capa hamburgueria vapor

Por Cris Berger 

Vapor é a mais nova hamburgueria de São Paulo, onde este tipo de restaurante  virou febre! E o que a Vapor tem de diferente das melhores? Nada, a não ser que cozinha tudo, tudinho, no vapor. Bem, o resultado é saúde. Nada de fritura, de grelha ou de chapa. O negócio deles é vapor. O gosto não fica ruim, pelo contrário, é delicioso.

Vapor é a mais nova hamburgueria de São Paulo

Vamos dar um pause de um minuto no cardápio para eu apresentar a casa. Ela fica na Vila Madalena. Sim, o bairro que ficou conhecido no mundo inteiro durante a Copa do Mundo, pois nem só de boemia vive a Vila: a gastronomia é forte para os lados de lá. Dito isso, saiba que a Vapor está muito bem localizada e ambientada.

Você entra e dá de cara com algumas mesas com apenas um jogo americano de papel. As paredes são de tijolinho à vista, o tronco de uma árvore aparece ao lado do balcão e, perto dele, está o quadro-negro com o informe: tudo aqui é cozido no vapor. Subindo alguns degraus, você chega em um novo espaço com mais mesas, sendo uma coletiva, e a cozinha.

Vapor hamburgueria em SP

Ao sentar, lhe entregam um cardápio preso em um fichário. Tudo muito à vontade, absolutamente descontraído. Você vai descobrir que eles têm um cardápio de cervejas especiais ao espiar a mesa ao lado ou ao namorar com mais atenção o cardápio. É quase impossível resistir a uma loira encorpada mesmo sendo terça ao meio-dia, como foi o meu caso.

restaurantes em sp

Para começar é aconselhável pedir por uma entradinha. Eu fui de batata cozida (no vapor, é claro), chamada steamed potatoes, com molho gorgonzola. Categoria: impossível comer uma só. Como não como carne vermelha, optei pelo hamburger de salmão, que é de lamber (inevitavelmente) os dedos. Meu parceiro pediu pelo #hashtag Bacon que, além de ser fotogênico, estava delicioso (conforme depoimento). Para os dias quentes, vá de infusão de água com hibisco e gengibre e repare que o copo é um pote de vidro.

hamburgueria

Termino dizendo que a hamburgueria Vapor é para se guardar no lado esquerdo do peito. Vá para matar a fome, para consumir saúde, tomar uma cerveja encorpada e curtir um ambiente sem frescura e com muita bossa.

Fotos: Cris Berger

Novembro de 2014.

Leia também:

Restaurantes em SP

Restaurante Maní, em São Paulo

Sete lugares que merecem um check in em Sampa

Shigueru – japonês em SP

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.