Onde comer em Barcelona: entre bares de tapas e restaurantes

Segunda maior cidade da Espanha, Barcelona, entre outros atrativos, é conhecida por sua gastronomia de ponta. Afinal, foi na Catalunha, no começo dos anos 2000, que começou um movimento gastronômico singular. Encabeçado por chefs visionários, como Ferran Adrià, Santi Santamaria, Joan Roca y Carme Ruscalleda, a cozinha local foi elevada para um nível mundial. Sendo assim, este legado segue fazendo história e encantando gourmets de diversas partes do mundo que viajam até lá só para comer. Portanto, leia neste posts nossa seleção de onde comer em Barcelona e saiba onde foram parar esses chefs tão geniais!

Aproveite para ler mais dicas da Espanha:

Aliás, se você tem planos de viajar para Barcelona, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Veja as dicas de onde comer em Barcelona

ABaC

Quem está disposto a gastar um pouco mais, não deve hesitar em conhecer o ABaC, um dos poucos  restaurantes em Barcelona a ter três estrelas no Guia Michelin. Localizada no hotel de mesmo nome, um pouco afastado do bairros turísticos, a charmosa casa oferece um menu degustação delicado e divino, criado pelo premiado chef Jordi Cruz. Assim, o jovem catalão faz uma cozinha criativa, misturando técnica e inovação. O restaurante é sofisticado, silencioso, com uma iluminação discreta e perfeita, além de possuir poucas mesas.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Onde comer em Barcelona
O ambiente do ABaC

Endereço: Avenida Tibidabo, 1

Adobo

No bairro residencial de Sarrià, o Adobo tem como característica o uso constante de molhos e condimentos. Com um grande salão bem iluminado, a casa possui um ambiente agradável e uma cozinha afetiva, onde saem pratos da terra e do mar elaborados pelo chef Enrique Valentí. Aliás, a iluminação diurna é potencializada com a instalação de um teto falso que cria uma luz agradável e homogênea em todo o espaço, que tem 52 lugares. À noite, no entanto, as luzes são em tons laranjas, motivando, um ambiente intimista na zona interior com candeeiros individuais nas mesa.

Endereço: Calle Milanesat 19 – 08017

Bar Mut 

O clássico Bar Mut, na capital Catalã, está muito bem cotado pelo New York Times. Acolhedor, o restaurante oferece um cardápio escrito em quadros negros que muda todos os dias. A princípio, a adega é recheada com rótulos do mundo inteiro. Aliás, todos os pratos são para dividir e o destaque vai para o carpaccio de gambas com papas e ovos. Para fechar, a sobremesa pan viejo, um tipo de rabanada, faz sucesso no Bar Mut.

Endereço: C/ de Pau Claris, 192

Blanc

Apesar de ficar no piso abaixo do lobby do Mandarin Oriental, é possível ver o Blanc de cima por uma enorme grade branca vazada em mosaicos. Aliás, o ambiente é bem iluminado, o que torna ainda tudo mais deslumbrante. Comandado pela super chef Carme Ruscalleda, que tem no currículo nada menos que 7 estrelas Michelin, o restaurante possui uma gastronomia concentrada na culinária catalã moderna, com ingredientes naturais e sazonais. Portanto, oferecer uma experiência sensorial gourmet com pratos modernos, além das clássicas tapas espanholas, é um dos objetivos do Blanc.

Endereço: Passeig de Gràcia, 38-40

Compartir

Dos mesmos donos do Disfrutar (que falaremos logo abaixo), porém mais descontraído, o restaurante tem ambiente elegante, mas acolhedor e espaçoso. Com menu mediterrâneo, oferece uma experiência gastronômica formidável, com pratos à la carte, e como diz o nome, para compartilhar. Inspirado no Compartir Cadaqués, original restaurante em Girona, a gastronomia molecular inventiva criada pelo trio de chefs estrelados é arrebatadora! 

End: C/ de València, 225

Disfrutar

O Disfrutar é o segundo melhor restaurante do mundo, de acordo com a lista do The World’s 50 Best Restaurants e tem três estrelas Michelin. Assim, os chefs catalães Mateu Casañas, Oriol Castro e Eduard Xatruch fazem um trabalho extraordinário! Eles oferecem pratos criativos e delicados, com uma apresentação surpreendente, onde o sabor sempre se destaca. Inclusive, a leveza do ousado menu mediterrâneo é constante e terminamos a refeição sem nem perceber o quanto comemos. Além disso, a decoração é inovadora e o ambiente muito bem iluminado e elegante.

Endereço: C. de Villarroel, 163

Suculent

Indicado no Guia Micheli, o intuito no restaurante é molhar lentamente os alimentos em caldos e  molhos de gastronomia mediterrânea e espanhola. Com ambiente mais relaxado, os pratos também são informais e ideais para dividir. Ou seja, uma cozinha contemporânea que oferece clássicos reinterpretados. Além disso, o serviço é simpático e a apresentação caprichada.

End: Rambla del Raval, 45

Taco Méndez

A Taqueria de Albert Adrià e Paco Méndez oferece alta gastronomia em um ambiente descontraído. A princípio, a Taco Méndez abriu em 4 de outubro, e funcionará até 10 de março de 2024. A casa oferece uma comida de alto nível, como tortilhas feitas na hora, a preços acessíveis. Assim, as receitas tradicionais mexicanas elaboradas de forma tradicional e caseira trazem um sabor especial. A capacidade do restaurante é de 60 pessoas e ele abre de quarta a sexta-feira, das 19h às 00h, e sábados e domingos de 12h às 00h. Entre as deliciosas opções, destaque para os tacos al pastor, cochininita pibil, aguacate macha, adobo flor e quesadillas.

Endereço: Rua Tamarit, 91 (antiga Bodega 1900)

Tapas 24

As simpáticas mesinhas na calçada mostram que o bar não tem uma parte interna grande. No Tapas 24, cabem no máximo 37 pessoas e geralmente tem fila, além de uma mistura diversa de turistas no local. A comida é divina e o destaque do menu – assinado pelo chef Carles Abellánvai – vai para o mini hambúrguer de foie gras. já o biquini, é um tipo de misto quente, que também é delicioso. O Pan con tomate faz sucesso por ser um clássico entre os tapas espanhóis. Aliás, os garçons do Tapas são comunicativos e ágeis, algo que não acontece em todos os bares espanhóis.

Endereço: C/ de la Diputació, 269, 08007

Tragaluz

Caso canse de comer tapas durante o dia, o Tragaluz oferece um jantar de verdade. Moderno e com um ambiente agradável, a casa ainda possui uma excelente gastronomia. Por isso, de entrada, vale pedir as saborosas ostras. No principal, destaque para o tradicional gazpacho espanhol. Para encerrar com chave de ouro, o creme brulée divino!

Onde comer em Barcelona
Diversos quadros compõe a decoração do Tragaluz

Endereço: Passatge de la Concepció, 5

Gostou da lista de restaurantes em Barcelona? Portanto, tenho certeza que vai gostar de alguma destas opções, para comer bem em Barcelona!

Novembro de 2023
Fotos: Renata Araújo e divulgação
Colaboração: Leonardo Marchetti

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!