Por Helena Mayrink

Já que é tempo de folia, vamos às sugestões de restaurantes para o Carnaval no Rio.

Com tanto para aproveitar no Carnaval, entre desfiles e festas, a gente nem vê o tempo passar! Para repor as energias e matar a fome, só conferir nossas dicas de ótimos pit stops para quem está entre um bloco e outro.

Mil Frutas

Vale experimentar os bolinhos do Aconchego Carioca, como o de aipim com bacalhau ou bobó de camarão e o já famoso de feijoada. Mas há mais opções, como as almofadinhas, feitas com tapioca, que têm dois recheios (camarão e queijo). Para acompanhar, caipirinhas diversas!

Aconchego Carioca

No bar Astor, com vista para a praia de Ipanema, aposte nos sanduíches especiais da casa, como o Vesper Burger, preparado na hora, com contra-filé picado na ponta da faca, coberto com bacon, queijo, cebola e acompanhado de fritas; o filé com Palmira, clássico, com queijo à moda da casa; ou o Deli Pastrami, com muitas fatias de pastrami com mostarda dijon, cream cheese e relish de pepino. Se quiser petiscar, bolinho de arroz, croquete de carne ou pasteis (queijo, carne, camarão, palmito ou misto).

Bar Astor

Bem perto dos melhores blocos desse bairro está o Terzetto Café. Recheado de sanduíches, pizzas e quiches, o local promete fazer sucesso entre os foliões em busca de refeições deliciosas, práticas e com um ótimo custo-benefício. Entre as sugestões mais pedidas estão pratos com presunto de Parma, como a pizza Emiliana, com rúcula e parmesão italiano, e o panini, na focaccia, com queijo brie, tomate seco e rúcula.

Terzetto Café

Se o tempo for curto e a fome grande, provar os sanduíches que fazem sucesso no cardápio do Botequim Informal é o ideal! Alguns muito pedidos são o Informalíssimo, de mortadela ceratti com queijo derretido e fatias de tomate, o milanesa da casa, o de linguiça caipira e o cachorro-quente, com salsicha Frankfürter no pão de leite, servido com relish de pepino, queijo cheddar, mostarda escura e ketchup. Todos no pão francês fresquinho!

Botequim Informal

Outra opção é o Bibi Sucos, com seus hambúrgueres de frango, soja ou picanha, com os melhores acompanhamentos. Ainda tem os hambúrgueres especiais: o marola (de frango com queijo derretido, molho de tomate e orégano) ou o parafina (de picanha com cogumelo paris refogados, queijo cheddar, alface e tomate).

Bibi Sucos

Na Deli 43 – Pavelka, as pedidas certeiras são os tradicionalíssimos croquetes de carne ou frango e o pão com linguiça. Para beber, nada melhor do que o tradicional mate da Pavelka, chope Imperial ou caipirinha.

Deli43 - Pavelka

Sanduíches também são um must do Garrafeiro Informal! Experimente o cachorro quente, com salsicha alemã no delicioso pão de leite; o churrasquinho, filé mignon com queijo derretido no pão francês, com ketchup e mostarda; e o sanduíche de filé de frango grelhado, com rúcula e gorgonzola no pão francês.

Garrafeiro Informal

Já no gourmet Meza Bar, no Humaitá, vale experimentar alguns petiscos, a exemplo do mix de pastéis e do camarão crocante com bloody mary. Ou mesmo o hambúrguer de picanha com queijo ementhal, hambúrguer ao molho de funghi com rúcula, lascas de parmesão e azeite de trufas, ou wrap de salmão marinado em jasmim com queijo feta e mel.

Meza Bar

Rápidas e super leves são as bruschettas da Prima Bruschetteria. Alguns sabores clássicos são de tomate italiano, mozzarella de búfala e pesto de manjericão; de presunto de parma, queijo de cabra e rúcula; e de brie, mel e nozes. De acompanhamento, para continuar no ritmo da folia, peça um aperol spritz, feito com espumante, club soda e aperol.

Prima Bruschetteria

No Pipo, do chef Felipe Bronze, as boas para o Carnaval incluem caldinho de feijão, feito na casa com espuma de couve; aipim frito, com espuma de queijo coalho defumado; e pasteis, feitos com carne seca, pupunha e pimenta dedo de moça, ou queijo serra da Canastra, com alho poró acidulado. Entre os sanduíches, destaque para o Camarones, com camarões, maionese de gengibre, funcho e abacate; e o De Panela, com pão de leite, carne assada, picles, molho ferrugem e aioli. Para acompanhar, o CaipiPipo, feito com limões, rapadura, especiarias e cachaça.

restaurante Pipo

Ponto de encontro para os foliões no Leblon, o Q traz suas sugestões: mix de boteco – com coxinha de pato confit, dadinhos de tapioca com provolone e ovo de codorna com maionese trufada -, e mini hambúrguer com creme de cogumelos trufado. No brinde, Rocket Collins, com gin, rúcula, uva, limão siciliano, maçã-verde e soda de limão, e Jungle, com Absolut Pears, suco de melancia, limão, xarope de banana e soda com lâminas de pepino.

Q Gastrobar

No Venga!, entre as opções de tapas do cardápio, vale apostar na pincho de pimento de piquillo recheado com atum; o sanduíche Bikini, feito com pão de miga, ementhal, presunto cozido e azeite trufado; e a Bomba, um bolinho de batata recheado com filé mignon picante. Una com a cerveja espanhola Estrella Damm Lemon, de seis partes de cerveja para quatro de limão, e torne tudo refrescante.

Venga!

Para os que não resistem aos doces para repor as energias entre os blocos, a Torta & Cia oferece fartas fatias dos mais deliciosos sabores da casa. Entre eles, a maravilha de abacaxi, de pão de ló recheado com doce de abacaxi e creme maravilha, coberto com chantilly; a torta de quindim adamascado, feita com massa de quindim coberta com chantilly e geleia de damasco; e os rocamboles, como o chocobaba, de uma massa levíssima de chocolate recheada com baba de moça, coberta com calda de chocolate meio amargo.

Torta & Cia

Por último, também doce, claro, a sorveteria Mil Frutas aposta nos sabores “caju alegre” e figo com água de coco, este perfeito para hidratar no pós-folia.

Mil Frutas

Fotos: Divulgação

Leia também:

Novo café gourmet no Forneria

Almoço Mandarin Oriental no Rio

Restaurantes do Rio aderem ao Ano Novo Chinês

Encontro de bloggers e jantar no Alloro

Novidades gastronômicas no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.