capa asiaticos

Por Renata Araújo

Nas últimas semanas, dois novos restaurantes asiáticos no Rio receberam a imprensa em eventos especiais para apresentar suas novas casas e deram o que falar. Um deles não é exatamente novo. Trata-se do já tradicional Sawasdee, que abriu uma filial na Rua Barão da Torre, em Ipanema. O outro, o primeiro restaurante da rede americana P.F. Changs’s no Brasil, já é considerado uma das grandes novidades da cena gastronômica carioca.

mtg asiatico

O chef Marcos Sodré, do Sawasdee, que nos recebeu na linda casa de dois andares, onde antes funcionava um curso de inglês, abriu os trabalhos com um refrescante guacamole cítrico, acompanhado de mandiopã frito. Depois preparou uma deliciosa sopinha de frango com leite de coco e gengibre e o tataki de pato com tartare de manga. Em seguida, continuamos a degustação com a costela caramelizada e sate de camarão com paçoca e chili. Para finalizar, o ponto alto da noite: arroz de jasmin frito, com lombinho de porco e ovo. Saborosíssimo e surpreendente!

mtg asiatico2

O P.F. Changs’s já é sucesso há mais de 20 anos nos Estados Unidos, e soma 256 filiais espalhadas em 16 países em todo o mundo. A casa conta com uma decoração do tipo cenográfico e um variadíssimo cardápio com 70 pratos. Phillip Chiang, idealizador da marca, e simpatíssimo, esteve presente neste evento para a imprensa.

image (75)

Ele, que nasceu em Shangai e foi criado no Japão, hoje vive em Los Angeles, e supervisiona a criação de novos pratos, sendo responsável por todo o menu atual. Chiang fez questão de apresentar alguns dos carros-chefe do cardápio. Entre as entradas, destaque para os famosos chicken lettuce wraps, uma deliciosa combinação de frango, cogumelos, cebolinhas e castanha d’água, preparada na wok e acompanhada de folhas frescas de alface para que o cliente prepare os rolinhos com as mãos. Também experimentamos os dumplings de porco, rolinhos primavera e os dynamite shrimps (camarões picantes), especialmente saborosos.

mtg asiatico3

Em seguida, vieram os pratos principais. Um dos pratos mais populares da casa é o Chang’s Spicy Chicken (cubos de frango em molho levemente apimentado), mas também são muito gostosos o Mongolian Beef (lâminas de carne caramelizadas a base de molho shoyo, o Walnut Shrimp with Melon (camarões com nozes e melão) e o Oolong Premium Fish (peixe marinado em chá e servido com espinafre). Para fechar o almoço, rolinhos primavera de banana e o Great Wall of Chocolate, um maravilhoso bolo de chocolate de seis camadas com chips de chocolate e calda de frutas vermelhas.

mtg asiatico 4

Outra grande atração no menu do restaurante são os drinques variados, coloridos e bem originais, como o Sichuan Mary, versão asiática do clássico bloody mary, feita com vodka importada, suco de tomate bem temperado, suco de limão, molho de pimenta Sriracha, shoyu e molho inglêstanto. Pela variada carta de drinques e o belo bar,  a ideia é que o restaurante também seja palco de animados happy hours.

image (76)

E uma surpresa aos que acham que este tipo de comida não é saudável, há várias opções de pratos sem glúten no cardápio. O primeiro PF Chang’s do Brasil fica no Casashopping, na Barra e tem capacidade para atender 320 clientes.

image (77)

Fotos: Renata Araujo e divulgação

Leia também:

Mee, o novo restaurante asiático do Copa

Ventura: uma jóia escondida no sul da Califórnia

Origami – restaurante japonês no Leblon

Hachiko – viagem gastronômica em pleno Rio antigo

Agosto de 2014

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.