 atrações em Berlim | O que fazer na capital alemã

Publicado por
Renata Araujo

Berlim não é propriamente uma cidade linda, destas que você vai andando e vendo uma construção mais bonita que a outra. Ou seja, você tem que saber onde ir. E aí, sim, certamente vai se apaixonar e descobrir uma cidade dinâmica, moderna mas cheia de história e contrastes. Os museus são sensacionais, os restaurantes surpreendem e os monumentos emocionam. Vamos conhecer então 10 atrações em Berlim?

 ?Reserve AQUI o seu hotel em Berlim pelo melhor preço.

Berlim certamente tem atrações imperdíveis!

Berlim com sol é linda!

Check Point Charlie

Antigo posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental. Ele era usado somente pelos membros das Forças Aliadas e por diplomatas estrangeiros que queriam passar de um lado da cidade para o outro. Virou um lugar turístico por sua importância histórica. Há diversas fotos que contam o que aconteceu ano após ano.  E também um pequeno museu ao lado. Além disso, fica ali a famosa placa com os dizeres “You are leaving the American sector”!

+Adlon Kempinski, melhor hotel de Berlim

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Na famosa placa

Catedral de Berlim e a Ilha dos Museus

Primeiramente nos deparamos com a extraordinária Catedral de Berlim, certamente uma das mais belas igrejas da Europa. Sua construção foi finalizada em 1905. Ela é impecável por dentro e por fora e é preciso pagar para entrar. Além disso, vale subir na sua cúpula central, de onde se tem uma vista incrível de Berlim!

+Berlim no Natal

Uma cúpula certamente imponente!

Depois, chegamos aos cinco museus da Ilha. Ela conta com o Museu Antigo e o Museu Novo, onde fica o busto da rainha egípcia Nefertiti. Já o Museu Pergamon, o mais visitado da Alemanha, é parada obrigatória! Ele apresenta uma coleção de antiguidades romanas. A Galeria Nacional Antiga, exibe pinturas do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo e início do Modernismo. Enquanto o Museu Bode, por exemplo, conta com uma coleção de esculturas, Arte Bizantina, além de uma grande coleção de moedas.

Os museus de Berlim certamente são atrações imperdíveis!

O Bode Museum

Memorial do Holocausto

Também conhecido como Memorial aos Judeus Mortos da Europa, ele foi desenhado pelo arquiteto Peter Eisenman e inaugurado em 2005. São 2.711 blocos de concreto cinza escuro e de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas. Um lugar tão triste quanto impressionante. Impossível não se emocionar ou não parar para fazer uma reflexão sobre os horrores da guerra.

+Top 5 programas de Munique

Certamente um lugar tocante

Muro de Berlim

Ele foi destruído mas ainda é possível encontrar destroços deste símbolo da separação do país. Além do Check Point Charlie, já citado, vale dar um pulo na “Topografia do Terror” e na East Side Gallery. Você vê 2kms do Muro preservado, além de uma exposição com retratos de momentos do período nazista na Alemanha. Além disso, artistas de diferentes partes do mundo fizeram seus grafites ao longo do Muro. É bem tocante!

+Novos planos de chip de celular 4G para a Europa

Toda a extensão do muro
Onde era o Muro de Berlim!
Exposição com fotos
Pedaços do muro

Nikolaiviertel

É no Quarteirão de Nicolau que fica a Igreja mais antiga de Berlim: a Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau). O lugar é muito fofo, com uma arquitetura típica alemã que faz a gente voltar ao passado. Aliás, era ali o coração da antiga Berlim! Há lojinhas e vários restaurantes e bares por perto.

A área mais antiga de Berlim!

Uma graça de lugar!

A Nikolaikirche

Portão de Brademburgo

Construído no século XVIII, foi idealizado para ser um símbolo da paz. É o cartão postal de Berlim e recebe turistas 24/7. De todos os ângulos ele impressiona, seja de dia ou à noite. Aliás, ainda tive a sorte de me hospedar em frente a ele, no icônico Hotel Adlon Kempinski. Olhava pro Portão ao acordar e antes de dormir. Certamente imagens que nunca me sairão da cabeça.

Certamente uma vista impressionante!

Certamente um passeio imperdível!

Foi ali que Napoleão tomou a cidade quando foi vitorioso da batalha contra a Prússia. Portanto, ele levou a estátua que fica em cima do Portão para Paris. Anos depois, ela foi recuperada e levada de volta a Berlim. Já durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o Portão de Brandemburgo sofreu ataques, mas foi restaurado conforme o original. E mais recentemente, durante a Guerra Fria, ficava inacessível entre os muros que dividiam a antiga Berlim Ocidental da Oriental. Depois, com o fim da guerra,  ele acabou se tornando um grande símbolo da reunificação alemã.

O portão iluminado também é lindo!

Potsdamer Platz

A parte mais moderna de Berlim. São prédios de arquitetura arrojada que foram construídos depois da queda do muro de Berlim, em 1989. Aliás, há até um pedaço dele com explicações históricas nas redondezas. Além disso, ali fica o Berlim Mall e também o sofisticado Ritz Carlton. Mesmo que você não seja hóspede, vale conhecer um dos restaurantes.

O shopping de Berlim

A moderna Berlim

Praça Gendarmenmarkt

Certamente a praça mais encantadora de Berlim e uma das mais bonitas da Alemanha! Enquanto de um lado fica a imponente Catedral Francesa (Französischer Dom), de outro a bela Catedral Alemã (Deutscher Dom). Além disso, no meio da praça, a sensacional Casa de Concertos de Berlim (Konzerthaus).

A linda catedral francesa

Torre de TV

Uma das construções mais altas da Europa, ela pode ser vista de diversos pontos da cidade. É aberta para visitação e de lá se tem uma visão impactante de Berlim, em 360 graus. Além disso, também há um restaurante giratório do alto da torre, aberto para almoço e jantar. Recomenda-se comprar antes o ticket de entrada da Torre.

A imponente torre!

Podemos sempre vê-la!

Unter den Linden

A principal avenida de Berlim é imperdível. Afinal, são várias construções históricas em um só lugar! Como por exemplo, a Ópera Estatal, o museu histórico e a Universidade Humboldt, onde Albert Einstein estudou e os fundadores da teoria marxista Karl Marx e Friedrich Engels freqüentaram. Mais adiante, há o museu Guggenheim de Berlim e novamente, a Catedral de Berlim, e o imponente Portão de Brademburgo, certamente o símbolo da capital alemã.

Portanto, estas foram as nossas dicas de 10 atrações em Berlim!

Texto e fotos por Renata Araújo. Abril 2019.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás