IMG_4677

Há inúmeros e variados bons restaurantes em Miami,  o quesito gastronomia tem se sofisticado nos últimos tempos e só come mal quem quer. É possível encontrar restaurantes de todas as nacionalidades e recentemente, fui convidada para almoçar em um restaurante espanhol maravilhoso, o Xixón.

O clima típico espanhol nas paredes do restaurante

Vale lembrar que morei na Espanha por três anos e sou bastante exigente com a qualidade da comida. Por isso mesmo, posso garantir que o Xixón é autêntico, me senti em Madri!

E para surpresa de vocês, o dono do restaurante é… brasileiro! Mas não pensem que é meu amigo ou parente, ele me seguia no twitter e simpaticamente me fez o convite para conhecer o lugar na próxima vez eu fosse a Miami.

O simpático casal Carlos e Begoña

Carlos mora há vinte anos nos EUA e trabalhava em banco; casou-se com uma espanhola e abriram primeiro uma delicatessen com produtos espanhóis. Fez tanto sucesso, que resolveram partir para algo maior e assim surgiu o Xixón, que vem do nome Gijón, em Astúrias, região onde Begoña, a dona, nasceu.

A varanda com o quadro de sugestões dos pratos do dia

Localizado no bairro de Coral Gables – de alma espanhola, a começar pelo nome das ruas – o Xixón abre todos os dias para almoço e jantar e tem  cozinha tradicional ibérica, com um toque contemporâneo, diferente de outros que acabam cedendo a influência cubana na cidade e misturando um pouco os ingredientes. Dois chefs se alternam na cozinha: um de San Sebastian – a capital gastronômica da Espanha – e outro de Cádiz, no sul da Espanha.

Pedimos de entrada gambas a la ajillo e pulpo a la gallega, que estavam divinos! Depois o chef nos recomendou um peixe que estava bem fresquinho, no ponto! E como ninguém é de ferro, fui “obrigada” a provar minha sobremesa espanhola favorita: churros con chocolate! Dos Deuses!

O salão principal

A parte debaixo, muito comum nos restaurantes espanhóis

O terceiro andar

A visão de cima do restaurante

O Xixón é dividido em quatro ambientes:  o salão principal, onde fica o bar, a parte debaixo, mais reservada, onde fica a adega, o  mezzanino, ideal para grandes grupos e a varanda, para quando o tempo permite.

O bar com TV para jogos e outros eventos

Às quartas feiras, o restaurante recebe um guitarrista madrienho de 19hs às 21hs, que anima quem curte um happy hour. Aliás, tomar um drinque no simpático bar e comer uns tapas é uma ótima pedida, ou então provar  uma taça de vinho da extensa carta, que são servidos através da Enomate, um sistema italiano super moderno que serve vinho em taça.

Decoração típica espanhola

Produtos espanhóis à venda no restaurante

Bebidas, doces e condimentos espanhóis

Se você está cansado de hambúrgueres e comida italiana, recomendo muito uma ida a este simpático e ótimo restaurante fora da zona turística da cidade, dos meus agora amigos, Carlos e Begoña.

Leia também:

Onde comprar artigos de casa e decoração, em Miami
Roteiro completo de Miami: compras e restaurantes
Estiatório Milos: lindo e delicioso
SLS – um hotel de luxo em Miami
La Gloutonnerie: um autêntico francês em Miami
Luxo e conforto no Four Seasons de Miami
Restaurante italiano e sports bar em Miami
Cassino e shopping em Miami: Village Park Golfstream
Noite de rainha no Mandarin Oriental de Miami
Miami, pelo músico Rodrigo Sha
 

 

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.