Berlim é, provavelmente, a cidade mais importante da Europa que ainda não conheço e estou louca para reverter este quadro! Esta semana tive um gostinho de lá ao ser convidada pelo órgão de turismo Visit Berlin, que organizou um evento no Rio para promover a cidade, junto com o turismo de Viena – cidade que conheci na adolescência.

Turismo Berlim e Viena

Já é a quarta vez que as cidades se juntam e promovem suas marcas entre jornalistas brasileiros, no intuito de incentivar os turistas a conhecerem as duas em uma mesma viagem. A ideia é unir a tradição de Viena com a modernidade de Berlim.

Turismo Berlim e Viena

Desta vez, os representantes resolveram fazer algo diferente: uma aula de culinária da gastronomia local dos dois destinos. E. apesar de não ter muito jeito para cozinha, confesso que foi bem divertido!

Turismo Berlim e Viena

Turismo Berlim e Viena

O encontro aconteceu no Espaço Carioca de Gastronomia, em Botafogo, que oferece cursos variados de culinária.

Turismo Berlim e Viena

Primeiro aprendemos um pouco sobre as duas cidades. Ano que vem, por exemplo, Viena comemora o 150o aniversário do Ringstrasse Blv, o maior museu ao ar livre do mundo, segundo o Viena Tourism Board. Para celebrar a data, estão previstos uma série de eventos e exposições na cidade.

Turismo Berlim e Viena

Berlim é uma cidade assumidamente gay friendly, que este ano comemora 25 anos da queda do muro; oferece inúmeras programações culturais, incluindo vários festivais em uma arquitetura que mescla modernidade com tradição. Além de ser um ótimo destino para fazer compras.

Turismo Berlim e Viena

Depois chegou a hora de por a mão na massa! Cada grupo se ocupou de um fogão e ficou responsável por um prato, tudo sob o comando da chef Sabine Hueck, brasileira radicada na Alemanha e autora das receitas.

Turismo Berlim e Viena

Meu prato foi uma salada de peixe marinado à moda berlinense com molho cremoso de iogurte e carpaccio de beterraba. Deu um trabalhinho, viu? Mas valeu a pena!

Turismo Berlim e Viena

Os outros grupos fizeram ainda um consommé com nhoque, goulash à moda vienense e é claro duas sobremesas saborosíssimas: apfelsturdel (torta de maçã) – carro chefe austríaco – e frutas vermelhas com sagu e creme de baunilha. Depois de cozinharmos, tivemos o prazer de experimentar tudo. E ficou uma delícia, o jantar foi super aprovado!

Turismo Berlim e Viena

Agora só me resta provar estes e outros pratos in loco! Não vejo a hora!

Para saber mais sobre Berlim, visite o site de turismo.

Texto: Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo e reproduções da Internet.

Leia também:

L’Andana – luxo e conforto na Toscana

Um castelo na Toscana

Roteiro pelos jardins de Paris

Hotel Majestic, um hotel de luxo em Roma

Abadia Retuerta – hotel de luxo nos arredores de Madri

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.