Categorias: Suíça

O que fazer em Basel

Medieval e terra natal da Art Basel – a maior feira de arte do mundo – Basel, ou Basileia, é a terceira maior cidade da Suíça, depois de Zurique e Genebra e tem dois mil anos de história. Apesar de só ter passado 24hs na cidade, este post tem o intuito de ajudar o leitor a descobrir o que fazer em Basel.

Com 180 mil habitantes a cidade é cortada pelo rio Reno, que a divide entre Pequena e Grande Basel, sendo a segunda, o centro antigo, tombada pelo Patrimônio Histórico e bem mais interessante. Se puder ficar hospedado ali, será uma escolha acerta. Alguns hoteis à beira do rio se destacam, como o elegante Le Trois Rois, The Passage, Merian, Spalentor, e o Kraft, de três estrelas, mas muito bem localizado.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Por ser pequena e ter um sistema de transporte eficientíssimo, é muito fácil circular por Basel. Você pode caminhar por todo o centro histórico, ou pegar os inúmeros trens disponíveis. Levando em conta que o turista que passa pelo menos uma noite em Basel tem direito a andar de graça em transporte público. Basta apresentar a reserva do hotel para conseguir o passe.

Se você chega de trem, pode facilmente pegar o trem até o hotel que estiver na Basel Pequena ou Grande. Mesmo com malas, não há maiores dificuldades. Na Europa, é muito comum, então, não se preocupe. Eu estava com uma mala de mão e uma grande e deu para pegar trens e andar até a estação numa boa. Levando em conta que a maioria das estações de trem tem elevadores.

Para saber mais sobre a Suíça, assista nosso vídeo:

Entre 30% e 40% dos moradores de Basel usam bicicletas, faça frio ou calor. Por isso, é sempre bom prestar atenção na hora de atravessar a rua. E é curioso prestar atenção nas placas apenas para os ciclistas.

As 300 fontes chamam atenção por quem passa por Basel, assim como suas belas pontes, sendo que a primeira foi construída em 1251.

Um passeio à beira do rio é sempre interessante. Dá para começar do Museu Tinguely até passando pelo Solitudepark, até o Schaffhauserrheinwe, lugares que ficam bem cheios durante o verão.

Onde comer em Basel

Um lugar fofo e delicioso para tomar café da manhã ou fazer um lanche é uma padaria orgânica chamada Bio Andreas Baeckerei Cafe. São tortas doces – como uma de creme e frutas – e salgadas deliciosos, pasteis de fornos, chás e cafés.

Para almoço ou jantar o restaurante Atlantis, com um simpático terraço, pode ser uma boa pedida, assim, como o Gasthof zum Goldenen Sternen, um tradicional restaurante à beira do rio, com um simpático terraço que pode ser aproveitado dependendo da época do ano e oferece uma cozinha criativa com um toque francês. Vale provar a deliciosa sopa de aspargos com um ovo dentro.

No centro histórico, um passeio bem legal é ir até a praça central, onde fica o espetacular prédio da prefeitura, de 1501 e rico em detalhes: uma mistura de estilos góticos e art nouveau. Na frente dele, há o mercado de produtores locais, que acontece todos os dias com legumes e frutas fresquíssimos. E pertinho dali, é imprescindível comer um doces na confeitaria Schiesser, super tradicional na cidade, com uma variedade incrível de guloseimas. Se quiser um salgado, recomendo a quiche de queijo, leve e saborosa.

Também não deixe de ir na Globus, loja de departamento suíça, onde você encontra de tudo um pouco, de roupas e acessórios, a chocolates, biscoitos e condimentos. Difícil sair de mãos vazias.

Compras e passeios

Andar pela Schnabelgasse é uma delícia, com casas e lojas muito fofas, cafés e restaurantes, sempre com muito movimento. Há desde loja só de licores, outras de souvernirs, roupas, um pouco de tudo…

E perto dali, fica o Spalenberg, o bairro dos ricos, com lindas casas dos séculos XV ao XVIII, que nos dá a impressão de estarmos em uma cidade cenográfica.

Cultura e Art Basel

Basel atrai muitos turistas interessados em arte, já que a cidade oferece mais de 30 museus, como a Fundação Beyeler – museu de arte com mostras temporárias – e o Kunstmuseum, que está em obras de ampliação. Há também o famoso Vitra Museum, de arquitetura e design, que fica em Weil Am Rhein, na Alemanha, mas a apenas a 15 minutos de ônibus.

Art Basel, que acontece todo mês de Junho, é sem dúvida o evento que atrai mais visitantes interessados em arte. A feira começou há 45 anos, quando três galeristas resolveram expor suas obras na rua para tentar atrair mais movimento. Deu tão certo que outros foram aderindo, até virar o evento top do mundo das artes, que acontece também em Hong Kong e Miami.

Outras feiras acontecem na cidade, como a dos Relógios, em Março, e o Carnaval – no estilo suíço – que acontece uma semana depois do brasileiro. E como em quase toda cidade européia, é no verão que há mais movimento e festivais pelas ruas.

Renata Araujo viajou a convite da Swiss Air, do Turismo da França e da Suíça.

E se você pretende visitar outras cidades da Suíça, não deixe de ler nossos posts sobre Genebra, Zurique e Berna, todas acessíveis de trem e acessar o site oficial do Swiss Travel System se quiser já comprar seu passe de trem.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Agosto de 2015.

Leia mais:

Visita à fábrica de biscoitos Kambly na Suíça

O que fazer em Berna

Hotel Bellevue Palace, em Berna

O luxo do Hotel Mandarin Oriental Genebra

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Receita de rocambole de doce de leite

Você que acompanha o You Must Go desde o início da quarenta, já sabe que…

2 dias atrás

Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental?

Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental? Afinal, planejar é algo…

3 dias atrás

Alta gastronomia no delivery: Rappi Chefs

Alta gastronomia no delivery: Rappi Chefs. Que tal desfrutar da gastronomia de renomados chefs sem…

3 dias atrás

5 sugestões de feijoadas por delivery em SP

Feijoadas por delivery em SP. Assim, você pode aproveitar um dos pratos favoritos dos brasileiros…

3 dias atrás

Dia da Europa: 7 destinos que fogem do óbvio

Dia da Europa: 7 destinos que fogem do óbvio. Confira nossas dicas de lugares não…

5 dias atrás

Filmes e programas de TV com Paulo Gustavo

A saída de cena de Paulo Gustavo, aos 42 anos, parou o Brasil nesta última…

6 dias atrás