Por Renata Araujo
Considerado o melhor japonês do Rio, o Sushi Leblon é um restaurante que podia estar em qualquer lugar do mundo. Digo isto porque, sempre viajando, já fui a restaurantes asiáticos em vários países diferentes e o Sushi Leblon nada deve a restaurantes de Nova Iorque, Los Angeles ou Londres, pela excelência da comida e pelo serviço sempre atento.
Como novidades são sempre bem-vindas, desta vez, a casa decidiu incorporar novos vinhos ao cardápio.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
A carta, feita por Paulo Nicolay – consultor de vinhos – está surpreendente: quase 80% dos vinhos são brancos (ideais para o verão), e de uvas bem desconhecidas por aqui.
Fui convidada então, a provar esses maravilhosos vinhos, acompanhados, naturalmente, de excelentes pratos japoneses.
A ideia é que o brasileiro – que toma muito mais vinho tinto do que branco – abra um pouco o horizonte e se dê conta que, para os dias quentes e pratos leves como sushis, nada mais adequado que um bom vinho branco.
E não podemos nos queixar porque há ótimos vinhos de bons preços, com taça começando em R$19 e a garrafa, em R$72.
Os países de origem são os mais diversos: Brasil, obviamente, Argentina, Itália e Portugal e os surpreendentes Eslovênia e Hungria – gratas surpresas!
Em relação aos pratos, também algumas novidades, como os saborosíssimos salmão batera e crispy rice (arroz crocante que gruda deliciosamente no dente).
Os combinados de duplas especiais também são uma ótima opção para quem sempre pede as duplas que são carro chefe da casa, como peixe manteiga com ovo de codorna ou o polvo com azeite trufado.
Impossível não pedir também o atum, com maçã verde e foie gras – de comer de joelhos – e, para os carnívoros, o sashimi de mignon com cogumelo.
Qualquer que seja sua preferência, da próxima vez que for ao melhor restaurante japonês do Rio, não deixe de dar uma provadinha nos novos vinhos. Se ficar na dúvida, também vai ter sempre um garçom bem informado disposto a te ajudar na harmonização!
E se a constante fila na porta te assusta, uma dica: procure chegar cedo, antes das 20hs, que suas chances de conseguir uma mesa aumentam bastante. E depois é só aproveitar! Afinal, o Sushi Leblon é o melhor japonês do Rio.
Fotos: Renata Araújo
Leia também:
Nam Thai: autêntico restaurante tailandês
Miya: um templo japonês de gastronomia
O tradicional japonês Nik Sushi
Shigueru – um verdadeiro restaurante japonês em SP
Joel Robuchon, o chef com mais estrelas no Guia Michélin
Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…
Em uma casa de quatro andares onde funcionou uma fazenda de café em 1850, fica…
Na coluna You Must See desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre o sucesso de "Bridgerton",…
Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Perguntamos, então, a ilustres cariocas quais eram…
Nesta quarta, 20 de janeiro, o Fairmont Rio recebe o chef Franco Noriega para um…
O aniversário de São Paulo é dia 25 de janeiro. A maior metrópole brasileira é…