Mal chegamos em Aveiro, e o grupo chegou à conclusão que era a cidade preferida de todos na nossa estadia em Portugal. Além de colorida, Aveiro é iluminada, encantadora! Então, vamos ao Roteiro de Aveiro, Portugal.

Os tradicionais moliceiros atracadosno canal

Ficamos hospedados no Hotel Moliceiro  muito bem localizado, com quartos temáticos. Fui premiada com o “oriental”, que não tinha muito a minha cara, mas valeu pela diversão.

No Hotel Moliceiro, cada quarto tem um tema

O quarto oriental

A cidade  é conhecida por seus canais e barcos moliceiros, chamados assim porque recolhiam “moliços”, algas que eram o principal  adubo usado nas terras agrícolas de Aveiro. Mas nos anos 70, com a chegada dos adubos químicos, os moliços caíram em desuso. Os barcos hoje são usados para o turismo, mas conservam as mesmas características de antes: formato de meia-lua, cerca de 15 metros de comprimento e um detalhe curioso: na proa os barcos são coloridíssimos, muito bem decorados e  cada um diferente do outro. Nós, como visitantes, não podíamos ir embora de Aveiro sem fazer esse passeio.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A linda paisagem de Aveiro

O contraste do azul do canal e as cores dos moliceiros: paisagem perfeita para uma foto

Um brinde ao dia em Aveiro!

Situada a 300 kms de Salamanca, Aveiro é também a cidade onde nasceram os ovos moles, aquelas delícias portuguesas, que obviamente não só foram devoradas, como ainda compradas pra levar na viagem de volta.

Ovos moles, tradição em Aveiro. Os formatos são de barris, conchas e estrelas

Eu não resisti e também trouxe pro Brasil

Visitamos também a feira de antiguidades, chamada  de feira das velharias, que fica na praça mercado do peixe. a feira é montada sempre no quarto domingo do mês, de 8:00 às 18:00.

 

A fachada do Museu

A bela catedral

O túmulo da Princesa

Um dos pontos turísticos de Aveiro é a catedral, decorada com painel de azulejos do sec XIX e o Museu de Aveiro,  onde está o túmulo da Princesa Santa Joana, que virou freira o século XV e uma exposição permanente de pintura, azulejos e materia textil.

Moradora em uma típica casa de Aveiro

Casa decorada com azulejos

Mais uma casa típica

As antigas casas de pescadores também são atração turística. Elas são todas decoradas com azulejos, usados para combater a maresia que as corroíam. Fiquei encantada com os azulejos, um mais bonito que o outro.

Os belos azulejos que decoram casas e o comércio em Aveiro

O jantar foi em um restaurante muito charmoso, chamado O Bairro.  Comida típica portuguesa, mas com um toque contemporâneo. E tem a vantagem de ficar bem localizado: na Praça do peixe, um dos melhores pontos da cidade para sair à noite. Uma graça as toalhas de papel, personagens como a Dona Rosa vizinha, que sabe tudo da vida de todo mundo…

A fachada do restaurante

Muitas opções de pratos e restaurante bem localizado

No dia seguinte, pertinho dali, na praia da Costa Nova, conhecemos mais casas fofas e coloridas. E cheias de história: no século XIX, os pescadores guardavam aqui os equipamentos. Hoje essas casas tem um valor inestimável. São pintada com riscos vermelhos, verdes, amarelos e ficam todas viradas para a Ria de Aveiro.

Praia da Costa Nova

Algumas casas típicas viraram restaurantes e bares, como esta sorveteria

Provamos uma degustação de bacalhau no tradicional restaurante Bela Rita e depois, fomos ao Museu Marítimo de Ílhavo, onde aprendemos muito sobre o prato mais típico de Portugal e sua pesca, desde a época dos descobrimentos até os anos 70. A pesca chegava a levar seis meses no inverno rigoroso e muitos pescadores acabavam morrendo.

Degustação de bacalhau, pratos preparados de várias formas.

Típica sobremesa portuguesa: leite de creme (para nós, creme brûlée)

O museu do bacalhau

 

Mesmo que você decida não dormir em Aveiro, como fizemos, vale a pena passar o dia nesta cidade simpática de povo hospitaleiro.

Texto e fotos: Renata Araújo

Esta é uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.
Participam da ação #DescubraPortugal: Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem. e eu.

Leia também:
Diverlanhoso: o maior parque de aventura da Península Ibérica
O que fazer no Porto
Press trip para Portugal
Uma viagem para o centro e norte de Portugal
O café mais antigo do Chiado

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás