Por Carla Fiorito

Gosto de descobrir lugares em São Paulo que me façam sentir quase como uma turista na minha própria cidade. Já tinha passado várias vezes em frente ao Le Repas Bistrô, em Pinheiros, e achado uma graça, só que, pra variar, a pressa era maior que a curiosidade em descobrir o interior daquele recanto. Quando fui convidada para almoçar lá, não duvidei: senti o relógio dar um tempo e abrir espaço para os prazeres da boa mesa e do bom papo.

Le Repas

Não é todo dia que quem comanda um restaurante (tarefa que pra muita gente parece puro glamour quando, de fato, é um trabalho duro) pode se sentar à mesa ao lado do cliente pra falar da vida, dos filhos, do ritmo do bairro em que vive e trabalha… Pois foi assim que conheci a chef e restauratrice Fernanda Barros, ex-sócia de outro bistrô, o Allez, Allez!.

Le Repas

Le Repas quer dizer “A Refeição”, simples assim, mas com autenticidade. A proposta da casa é reproduzir a essência dos verdadeiros bistrôs, e, neste aqui, o toque da chef , que tem alma de multiartista, está em todos os lugares, desde os mínimos detalhes da decoração até, obviamente, os pratos do menu.

Le Repas

Falando então sobre a esperada “Refeição”, comecei pelo Le Repas Apéritif. A sortida entrada é composta por cebola caramelizada, cogumelos ao vinho do porto, queijos roquefort e brie, tapenade e a geléia de figos que, na minha opinião, é a estrela do aperitivo. Confesso que fiquei com vontade de experimentar também o bolinho de arroz com roquefort, mas certamente haverá a próxima vez.

Le Repas

Como prato principal escolhi o robalo ao citron confit, castanha de caju e palmito pupunha assado em emulsão de boursin. Prato leve e ao mesmo tempo saboroso.

Le Repas

Também provei um dos mais novos pratos do cardápio e posso afirmar: o arroz negro com lula provençal veio pra ficar. Personalidade e sabor em uma única receita!

Le Repas

Entre pratos elaborados, o cardápio também passeia por sanduíches que conquistaram público cativo, como o Le Repas Burguer ou o Filet bérnaise com batatas fritas. E que batatas fritas!

Le Repas

Pra fechar com perfeição o almoço, pensei em provar uma sobremesa diferente, como o gâteau de banana-da-terra e castanha-do-Pará com caramelo de açúcar mascavo e sorvete de coco. Mas, vira-e-mexe, me pego presa às tradições e, nesse caso, não consegui fugir do óbvio e da propaganda mais do que convincente do simpático “garçon” que, docemente, soprou “esse vai ser o segundo melhor crème brûlée da sua vida”. Pedi, comi tudinho e agora posso dizer: Paris é logo aqui! Voilà.

Le Repas

O Le Repas fica na rua Ferreira Araújo, 450. Para mais infos, acesse o site. E assista a esse vídeo que a Cris Berger fez no Le Repas!

Fotos: Carla Fiorito

 

Leia também:

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.