Por Renata Araújo
A melhor carne do Rio fica no Leblon.
Há sete anos na Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, o Giuseppe Grill, que também tem um “irmão mais velho” no Centro, tem uma localização privilegiada e que faz muito carioca – como eu – revirar a memória, já que ali, funcionou, entre outros estabelecimentos, o People, uma das boates mais famosas dos anos 80/90.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Mas o surpreendente é que apesar de ser um restaurante especializado em carnes, exatamente como o nome sugere, o cardápio é variado e dá muita importância para os peixes, entregues sempre fresquinhos por mergulhadores variados. Afinal, há que adaptar-se aos novos tempos, já que hoje em dia nem todo mundo se anima a comer uma picanha ou corte similar à noite, ainda que continue sendo o prato mais pedido. Os peixes, que ficam expostos em uma bancada de gelo, são selecionados pelo cliente, ainda inteiros, e assados em folha de bananeira.
Frequento o Giuseppe Grill há anos e sempre gostei muito do seu ambiente de bom gosto, descontraído, porém elegante, com suas mesas de madeira e sem toalhas, que dão o clima low profile do restaurante. Um dos seus sócios, o restaurateur Marcelo Torres é um apaixonado por vinhos, o que fica claro na adega, que já foi considerada a mais completa da Zona Sul e não deixa nada a dever a restaurantes de NY ou Londres, com rótulos que vão de R$120 a R$24 mil, para os mais contidos ou para os que querem impressionar.
Desta vez, o almoço foi especial, já que fui convidada pelo próprio restaurante para provar alguns dos seus carros chefes. Começamos com o simpático couvert, com deliciosas torradinhas e uma ótima saladinha de grão de bico. De entrada, pedi a panelinha de siri, com carne de siri desfiada, ervas e um levíssimo toque de azeite de dendê, muito saborosa. Meus companheiros de mesa foram, respectivamente, na panelinha de rabada com funghi e purê de batata baroa, que estava um sucesso, e na excelente salada morna de frutos do mar, com direito à folhas orgânicas que vêm de um sítio em Teresópolis.
O primeiro prato foi um pampo ao forno com molho de alcaparras muito gostoso, acompanhado de arroz de limão siciliano e farofa de abobrinha com farinha de Araxá. Tudo delicioso!
Ter dividido por três foi bom, porque em seguida veio um dos melhores cortes do Giuseppe, a picanha supra sumos, no ponto exato, macia, simplesmente perfeita! E, como carne sozinha não tem graça, vieram as batatas portuguesas sequinhas e uma farofa de cebola na manteiga simplesmente DIVINA (sou louca por farofa, mas confesso que sou exigente, farofa pálida não dá e esta estava no ponto! ).
De sobremesa, uma degustação de cair o queixo: mousse de chocolate com amêndoas, levinha e não muito doce, bem do jeito que eu gosto, creme siciliano (limão batido com sorvete de creme e regado com limoncello) e romeu e julieta, mas não qualquer romeu e julieta: goiabada que vem pelo correio direto de Minas e é servida aquecida com sorvete de queijo minas. Sem palavras!
A carne do Giuseppe Grill Leblon já foi eleita a melhor do Rio de Janeiro pelas revistas Veja-Rio e Gula e pelo Rio Show, do O Globo (prêmio que sou jurada, por sinal). Além disso, o restaurante tem um espaço exclusivo no subsolo para acomodar cerimônias de casamentos e outros eventos. O sucesso é tanto que, para a época da Copa, eles já estão lotados!
E para provar que o Giuseppe é um restaurante super inn, encontramos a querida atriz Malu Mader, frequentadora assídua, boa de garfo, como eu, que comeu a mesma picanha supra sumos e adorou!
Fotos: Renata Araújo
Leia também:
Copacabana Palace recebe chef peruano
Novas massas artesanais na Gávea
À mesa do chef no restaraurante Cipriani
Cais: um delicioso restaurante no Centro do Rio
Mee – o novo restaurante do Copacabana Palace
Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…
Em uma casa de quatro andares onde funcionou uma fazenda de café em 1850, fica…
Na coluna You Must See desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre o sucesso de "Bridgerton",…
Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Perguntamos, então, a ilustres cariocas quais eram…
Nesta quarta, 20 de janeiro, o Fairmont Rio recebe o chef Franco Noriega para um…
O aniversário de São Paulo é dia 25 de janeiro. A maior metrópole brasileira é…