paradis capa

Por Monica Barros

Que tal um happy hour diferente? No meio da agitação de Copacabana, um lugar para descontrair depois do trabalho com um toque de França e da deliciosa frescura parisiense, o Paradis Délices Français. Sua loja principal fica em Copacabana, mas a casa tem aberto filiais em vários outros pontos da cidade. Afinal, é na Paradis que você encontra os melhores macarons fraceses, hoje também presentes na Barra, Gávea, Tijuca e Niterói.

paradis, copacapana

A Paradis foi uma das primeiras patisseries no Rio totalmente dedicada aos macarons, e logo se tornou notícia na cidade. Sua fachada já atrai pela Torre Eiffel na vitrine. E adentrando a lojinha, uma festa para os olhos: macarons de todas as cores espalhados pelo balcão de vidro, do mesmo jeito que são vendidos na França. Os ingredientes são europeus, a forma de fazer é artesanal, propiciando degustar o doce como os originais.

IMG_20140731_184603333 1

À frente das receitas está o chef francês Pierre Cornet-Vernet, que se mantém fiel a tudo que aprendeu com sua avó em termos de culinária. E a graça está em combinar sabores de outros países com frutas brasileiras para uma mistura de culturas. A patisserie aproveita também datas especiais para promover novidades. Durante a Copa do Mundo foram criados sabores inspirados nas seleções participantes, como Itália, Espanha, Uruguai e a poderosa Alemanha.

Macarons Paradis

O ambiente também é muito agradável e bem característico das confeitarias francesas. Mesinhas e um confortável sofá com almofadinhas, apoiados num encosto revestido de couro branco que se destaca em meio ao colorido dos balcões. E nos fundos um pequeno lounge com sofá de quatro lugares, algumas cadeiras e uma mesinha de centro. É o lugar perfeito para um happy hour à base de Chandon Rosé ou Brutt, que combinam muito bem com os doces. O espumante quebra um pouco o gosto do açúcar, que não é muito carregado tornando os doces bem leves, um dos segredos das pâtisseries francesas. Belas prateleiras iluminadas compõem essa pequena sala, dando conforto e tranquilidade para um encontrinho de amigas ou de casais apaixonados. Tudo muito charmoso e convidativo.

mtg paradis

Para quem quiser variar um pouquinho, outros doces típicos também são vendidos. O Mademoiselle vem recheado com marshmallow e diversos sabores a escolher, como praliné, chocolate belga, frutas vermelhas e limão com hortelã. Uma das estrelas do Paradis é o Montmartre: chocolate crocante e geladinho por fora e no interior também vários sabores para nos tentar: brownie com praliné, chocolate branco com maracujá, tarte tatin entre outros. Os chocolates belgas e éclairs são bastante procurados. Uma escolha menos tradicional fica por conta do sorvete de macaron, que vem num pirulito como um picolé! Mas o grande show fica mesmo a cargo dos macarons! Sempre há um novo sabor a se provar. O de amarena dá a sensação de estar comendo a própria frutinha, e o de limão siciliano é simplesmente irresistível.

IMG_20140731_184451727

Todos esses mimos podem ser levados pra casa em lindas caixinhas finamente decoradas, ou dados de presente. Quem não gostaria de ganhar uma Torre Eiffel tamanho médio inteirinha feita de chocolate belga?!

IMG_20140731_184632682

Fotos: Monica Barros

Leia também:

Deli Delícia – a nova delicatessen de Botafogo

Macarons da Ladurée em São Paulo

Sobremesas do Le Pre Catelan

Empório Jardim – deli, bistrô e padaria

Agosto de 2014.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.