San Sebastian, a capital da gastronomia espanhola

Publicado por
Renata Araujo

San Sebastian ou Donostia, como chamam os locais,  é sem dúvida uma das cidades mais impressionantes da Espanha. Capital do País Basco, ao norte do país, seu idioma oficial é o euskera, praticamente incompreensível, mas todos falam castellano, é claro. Suas pontes nos fazem lembrar de Paris e sua arquitetura com traços da belle époque, junto com sua alta gastronomia, atraem turistas do mundo inteiro.

donostia

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A pequena cidade, de menos de 200 mil habitantes, vive do comércio e do turismo e será a Capital Européia da Cultura em 2016.

Todos os anos acontece o Festival de Cinema de San Sebastian, no mês de setembro, quando a cidade recebe muitos convidados ilustres, desde 1953. Já passaram por lá Elizabeth Taylor a Alfred Hitchcock, passando por Al Pacino e Woody Allen.

Os famosos se hospedam no suntuoso Hotel Maria Cristina, o mais lindo e tradicional da cidade, aberto desde 1912 e reformado recentemente. Pude comprovar que o hotel faz jus a sua história e além de espetacular, oferece um serviço impecável.

Como fui em Setembro, durante o Festival, as praias estavam vazias, mas no verão, ficam bem cheias, e a mais conhecida é a Praia da Concha, popular em todo o país. O mesmo acontece na vizinha francesa Biarritz. Vale a pena conhecer as duas belas cidades de uma vez.

A gastronomia do País Basco é um capítulo à parte. Dali, saíram alguns dos principais chefs espanhóis contemporâneos, como  Juan María ArzakPedro Subijana o Martín Berasategui e não é a toa que o número de restaurantes com estrelas no Michelin por metro quadrado, é altíssimo.

Destaque para o restaurante Mugaritz, comandado pelo chef  Andoni Aduriz. Fica um pouco mais fastado da cidade e considerado o terceiro melhor do mundo.

Mas para quem quer algo mais informal, há os magníficos bares de pintxos (tapas) na cidade,  vale passear e ir entrando de bar em bar, como fazem os espanhóis, provando os petiscos.

A Casa Alcade é um bem tradicional, que oferece uma variedade de pintxos (petiscos) deliciosos!

E uma curiosidade: você vai escolhendo os pintxos que quiser e colocando em um prato. No final, o cliente é cobrado pela quantidade de palitinhos.

A área antiga da cidade, chamada de Parte Vieja foi cercada por muros em1863, sua arquitetura  é belíssima e onde há grande concentração de bares e restaurantes.

Seja pela gastronomia, pelos eventos culturais ou simplesmente para apreciar sua beleza, San Sebastian sem dúvida é uma cidade única e que vale a visita!

Leia também:

O que fazer em Ibiza

Onde comer em Barcelona

Assisti a um jogo do Real Madrid no Santiago Bernabéu

Onde ficar em Madri

Pepita Perez: uma fofura de loja em Madri

O luxo do hotel Mandarin de Barcelona

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

20 horas atrás

16 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

2 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

2 dias atrás

Da Brambini: clássico restaurante italiano no Leme

Da Brambini: um clássico com mais de 30 anos no Leme que soube manter a…

5 dias atrás

Com assinatura do Hard Rock, Hotel Guitarra nos arredores de Miami entrega luxo e diversos programas

Com assinatura da Hard Rock, Hotel Guitarra perto de Miami entrega luxo e diversos programas.…

6 dias atrás

Onde tomar café da manhã em Nova York

Opções variadas em diferentes pontos da cidade de onde tomar café da manhã em Nova…

6 dias atrás