capa l'atelier

Por Renata Araujo

Aberto há menos de dois anos, na estreita Teófilo Otoni, o L’Atelier du Cuisinier é um autêntico restaurante francês no Centro do Rio. Sob comando de David Jobert, chef francês, que já trabalhou em restaurantes de hoteis de luxo mundo a fora e treina a equipe brasileira no renomado concurso de culinária Bocuse D’Or. Ele também já comandou a cozinha dos Hoteis Intercontinental no Rio e em SP.

L'Atelier du cuisinier autêntico Restaurante francês no Centro do Rio

O restaurante, de apenas 26 lugares, abre só na hora do almoço e oferece diariamente três opções de prato do dia, a R$68, onde o cliente escolhe entre risotto, peixe ou carne.

L'Atelier du Cuisinier autêntico restaurante francês no Centro do Rio

Fui convidada pelo Circuito Elegante, selo de qualidade de hotéis e restaurantes no Brasil e parceiro do You Must Go, para conhecer o L’Atelier, já que ele faz parte da associação de viajantes. Meu almoço começou com pães bem quentinhos, de couvert, e depois chegou uma saborosa sopa de brócolis com alho crocante. Em seguida, veio a trilogia de salada que faz parte do prato do dia: tomate seco e mozzarela de búfala, salmão marinado com camarão e saladas de folhas com lombo canadense. Bela apresentação e uma ótima combinação de entradas frias. Depois, veio meu prato principal: risotto de alho poró com friassé de camarão, bem cremoso e com camarões de verdade, conprados no mercado de Niterói.

L'Atelier du cuisinier david jobert
De sobremesa, outro trio de dar água na boca: sorvete de iogurte com frutas vermelhas, creme brûlée de chocolate com doce de limão e torta de tiramisú, uma combinação que consegue agradar chocólatras, amantes de sabor azedinho e fãs da patisserie francesa.

L'Atelier du cuisinier by david jobert
David Jobert faz tudo com muito cuidado e carinho, o que podemos comprovar ao vê- lo cozinhar na sua petite cuisine aberta, de frente para o salão. O chef também comanda o Restaurante Galeria do luxuoso Insólito Hotel, em Búzios.

chef l'atelier david jobert

Aos interessados em conhecer o L’Atelier, ele lembra que convém reservar, de 12hs às 14:30, já que o espaço é mesmo pequeno. Uma surpresa encontrar um autêntico pedacinho da França no Centro do Rio.

Fotos: Renata Araujo

Leia também:

Le Vin Bistrô – restaurante francês em Ipanema

Casa Momus – comida mediterrânea no Centro do Rio

Restô – um charme de restaurante em Ipanema

Cais – um delicioso restaurante no Centro]

Setembro de 2014.

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.