Loi, sofisticado italiano em São Paulo

Fui conhecer o Loi, sofisticado italiano em São Paulo. Restaurante do chef Salvatore Loi e do restaurateur Ricardo Trevisani, aberto há pouco mais de um ano nos Jardins, na tranquila Melo Alves.

Com ambiente acolhedor e intimista, com muito branco e madeira, nos sentimos à vontade assim que entramos no Loi, que estava lotado em uma noite de quarta-feira. Recomenda-se reservar, inclusive.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Projetado por Nando Marmo, o ambiente aconchegante conta com 70 lugares em dois andares. Destaque para o terraço aberto no andar superior, com um simpático jardim de inverno. Há ainda uma adega com 120 rótulos, em sua maioria italianos.  Fotos de família, quadros, objetos como um enorme Pinocchio, prêmios recebidos pelo chef e uma biblioteca gastronômica com títulos colecionados pelos sócios decoram o bar de espera. À mesa, copos, louças, talheres e toalhas alemães, além de cerâmicas desenvolvidas com exclusividade pela artista Hideko Honma.

No cardápio, além de peixes e carnes, há pastas artesanais preparadas na casa e massas frescas típicas da Sardenha, região onde  nasceu o renomado chef, além de clássicos da culinária italiana e invenções do próprio, que comandou por mais de dez anos a cozinha do Fasano SP, passou pelo Girarrosto e agora, segundo ele, tem mais liberdade para criar. Salvatore trabalhou ainda em restaurantes tops, como, o  Villa D’Este, no Lago de Como, e no Hotel Pitrizza, em Porto Cervo, ambos na Itália.

Já Ricardo, trabalhou 20 anos também no grupo Fasano e é ex-sócio das pizzarias Maremonti e do Tre Bicchieri, em SP. Simpático e comunicativo, Salvatore tem o hábito de circular pelo salão e conversar com os comensais, fazendo com que a gente se sinta ainda mais em casa.

Começamos a noite nos deliciando com os pães quentinhos, manteiga e azeite do couvert. Pedimos duas entradas para quatro pessoas e fomos muito felizes na escolha: Polipo alla Piastra con Ceci (polvo dourado na chapa, purê de grão de bico e vinagre de framboesa), mistura absolutamente deliciosa e Cannuolo di Burrata con Uova di Trota Salmonata (cannoli de burrata com queijo taleggio, ovas de truta salmonada e geléia de morangos e pimenta), outra invenção curiosa que deu certo com o equilíbrio de sabores do queijo, a geleia e pimenta.

De principal, fui de Risolio e Calamaretti Dorati (arroz italiano sem manteiga com lulas douradas na própria tinta). Sou louca pelo prato Calamares en su Tinta (lula na própria tinta) que conheci quando morei na Espanha. Ou seja, sempre peço quando o encontro no cardápio. Mas desta vez, surpresa total ao provar a leveza do arroz sem manteiga  mas saborosíssimo, e muito bem temperado e as lulas bem douradas, bem pequenas e absolutamente deliciosas. Comeria tudo de novo hoje, se possível.

Minha amiga Simone comeu o Risotto alla Sarda con Filetti de Baccalà que também estava divino e meu amigo Rafa, a Lasagna al Tartufo Nero (lasanha com ragu de carne, trufas pretas e grana padano) maravilhosa e escolhida pela foto no Instagram @loiristorantino Quem for lá conferir, vai entender perfeitamente o que estou dizendo: as fotos estão realmente apetitosas! E o melhor: não desapontam ao experimentarmos os pratos. Tem coisa melhor do que ter a expectativa alcançada?

Last but not least, pedimos de sobremesa o  Tortino di cioccolato al vino  (pequena torta de chocolate ao vinho tinto e redução de porto), maravilhosa e não muito doce, como eu gosto, o Creme caramel al pistacchio, (pudim de pistache com caramelo crocante) e o clássico Tiramisú, levíssimo, por sinal.

Além dessa comida dos deuses, o serviço no Loi se diferencia pela atenção, cuidado e amabilidade. Não há garçons, apenas maîtres e seus auxiliares diretos, o que reflete o alto nível do atendimento. Todos são muito rápidos e simpáticos, o que faz toda a diferença quando saímos para comer fora. Sem contar a elegância dos uniformes, que fogem do padrão e chamam a atenção pelo bom gosto e qualidade. Quem está pretende ir a São Paulo, deve planejar correndo uma ida ao Loi.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Agosto de 2015.

Leia mais:

Restaurante I Tramezzini em São Paulo

Marakuthai, restaurante da chef Renata Vanzetto

Le Repas – restaurante francês em São Paulo

Vapor – Hamburgueria em São Paulo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

A representante brasileira no Festival de Berlim 2021

Na coluna You Must See dessa semana, Guilherme Scarpa falou sobre a representante do Brasil…

12 horas atrás

Reabertura do Bene: restaurante italiano no Sheraton Rio

Bene, o restaurante italiano no Sheraton Rio reabriu este mês. Fomos lá conferir as novidades…

1 dia atrás

Roteiro de férias em Trancoso

Roteiro de férias em Trancoso já que o destino super badalado está em alta. Listamos…

2 dias atrás

Personalidades revelam destinos preferidos em SP

Dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 467 anos. Por isso, algumas personalidades paulistas, falaram…

3 dias atrás

Cuidados com a pele no verão

É mais que necessário ter cuidados com a pele no verão. Por isso, conversamos com…

4 dias atrás

Roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente

Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…

5 dias atrás