O fechamento do restaurante/delicatessen Garcia e Rodrigues no Leblon deixou muita gente órfã. O charmoso Café era palco de muitas reuniões de negócios e encontros sociais, além de ter alguns dos melhores doces e pães do Rio.
Quando um dos ex-sócios, João Luiz Garcia, junto a Nick Chaves Barcellos, resolveu abrir a Casa Carandaí, no bairro Jardim Botânico, foi um alívio. O charmoso casarão antigo ganhou muito mais charme com o projeto do arquiteto Chicô Gouvêa e virou parada obrigatória para os amantes da Gastronomia.
A delicatessen tem uma fartura de produtos apetitosos de alta qualidade, que vão de azeites a biscoitos, passando por condimentos e muito mais. A loja reúne uma padaria, uma cave de queijos artesanais, um mezanino de vinhos e bebidas, um café, uma rotisseria, uma salumeria, uma série de carnes exclusivas do Rio Grande do Sul e centenas de outros produtos.
No menu, há uma variedade de receitas exclusivas da Casa, com produtos que podem ser comprados depois na loja. Eu mesma recomendo a massa fresca de ravioli com recheio de mozzarella de búfula ou de abóbora com molho triplo burro, que comprei para fazer em casa e amei!
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
O ambiente externo é climatizado e marcado por naturalidade e simpatia, com a Casa Carandaí contando, para completar, com um charmoso restaurante, que serve comidinhas caseiras e simples, mas preparadas com as melhores matérias-primas.
A decoração, com toques pessoais do casal de sócios, deixa a atmosfera meio rústica e informal e ainda tem uma seleção exclusiva de pôsteres do Rio de Janeiro, cartazes que companhias aéreas e marítimas usaram para divulgar a cidade no exterior entre os anos 20 e 60.
Detalhe, no alto da parede, dos pôsteres que são reproduções da coleção do pesquisador Márcio Roiter
À disposição no menu fixo estão pratos quentes, trocados semanalmente, tábuas de queijos e frios, cervejas artesanais, vinhos e espumantes, quiches, saladas, terrines e vários tipos de sanduíches.
Ouso dizer que o pequeno, porém simpático, restaurante tem um clima europeu, com sua cozinha aberta e decoração bem contemporânea, um enorme quadro-negro (onde estão descritos os pratos e comidinhas) e os originais lustres com garrafas de vinho.
Fui convidada a provar o café da manhã, que por sinal é bem recheado e muito gostoso, servido à la carte durante a semana e em sistema de buffet (R$ 38,00) nos fins de semana, destacando-se o tostex e a baguete na chapa, que são servidos à mesa.
A Casa Carandaí se apresenta, assim, como um lugar completo, onde a gente pode comprar coisas gostosas, além de tomar café, fazer um lanche ou almoçar. E ainda por cima está em um dos bairros mais charmosos do Rio. Imperdível!
Vale lembrar que o excelente restaurante Lorenzo é dos mesmos donos e fica ao lado. Mas isso é assunto para um próximo post!
Fotos: Renata Araujo e divulgação
Leia também: Guilhermina: um charmoso restarante dentro do Hostel Meiai, em Botafogo Minimok: um restaurante japonês que vai além do LeblonFazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…
Em uma casa de quatro andares onde funcionou uma fazenda de café em 1850, fica…
Na coluna You Must See desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre o sucesso de "Bridgerton",…
Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Perguntamos, então, a ilustres cariocas quais eram…
Nesta quarta, 20 de janeiro, o Fairmont Rio recebe o chef Franco Noriega para um…
O aniversário de São Paulo é dia 25 de janeiro. A maior metrópole brasileira é…