capa skylab

Por Monica Barros

Rio othon palace

O restaurante Skylab, no Rio Othon Palace, localizado na praia de Copacabana, está recebendo até 20 de setembro o maitre fromagier Gérard Poulard, um dos maiores especialistas de queijos do mundo. Junto com o chef do hotel,  o também francês Jean Yves Poirey, eles prepararam jantares especiais com harmonizações de vinhos e espumantes. O público está tendo uma excelente oportunidade de conhecer a mesa de queijos considerada pelo Guia Michelin a melhor do mundo!

Queijos Franceses

Durante o festival, as opções ficam entre o jantar completo ou a degustação da seleção de queijos compilada por Poulard, um verdadeiro tour gastronômico pela França, já que o país possui centenas de tipos de queijo. Em qualquer uma das opções, o próprio frommagier, nascido em Lyon e com vasta experiência em restaurantes de Paris, vai explicar a origem de cada um, o modo de fazer e quais os melhores acompanhamentos. Uma verdadeira aula!

Queijos

Na noite de abertura do festival, o menu assinado por Jean Yves foi uma excelente amostra do que seria apresentado ao público.

Ambiente restaurante skylab

Uma combinação diferente e leve nos deu as boa vindas, com um gateau de fígado de ave com lagostins e o vinho branco Bouscassé Pacherenc.

Pratos Skylab

O mais curioso é que, depois do prato principal, composto por filé mignon em massa de brioche, aspargos e purê de batata baroa e com um toque especial da mostarda violette de Brive, é que seria a vez de saborear os queijos. Essa é a tradição na França, onde geralmente a tábua de queijos é servida antes ou junto com a sobremesa, que traz também algumas frutas para contrabalançar todos os sabores fortes. Mas como o próprio Poulard disse, cada um deve consumir o queijo da forma que quiser e na hora que quiser, não é preciso seguir regras. Eles apenas dão sugestões de como harmonizar melhor.

Pratos Restaurante Skylab

E realmente a escolha pelo vinho tinto da região de Côtes du Rhône foi essencial para acompanhar os diversos tipos de queijo servidos.

Queijos e vinhos

Seguindo a ordem imaginada por Poulard, primeiro provamos os queijos de cabra por serem mais leves. Mas mesmo esses de paladar mais suaves tem algumas variedades bastante fortes, o que para algumas pessoas é melhor apreciado acompanhando frutas ou geleias. Depois os queijos de vaca, seguido dos queijos de ovelhas. Tem para todos os gostos. Difícil é resistir a tanta fartura!

Festival de queijos

Para sobremesa, peras pochées com calda de hibiscos, chantilly e biscoitos Saint Honoré, com uma boa taça de vinho Macvin du Jura Blanc fechando a noite.

Sobremesas

Ao todo, foram trazidos ao Brasil 120 especialidades de queijos que  vieram pra cá em condições extremamente especiais em caixas climatizadas e dentro de contêineres específicos. Todos os queijos são semi ou artesanais e representam fortemente a tradição de cada região francesa, bem como as diversas raças de vacas, ovelhas e cabras que dão origem aos diferentes tipos de leite. Para quem gosta de gastronomia francesa é um prato cheio. E ainda nos dá oportunidade de conhecer a culinária de Jean Yves à frente do Skylab, muito bem situado no terraço do hotel, com uma vista linda da orla da Avenida Atlântica aos seus pés.

Hotel Othon

Fotos: Monica Barros

Leia mais:

Almoço harmonizado com vinhos da Allegrini

Lasai – alta gastronomia no Rio

L’Etoile, restaurante do Hotel Sheraton

L’Entrecôte de Paris no Rio

Setembro de 2014.

 

 

 

 

 

 

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.