Categorias: Lifestyle

O que levar na nécessaire de viagem

Publicado por
Duda Vetere

O que levar na nécessaire de viagem é uma pergunta frequente a todos os passageiros. Chamamos então a dermatologista Paula Periquito para nos ajudar a levar os produtos certeiros.

Por Paula Periquito

E lá está você, frente a frente com todos aqueles vidrinhos e potinhos chiquérrimos, bem caros e maravilhosos que te deixam sensacional no dia a dia. Tudo prescrito por seu dermatologista, naturalmente. Mas vale a pena levar TUDO na sua mala de viagem? A resposta é simples: Não. E é fácil compreender.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A nossa pele sofre interferências diretas do clima. Vocês já devem ter percebido que no inverno ela fica mais seca, no verão mais oleosa, algumas doenças de pele são mais comuns em determinadas épocas do ano. A umidade relativa do ar também influencia muito. Ou seja, nem precisaríamos ir muito longe. Se você mora em Manaus e vai dar uma voltinha por Brasília, sua pele vai sentir a diferença.

Não à toa, as grandes indústrias farmacêuticas estão investindo pesado em produtos diferenciados para cada país. Exatamente isso! O filtro solar que você compra aqui no Brasil, que tem exatamente o mesmo nome, muitas vezes a mesma embalagem (e custa metade do preço, infelizmente), em Paris, pode ter uma fórmula completamente diferente. E o barato vai sair caro.

Então como resolver essa questão? Sempre procuro orientar os meus pacientes a começarem pelo começo. Isso mesmo! O que levar dentro do avião! De acordo com as regras da aviação civil, em viagens internacionais não podemos levar nenhum produto com mais de 100ml. E fiquem atentos pois isso inclui até mesmo embalagem com mais de 100ml de capacidade. Já presenciei uma pessoa sendo obrigada a deixar um vidro de perfume que estava com menos da metade do conteúdo, mas tinha uma capacidade grande.

1.Água termal: Dentro do avião a umidade é mínima. Muitas vezes a pele chega a rachar. Vale a pena um frasquinho de água termal para amenizar as possíveis irritações. 2. Lenços de limpeza (Dermotivin Control / Galderma): Este é apenas para quem tem pele super oleosa, com tendência a acne. Em situações especiais, esses lencinhos substituem a limpeza com água e sabão, sem agredir a pele.3. Lenços para retirar a maquiagem (Make-up Remover/ Comodynes): Já disponíveis para venda no Brasil, tem a vantagem de vir em embalagens individuais! Servem para todo o rosto e para a área dos olhos também. Nada de dormir de rímel! Nem dentro do avião! Ou você quer começar as suas férias com uma conjuntivite alérgica?

4. Hidratante labial (Bepantol): Simplesmente maravilhoso e indispensável já que os lábios são os mais prejudicados com o ressecamento do avião. 5. Lubrificante ocular (Optive flaconetes / Allergan): Também importante, principalmente para quem não dispensa as lentes de contato. Este tem a vantagem de vir em doses individuais, em flaconetes, que além de serem práticos (você não precisa carregar o frasco inteiro, que pode até se perder no meio da viagem) ainda não tem risco de contaminação. 6. Kit dental de viagem: Amo este da Colgate! Já que a maioria das companhias aéreas não fornece mais o kit na classe econômica…

7. Hidratantes faciais (Hydrating B5 Skinceuticals ou Aquaporin da Eucerin): Não precisa levar os dois! O primeiro é uma boa opção para quem tem pele oleosa, pois é um sérum; já o segundo para as peles normais a secas.

Mas agora e quanto aos produtos do dia a dia? Sinceramente acho que fórmulas manipuladas, contendo ácidos e clareadores não devem ser levadas para as viagens de férias. Em primeiro lugar porque são produtos que na maioria das vezes precisam ser conservados em geladeira. Durante o transporte longo certamente irão sofrer alterações químicas que podem ocasionar alergias e irritações. Além disso, como já foi explicado, a nossa pele acaba ficando mais ressecada em locais de clima frio e mesmo que a viagem seja para um local quente, as fórmulas não combinam com o excesso de exposição solar que acabamos nos submetendo. (A não ser que você ande pelas ruas de “sombrinha” como as japonesas ou vá à praia de burca!)

Durante as viagens, bom mesmo é abusar dos séruns com efeito tensor que além de hidratarem e uniformizarem a pele, dão aquela esticadinha no melhor estilo “sutiã de rosto”. Amo o Liftactiv Sérum 10 da Vichy!

Para as “fancy trips”, vale a pena investir também em produtos como os BB Creams e CC creams. Eles disfarçam as imperfeições, iluminam, alisam, possuem fator de proteção solar e ainda hidratam a pele. Economia de peso, espaço e tempo na sua viagem.

Já para quem vai encarar a praia é imprescindível ter em mãos um filtro solar poderoso. Os filtros sequinhos e maravilhosos que usamos no dia a dia não se prestam para estes casos. Justamente por terem esta cosmética incrível eles acabam perdendo na resistência aos fatores externos, como suor, vento e água. Nestas situações indico para os meus pacientes filtros solares infantis. Zero risco de irritações na pele! Zero risco de queimaduras (se bem aplicado é claro!)

Então é isso! Minhas palavras de ordem para viagens de férias são: “Demage control”! Ou seja, controlar os possíveis danos, sem deixar de aproveitar os dias de folga! Se durante este período conseguirmos manter uma rotina de limpeza, hidratação e proteção solar, certamente voltaremos das férias prontos para recomeçar os tratamentos intensivos prescritos pelo dermatologista. Você pode estar de férias, mas a sua pele deve ter apenas uma “folguinha” parcial.

Paula Periquito Cosenza é dermatologista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora da pós graduação em dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

E-mail: paulaperiquito@globo.com

Para marcar consulta com a Dra.Paula é só liga para a Beauty Laser, telefone: (21) 25296192 – clínica de dermatologia e estética no Leblon.

Fotos: Reproduções da internet

Outubro de 2014.

Leia mais:

Como fazer uma mala de inverno

Fratelli lança seu novo menu de primavera

O que fazer em NY no inverno

Novidades em Miami

 

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

12 horas atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

3 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

6 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

6 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

1 semana atrás