Categorias: Brasil Gastronomia

Lançamento Guia Michelin RJ & SP 2016

Nesta quinta feira, o tradicional Hotel Copacabana Palace foi palco do Lançamento Guia Michelin RJ & SP 2016, o mais importante evento de gastronomia do país. Jornalistas e chef’s e convidados das duas cidades se reuniram para conferir os indicados e estrelados da 2ª edição do Guia Michelin. Foi uma manhã emocionante em que a gastronomia brasileira foi a total protagonista!

A primeira categoria, Bib Gourmand, seleciona os restaurantes pela sua excelente relação qualidade-preço e com um menu completo de até R$90. Do Rio de Janeiro, os escolhidos foram o Gurumê, restaurante japonês do Fashion Mall, o espanhol Entretapas do chef Jan Santos (Botafogo e Jardim Botânico), Miam Miam, Oui Oui, Artigiano, Pomodorino e Anna, da dona de mesmo nome, o peruano Lima, o Restô Ipanema do chef Tande Bittencourt e Riso Bistrô.

Restaurante Gurumê

Chef Tande Bittencourt

Chef Jan Santos

Achamos super justo o resultado, já que são todos restaurantes que frequentamos e respeitamos.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Restaurante Gurumê

Já em São Paulo, foram mais de 15 restaurantes selecionados, como o Arturito, da chef Paola Carosella, Bona, Casa Santo Antônio, Antonietta Empório, o novato Petit Gastronomia, Mocotó do Chef Rodrigo Oliveira, Jiquitaia e Ecully.

Restaurante Ecully

Restaurante Mocotó

Ainda falta muito para conhecermos todos. Com esta seleção, deu ainda mais vontade de ir para São Paulo fazer mais uma incursão gastronômica.

A categoria de 1 estrela representa uma cozinha requintada. No Rio, os estrelados foram o Eleven, restaurante de Lisboa e novidade no Guia, e os que se mantiveram na lista, como o Lasai do Chef Rafa Costa e Silva, o asiático MEE do Copacabana Palace comandado pelo chef Kazuo Harada, o Le Pré Catelán do chef Roland Villard, o francês Olympe de Claude e Thomas Troisgrois e o Roberta Sudbrack.

Lasai

Chef Kazuo Haruda – Mee

Chef Thomas Troisgrois

Nossa editora Renata Araujo e Roberta Sudbrack

Sabemos que os inspetores do Guia Michelin, que tem mais de 100 anos, são super exigentes e talvez faltem alguns ótimos restaurantes na lista. Mas sem dúvida, estes são os melhores restaurantes do Rio.

Michael Ellis – Diretor Internacional do Guia Michelin

Em SP, o contemporâneo Tête à Tête ganhou sua primeira estrela assim como Esquina Mocotó, de Rodrigo Oliveira e o Kan Suke. Dalva e Dito, o restaurante Fasano do hotel de mesmo nome, o italiano Attimo e Kinoshita se mantiveram estrelados no Guia Michelin 2016.

Rodrigo Oliveira e Roberta Sudbrack

Tête á Tête

Chef Tsuyoshi Murakami – Kinoshita

O único a receber (e manter!) as suas 2 estrelas foi o D.O.M, restaurante de São Paulo do conceituado chef Alex Atala, mais que merecido. Ele disse que “sonha com a terceira, mas que manter a segunda é maravilhoso, já que é sempre difícil”.

Ainda não temos nenhum 3 estrelas no Guia Michelin brasileiro.

Renata Araujo e Alex Atala

Vale lembrar que mais de quinhentos restaurantes foram visitados e testados diariamente. Os profissionais são anônimos e pagam suas próprias despesas. A avaliação consiste em cinco critérios: qualidade dos produtos, personalidade da cozinha, técnica do cozimento, harmonização dos sabores, relação qualidade-preço e, claro, regularidade. É um salto para a gastronomia brasileira fazer parte deste guia mundial, presente em 26 países e em 4 continentes.

O Guia Michelin Rio de Janeiro & Sao Paulo 2016 está disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais pelo aplicativo (iOS and Android) e a versão impressa já está à venda por R$ 80,00.

Texto por Duda Vetere e Renata Araújo

Fotos: Ari Kaye, Renata Araujo e Divulgação

Abril de 2016

Leia mais:

Hilton Barra comemora 1 ano no Rio de Janeiro

Pissani abre sua primeira loja no Rio

Novidade nos bares de Ipanema e Leblon

Pizzaria Prima Farina no Leblon

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Paraíso na Ilha: hospedaria de luxo em Florianópolis

A exclusiva Casa do Canto, hospedaria de luxo em Florianópolis, é uma espécie refúgio urbano…

3 horas atrás

11 restaurantes ao ar livre em SP

Listamos onze restaurantes ao ar livre em SP, para que você possa desfrutar de uma…

1 dia atrás

Black Friday gastronômica: lugares com descontos no Rio

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, acontece a Black Friday. Por isso, nós listamos alguns…

2 dias atrás

10 hotéis para o fim de ano no Rio de Janeiro

2020 está acabando e resolvemos dar dicas de onde comemorar as festas de fim de…

3 dias atrás

Festival de hambúrguer no Rio de Janeiro

A 15ª edição do Burger Fest acontece entre os dia 15 de novembro a 15…

4 dias atrás

Os melhores hotéis de luxo do Rio de Janeiro

Os melhores hotéis de luxo do Rio A Cidade Maravilhosa tem diferentes lugares para conhecer.…

5 dias atrás