Fui conhecer o Loi, sofisticado italiano em São Paulo. Restaurante do chef Salvatore Loi e do restaurateur Ricardo Trevisani, aberto há pouco mais de um ano nos Jardins, na tranquila Melo Alves.
Com ambiente acolhedor e intimista, com muito branco e madeira, nos sentimos à vontade assim que entramos no Loi, que estava lotado em uma noite de quarta-feira. Recomenda-se reservar, inclusive.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Projetado por Nando Marmo, o ambiente aconchegante conta com 70 lugares em dois andares. Destaque para o terraço aberto no andar superior, com um simpático jardim de inverno. Há ainda uma adega com 120 rótulos, em sua maioria italianos. Fotos de família, quadros, objetos como um enorme Pinocchio, prêmios recebidos pelo chef e uma biblioteca gastronômica com títulos colecionados pelos sócios decoram o bar de espera. À mesa, copos, louças, talheres e toalhas alemães, além de cerâmicas desenvolvidas com exclusividade pela artista Hideko Honma.
No cardápio, além de peixes e carnes, há pastas artesanais preparadas na casa e massas frescas típicas da Sardenha, região onde nasceu o renomado chef, além de clássicos da culinária italiana e invenções do próprio, que comandou por mais de dez anos a cozinha do Fasano SP, passou pelo Girarrosto e agora, segundo ele, tem mais liberdade para criar. Salvatore trabalhou ainda em restaurantes tops, como, o Villa D’Este, no Lago de Como, e no Hotel Pitrizza, em Porto Cervo, ambos na Itália.
Já Ricardo, trabalhou 20 anos também no grupo Fasano e é ex-sócio das pizzarias Maremonti e do Tre Bicchieri, em SP. Simpático e comunicativo, Salvatore tem o hábito de circular pelo salão e conversar com os comensais, fazendo com que a gente se sinta ainda mais em casa.
Começamos a noite nos deliciando com os pães quentinhos, manteiga e azeite do couvert. Pedimos duas entradas para quatro pessoas e fomos muito felizes na escolha: Polipo alla Piastra con Ceci (polvo dourado na chapa, purê de grão de bico e vinagre de framboesa), mistura absolutamente deliciosa e Cannuolo di Burrata con Uova di Trota Salmonata (cannoli de burrata com queijo taleggio, ovas de truta salmonada e geléia de morangos e pimenta), outra invenção curiosa que deu certo com o equilíbrio de sabores do queijo, a geleia e pimenta.
De principal, fui de Risolio e Calamaretti Dorati (arroz italiano sem manteiga com lulas douradas na própria tinta). Sou louca pelo prato Calamares en su Tinta (lula na própria tinta) que conheci quando morei na Espanha. Ou seja, sempre peço quando o encontro no cardápio. Mas desta vez, surpresa total ao provar a leveza do arroz sem manteiga mas saborosíssimo, e muito bem temperado e as lulas bem douradas, bem pequenas e absolutamente deliciosas. Comeria tudo de novo hoje, se possível.
Minha amiga Simone comeu o Risotto alla Sarda con Filetti de Baccalà que também estava divino e meu amigo Rafa, a Lasagna al Tartufo Nero (lasanha com ragu de carne, trufas pretas e grana padano) maravilhosa e escolhida pela foto no Instagram @loiristorantino Quem for lá conferir, vai entender perfeitamente o que estou dizendo: as fotos estão realmente apetitosas! E o melhor: não desapontam ao experimentarmos os pratos. Tem coisa melhor do que ter a expectativa alcançada?
Last but not least, pedimos de sobremesa o Tortino di cioccolato al vino (pequena torta de chocolate ao vinho tinto e redução de porto), maravilhosa e não muito doce, como eu gosto, o Creme caramel al pistacchio, (pudim de pistache com caramelo crocante) e o clássico Tiramisú, levíssimo, por sinal.
Além dessa comida dos deuses, o serviço no Loi se diferencia pela atenção, cuidado e amabilidade. Não há garçons, apenas maîtres e seus auxiliares diretos, o que reflete o alto nível do atendimento. Todos são muito rápidos e simpáticos, o que faz toda a diferença quando saímos para comer fora. Sem contar a elegância dos uniformes, que fogem do padrão e chamam a atenção pelo bom gosto e qualidade. Quem está pretende ir a São Paulo, deve planejar correndo uma ida ao Loi.
Texto e Fotos por Renata Araujo
Agosto de 2015.
Leia mais:
Restaurante I Tramezzini em São Paulo
Marakuthai, restaurante da chef Renata Vanzetto
Le Repas – restaurante francês em São Paulo
Vapor – Hamburgueria em São Paulo
Um tour de Londres pela família real. Afinal, vale a pena conhecer um pouco da…
Na coluna desta semana Guilherme Scarpa fala sobre a estreia de "Meu Pai" que foi…
Delivery de sorvetes no Rio para os amantes dessa sobremesa tão refrescante e deliciosa. Vale…
Cachoeira da Macumba, em Itaipava e portanto, vou te ensinar como chegar lá. Ela fica…
A Loja das cerâmicas Luiz Salvador em Itaipava é o lugar ideal para quem quer…
Reggia Catarina, um hotel boutique em Petrópolis. Muito bem localizado, no centro da Cidade Imperial,…