Por Renata Araújo
A história do Ritz: um hotel de luxo em Madri se confunde com a própria história da família real espanhola.
Um hotel centenário, em uma localização privilegiada, ao lado dos museus mais importantes de Madri, rodeado de bares e restaurantes, a poucos metros do Retiro – o maior parque da cidade – e acessível de ônibus e metrô.
O primeiro hotel cinco estrelas da cidade foi inaugurado em 1910 no prédio onde funcionava um teatro. Décadas depois, o hotel ganha os selos Orient Express e Leading Hotels of the World.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
O lobby impressiona por sua grandiosidade, seus lindos arranjos de flores em uma bela mesa mahogany. Uma escadaria digna de filme nos leva a um imponente lustre do século XIX. É neste ambiente que homens e mulheres se encontram para falar de negócios em meio a turistas de passagem pela capital espanhola.
Mesmo se adaptando aos novos tempos, até hoje no Ritz respira-se tradição. Diferente da maioria dos hotéis de hoje, por exemplo, a recepção fica em um cantinho escondido do lobby, já que este é um momento privado do hóspede, em que ele fornece seus dados pessoais.
Em um estilo belle epoque, inspirado na arquitetura francesa do início do século, o Ritz é famoso por hospedar tanto presidenciáveis como artistas. A pricesa Grace Kelly passou ali sua lua-de-mel com o príncipe de Mônaco, nos idos dos anos 50 e mais recentemente, a atriz Nicole Kidman também ficou hospedada no hotel com seu atual marido, o astro country Keith Urban.
Por ter uma relação direta com a família real (para se ter uma ideia o rei cortava sempre se cabelo ali) o Ritz sempre foi um hotel muito tradicional. Até os anos 50 – pasmem – mulheres não podiam circular usando calça comprida e os homens eram obrigados a usar paletó!
Mas com o passar dos anos, tudo foi mudando. O mais famoso ator espanhol internacionalmente, Antonio Banderas, celebrou seu primeiro casamento nos sintuosos salões do hotel atraindo atenção de madrilenhos e de muitos papparazzi internacionais.
E mais recentemente, a BMW fez ali o lançamento de um novo modelo de carro, já que as janelas são tão amplas que é possível colocar ali um automóvel.
Com três salões para eventos, é comum acontecerem ali diariamente lançamento de produtos, encontro corporativos, além de coquetéis e jantares de negócios. O Ritz está para Madri como o Copacabana Palace está para o Rio.
O serviço no Ritz é impecável! Os funcionários estão sempre sorridentes e prestativos e os concierges prestes a resolver todos os problemas de última hora, além de dar dicas exclusivas da cidade.
Tive o privilégio de ficar em uma das suítes, com uma vista incrível para o Paseo do Prado, endereço de um dos museus mais famosos do mundo, e com sala e quarto separados. Me esperava um generoso chá da tarde – tradição que o hotel herdou da Inglaterra e que se mantém até hoje.
O café da manhã, no mesmo andar do lobby do hotel é farto e típico espanhol, com direito a jamón e tortillas de primeira qualidade.
Foi ali também que tive meu melhor jantar em Madri: um menu degustação no restaurante Goya, sob o comando do prestigiado chef Jorge González, e harmonizado pela premiada sommelier Gemma Vela.
Além da comida impecável, uma atmosfera agradabilíssima, ao ar livre, aproveitando os últimos dias do verão europeu.
Uma banda tocava bolero animando que estava na parte de baixo tomando um drinque em total harmonia com quem, como eu, jantava na varanda. Em outros dias quentes como este, há bandas de jazz e noites caribenhas ou regadas a champanhe.
É claro que fazer as refeições ali, só em alguns meses do ano. Já já a varanda fecha e só volta a abrir em meados de Março.
Além do excelente Goya, o hotel conta também com o charmoso bar Velazquez, bem ao estilo inglês, ideal para um drinque antes do jantar.
Localizado a meia hora do aeroporto de Barajas e a cinco minutos da estação de trem Atocha, o Ritz tem um total de 137 quartos e 30 suítes. Um hotel com alma onde respiramos glamour e tradição e recebemos tratamento classe A no momento em que colocamos os pés no lobby.
Leia também:
Os charmosos mercados gourmet em Madri Como assistir ao jogo do Real Madri no Santiago Bernabéu Segovia, uma cidade pertinho de Madri Onde fazer compras na Espanha O que fazer em Ibiza
Na coluna You Must See dessa semana, Guilherme Scarpa falou sobre a representante do Brasil…
Bene, o restaurante italiano no Sheraton Rio reabriu este mês. Fomos lá conferir as novidades…
Roteiro de férias em Trancoso já que o destino super badalado está em alta. Listamos…
Dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 467 anos. Por isso, algumas personalidades paulistas, falaram…
É mais que necessário ter cuidados com a pele no verão. Por isso, conversamos com…
Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…