paris gastro

Por Monica Barros

Criado em 2012, o restaurante Paris Gastrô une elegância e modernidade num dos locais mais bonitos do Rio de Janeiro, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.  O palacete que abriga o restaurante nos transporta para o estilo requintado da década de 20, com toda pompa da época, e toda a beleza presente em cada detalhe dos diversos cômodos.   Com grandes lustres de cristal, cortinas de seda, cadeiras em estilo francês do século XVIII e louças da Companhia das Índias Orientais, ele lembra bastante os grandes salões parisienses. O toque moderno está na gastronomia contemporânea do menu assinado pelo chef Thiago Flores.

foto1

foto2

Em total sintonia com a atmosfera da mansão, o Paris Gastrô oferece um menu degustação com vieiras, polvo e foie gras, podendo ser harmonizado com  a carta de vinhos. Um menu executivo é servido durante semana, o Paris Express. Para o jantar, a casa apresenta um cardápio diferente. Como sugestão de amuse bouche, o verrine de sopa de ervilha com torradas levíssimas é um bom começo.Entre as várias entradas, uma ótima saladinha pode ser o mix de folhas, brotos e lâminas de vegetais com vinagrete de bacuri. Provei ainda uma deliciosa combinação de cogumelos (portobello, shimeji e shitake) defumados no próprio restaurante, com molho de açafrão e brotos em vinagrete com aroma de Bourbon.                                      

foto3

foto4

Os pratos principais podem ser escolhidos entre peixes, carnes ou uma opção de massa. Destaque para o saborosíssimo cordeiro em três momentos, feito com batata baroa em gel, em lascas e a própria batata, ao extrato de hortelã e azeite de menta. A recomendação do maitre Marcos é saboreá-lo como costuma ser servido na França: ao ponto. Assim como o mignon à francesa, também servido no Paris Gastrô. Um prato mais leve pode ser o badejo, ou o peixe do dia, com palmito pupunha, alho poro, molho defumado de crustáceos e azedinha. Com um ar mais tropical, o camarão VG com risoto e lascas de coco também é uma escolha difícil de resistir.

foto5

foto6                                                                   foto7 foto8

Para sobremesa, a éclair de limão siciliano e chocolate, a tarte tatin, e o Saint Honoré são algumas opções do charriot des desserts. Entre as delícias à la carte, destaco o Louis XV, uma deliciosa mousse de chocolate belga meio amargo com camada crocante, dacquoise de chocolate e sorvete de doce de leite. Uma loucura de bom! Os clássicos creme brulée e petit gateau  também são oferecidos.

foto9

foto10

Com serviço muito atencioso e eficiente, os pratos aliam o toque francês com a personalidade brasileira. Além disso, o Paris Gastrô usa produtos orgânicos como uma aposta nas tendências atuais.

E como não poderia deixar de ser, um pedacinho da casa também entrou no clima da Copa do Mundo.  No Paris Bar, que conta com uma carta de drinks premiada, o mixólogo Alex Mesquita, eleito barman do ano de 2013 pela Veja Rio Comer & Beber, criou para homenagear o Mundial três drinques inspirados nos adversários do Brasil nessa primeira fase dos jogos: Croácia, México e Camarões. Aproveite o campeonato como uma ótima desculpa para provar cada uma das criações!

O primeiro é o Rakija (Croácia), nome inspirado em um dos destilados dos Balcãs. Esse drink leva vodka infusionada com pêssego, uva Itália e açúcar para dar mais leveza à bebida.

uva-201x300

Já o Puebla (México) é feito com dois carros-chefes do país: a tequila e o agave. O drink leva pimenta, abacaxi, que harmoniza bem com a tequila e o mel de agave que dá equilíbrio à receita, além de uma textura diferenciada.

pimenta-198x300

O Bikutsi é inspirado na seleção de Camarões. O mixólogo optou por utilizar Amarula, licor típico da África Central, que harmonizado com café, é uma ótima opção para degustar após a sobremesa.

amarula-200x300

O Paris Gastrô está num local privilegiado, bem em frente à Praia do Flamengo, emoldurada pelo Pão de Açúcar. Tombado pelo Departamento Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, a construção já é por si só uma atração. Com estilo arquitetônico francês, foi construído em 1920, e todas as suas peças, como o piso parquet, os vitrôs e portais vieram da Europa. Com vários ambientes amplos, muitos eventos são realizados aqui, as noivas, por exemplo, adoram fazer suas festas de casamento no salão principal. A experiência de jantar no Paris Gastrô fica ainda mais completo com um rápido tour pela mansão, onde glamour e história convivem lado a lado!

paris

Fotos: Monica Barros

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.