Categorias: Brasil Gastronomia

Paris Gastrô, requinte na Praia do Flamengo

Publicado por
Renata Araujo

Por Monica Barros

Criado em 2012, o restaurante Paris Gastrô une elegância e modernidade num dos locais mais bonitos do Rio de Janeiro, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.  O palacete que abriga o restaurante nos transporta para o estilo requintado da década de 20, com toda pompa da época, e toda a beleza presente em cada detalhe dos diversos cômodos.   Com grandes lustres de cristal, cortinas de seda, cadeiras em estilo francês do século XVIII e louças da Companhia das Índias Orientais, ele lembra bastante os grandes salões parisienses. O toque moderno está na gastronomia contemporânea do menu assinado pelo chef Thiago Flores.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Em total sintonia com a atmosfera da mansão, o Paris Gastrô oferece um menu degustação com vieiras, polvo e foie gras, podendo ser harmonizado com  a carta de vinhos. Um menu executivo é servido durante semana, o Paris Express. Para o jantar, a casa apresenta um cardápio diferente. Como sugestão de amuse bouche, o verrine de sopa de ervilha com torradas levíssimas é um bom começo.Entre as várias entradas, uma ótima saladinha pode ser o mix de folhas, brotos e lâminas de vegetais com vinagrete de bacuri. Provei ainda uma deliciosa combinação de cogumelos (portobello, shimeji e shitake) defumados no próprio restaurante, com molho de açafrão e brotos em vinagrete com aroma de Bourbon.                                      

Os pratos principais podem ser escolhidos entre peixes, carnes ou uma opção de massa. Destaque para o saborosíssimo cordeiro em três momentos, feito com batata baroa em gel, em lascas e a própria batata, ao extrato de hortelã e azeite de menta. A recomendação do maitre Marcos é saboreá-lo como costuma ser servido na França: ao ponto. Assim como o mignon à francesa, também servido no Paris Gastrô. Um prato mais leve pode ser o badejo, ou o peixe do dia, com palmito pupunha, alho poro, molho defumado de crustáceos e azedinha. Com um ar mais tropical, o camarão VG com risoto e lascas de coco também é uma escolha difícil de resistir.

                                                                    

Para sobremesa, a éclair de limão siciliano e chocolate, a tarte tatin, e o Saint Honoré são algumas opções do charriot des desserts. Entre as delícias à la carte, destaco o Louis XV, uma deliciosa mousse de chocolate belga meio amargo com camada crocante, dacquoise de chocolate e sorvete de doce de leite. Uma loucura de bom! Os clássicos creme brulée e petit gateau  também são oferecidos.

Com serviço muito atencioso e eficiente, os pratos aliam o toque francês com a personalidade brasileira. Além disso, o Paris Gastrô usa produtos orgânicos como uma aposta nas tendências atuais.

E como não poderia deixar de ser, um pedacinho da casa também entrou no clima da Copa do Mundo.  No Paris Bar, que conta com uma carta de drinks premiada, o mixólogo Alex Mesquita, eleito barman do ano de 2013 pela Veja Rio Comer & Beber, criou para homenagear o Mundial três drinques inspirados nos adversários do Brasil nessa primeira fase dos jogos: Croácia, México e Camarões. Aproveite o campeonato como uma ótima desculpa para provar cada uma das criações!

O primeiro é o Rakija (Croácia), nome inspirado em um dos destilados dos Balcãs. Esse drink leva vodka infusionada com pêssego, uva Itália e açúcar para dar mais leveza à bebida.

Já o Puebla (México) é feito com dois carros-chefes do país: a tequila e o agave. O drink leva pimenta, abacaxi, que harmoniza bem com a tequila e o mel de agave que dá equilíbrio à receita, além de uma textura diferenciada.

O Bikutsi é inspirado na seleção de Camarões. O mixólogo optou por utilizar Amarula, licor típico da África Central, que harmonizado com café, é uma ótima opção para degustar após a sobremesa.

O Paris Gastrô está num local privilegiado, bem em frente à Praia do Flamengo, emoldurada pelo Pão de Açúcar. Tombado pelo Departamento Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, a construção já é por si só uma atração. Com estilo arquitetônico francês, foi construído em 1920, e todas as suas peças, como o piso parquet, os vitrôs e portais vieram da Europa. Com vários ambientes amplos, muitos eventos são realizados aqui, as noivas, por exemplo, adoram fazer suas festas de casamento no salão principal. A experiência de jantar no Paris Gastrô fica ainda mais completo com um rápido tour pela mansão, onde glamour e história convivem lado a lado!

Fotos: Monica Barros

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás