Novo menu de Roland Villard no Le Pré Catelan

Publicado por
Duda Vetere

Por Monica Barros

Fomos convidados para provar o novo menu de Roland Villard no Le Pré Catelan, um chef inspirador, criativo e surpreendente! Há muitos anos à frente do excelente Le Pré Catelan, no Hotel Sofitel, em Copacabana, ele agora nos apresenta seu novo menu, o Villegagnon. Com apresentação exclusiva do próprio Roland Villard, o jantar foi servido enquanto o chef explicava cada uma de suas criações.

 O personagem que inspirou esse novo cardápio é conhecido de todos, já que aprendemos sobre ele ainda na escola: Nicolas Durand de Villegagnon. O processo criativo de Villard é fascinante. Ele imaginou a partir de intensas pesquisas, como teria sido o banquete preparado pela comitiva do Almirante Villegagnon para a inauguração do Forte Coligny no Rio de Janeiro. Villegagnon chegou ao Brasil em 1555 com uma frota de dois navios, numa missão para estabelecer aqui a “França Antártica”. Os pratos servidos na época provavelmente misturaram o que havia disponível em terras brasileiras com a técnica trazida pela Haute Cuisine francesa. Roland Villard quis homenagear a história comum entre França e Brasil recriando esse cardápio tão especial.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O resultado nós conferimos e adoramos. Começando pelo couvert, com um delicado creme de mandioca com crocante de couve e peixe marinado com pimenta de cheiro e batata doce. Para entrada, salada de feijão “manteiguinha” com óleo de pequi e tartare de atum. O crustáceo veio representado por um camarão grelhado com batata baroa e folha de taioba, e emulsão de crustáceos no urucum. Surpreendente e delicioso.

Depois, um filé de robalo com palmito caramelizado e banana da terra acompanhada de caldo de tucupi. Parece redundante falar, mas estava realmente perfeito. Em seguida, nos foi servido um gravite, sorvete de graviola com champanhe. Roland preparou ainda uma carne de caça, pois nos séculos 16 e 17 eram muito presentes na culinária europeia. Provamos um leitão confitado em crosta de caju e ragu de feijão de corda.

Para manter a mescla entre a cozinha francesa e brasileira, o chef preparou o feijão de corda como se fosse um cassoulet, prato muito típico na França que lembra a nossa feijoada (mas utilizando feijão branco). Ele aprimorou ainda mais esse prato com um toque original de leite de coco, conferindo um resultado bastante exótico.

Como todo banquete que se preze, ainda vinha mais pela frente. Para a carne, entrecôte com vinho tinto e açaí, farofa e croquete de cará com queijo azul francês. Novamente, a mistura perfeita de sabores dos dois países. E para terminar de forma magnífica, uma sobremesa arrebatadora, daquelas que a gente não esquece mais. Mil folhas de mousse de cupuaçu, fondant de chocolate com fava de Tonka e o toque especial do sorvete de maracujá para dar o equilíbrio magistral entre o doce e o azedinho da fruta. A Tonka, também conhecida como cumaru, tem sido difícil de encontrar entre os fornecedores locais, tornando esse prato do Le Pré Catelan ainda mais exclusivo.

Um menu impecável do início ao fim, estrelando agora ao lado do consagrado menu Amazônia, que permanece ativo. Roland Villard tem paixão pelo que faz e isso transparece claramente em sua cozinha e seu trabalho. Perfeitamente adaptado a era das redes sociais, ele mantém uma conta no Instagram onde a cada dois dias apresenta uma de suas criações, através de fotos que ele mesmo produz em seu escritório. Com isso, já são cerca de 150 pratos catalogados. Suas fotos são o convite perfeito para conhecer o lindo restaurante que tem vista total da Orla de Copacabana, e provar seus pratos ricamente pensados e preparados.

Já que a Ilha de Villegagnon desapareceu para dar lugar ao aeroporto Santos Dumont, está aí uma ótima oportunidade para conferir no Le Pré Catelan o novo menu de Roland Villard, que nos oferece não só o que há de melhor na gastronomia carioca, mas um pouco de história também.

Fotos: Monica Barros e Divulgação

Outubro de 2014.

Leia mais:

Quadrifoglio apresenta novo menu

Forneria São Sebastião muda de chef

Amélie, autênticos crepes franceses na Gávea

Jantar no Oro

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás