Por Renata Araújo

O bairro da moda em Miami: Wynwood District.  Lugar do momento em Miamim ainda é pouco conhecido dos brasileiros  e praticamente o único que não é lotado de turistas.  Antigo gueto portoriquenho, nos anos 90, onde havia até ponto de tráfico, Wynwood se transformou num bairro alternativo e charmoso, cheio de galerias de arte,  grandes galpões, estúdios e lojas descoladas e está fervilhando! Imposséivel não  impressionar quem vai pela primeira vez.

arte em miami

Arte por toda parte

wynwood

Obra de arte exposta ao ar livre

wynwood walls

A arte nos muros

wynwood district

O colorido das paredes de Wynwood

Localizado na área de Midtown, também revitalizada, assim como Downtown (onde tinham lojas de eletrônicos de brasileiros nos anos 80, hoje há sofisticados hotéis como o Epic e o JW Marriott), é lá que acontece a Art Basel, todo mês de dezembro, uma das mais importantes feiras de arte dos EUA. Temos a impressão de estarmos em outra Miami, que em nada lembra a arquitetura art déco de South Beach e o clima praieiro tão característico da cidade.

south beach

Arquitetura típica art déco

Romero Brito

Romero Brito está por toda Midtown

galeria de arte miami

Entre os Boteros em uma das muitas galerias de arte do bairro

wynwood district

Um dos muros grafitados

Um dos responsáveis por esta mudança, foi o visionário empresário Tony Goldman, dono de hotéis e imóveis nos EUA (incluindo alguns galpões no bairro) e quem ajudou a recriar o Soho, em Nova Iorque e South Beach, nos anos 30.

museum of contemporary art in la

A fachada do MOCA, em LA

Há cerca de quatro anos, logo depois da Art Basel de 2009, junto com o guru das artes Jeffrey Deitch, diretor do MOCA (Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles), Goldman teve a grande ideia de chamar renomados artistas da Ásia, Europa, América Latina (incluindo o Brasil)  e EUA para repaginar o bairro.

eduardo kobra

Mural do artista brasileiro Eduardo Kobra

eduardo kobra

Outra parte do mural de Kobra

Doze muros de Wynowood foram grafitados por esses importantes artistas, como os brasileiros Os gêmeos. Nasceu assim Wynwood Walls, hoje visitado por centenas de pessoas.

wynwood

A beleza dos muros

wynwood

O desenho de Tony Goldman, o “criador” dos muros

Tony Goldman faleceu este ano e foi homenageado no centro do murais de Wynwood com seu retrato e seu caracaterístico chapéu de cowboy.

wynwood district

Fachada de uma das lojas, também grafitada

Do lado de fora dos Wynwood Walls, a arte continua tomando conta do bairro e cada ida é uma nova descoberta. Vamos andando e percebendo novas pinturas e ângulos de desenhos que ainda não tínhamos descoberto. e o Brasil continua bem representado, como, por exemplo, num grande mural pintado por Kobra e outro por Nunca.

galerias de arte em wynwood

Portas abertas!

wynwood art walk

O movimento nas ruas

No segundo sábado de cada mês, acontece o Wynwood Art Walk, quando as galerias de arte e lojas descoladas abrem suas portas a partir de quatro da tarde até tarde da noite. O lugar fica lotado e o clima é ótimo!

wynwood district

Uma das galerias de portas abertas

o que fazer em wynwood

Poeta escrevendo em frente à galeria de arte

wynwood art walk

Food truck no segundo sábado do mês

Centenas de pessoas andando pelas ruas, DJs tocando nas calçadas, street dancers, lounges e todo o tipo de gente. Numa grande praça, há uma concentração de food trucks para todos os gostos. Um programa bem divertido!

wynwood district

O símbolo do bairro

No próximo post você vai saber quais os melhores restaurantes do bairro da moda em Miami.

Esta matéria foi publicada em Março na Revista A Sua Viagem. Já baixou a sua? Clique aqui e leia a segunda edição, com matérias exclusivas sobre Caribe, Japão, Líbano, Espanha e Portugal.
Leia também:
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.