La Carioca Cevicheria_Fachada Ipanema_Filico (3)

Por Renata Araújo

La Carioca Cevicheria_Fachada Ipanema_Filico (3)

É sempre uma alegria quando abre um restaurante novo no Rio. Agora, quando a localização é boa, a comida excelente, as bebidinhas deliciosas e a gastronomia autêntica, não temos do que reclamar.

É o caso do La Carioca, cevicheria que já existia no Jardim Botânico e abriu há pouco em Ipanema. Com culinária típica da América Latina, tendo o ceviche como prato principal, a casa não poderia ter escolhido melhor lugar para abrir suas portas: rua Garcia D’Ávila, rua nobre do bairro.

photo 1 (2)

Com uma varanda bem agradável e um charmoso bar, onde são feitos saborosos piscos sauer e outros drinques, o ambiente é aconchegante e de bom gosto.

photo 1 (3)

No cardápio, inúmeros tipos de ceviches, idealizados pelo chef peruano Patricio Benevides, que começou a sua carreira em restaurantes em Lima e sempre volta ao país natal em busca de novidades. O resultado são pratos bem saborosos, para se comer de “garfo e faca”, com costumo dizer.

photo 2 (2)

photo 5 (1)

Provei o Quinoto de los Incas – salmão grelhado com risoto de quinua, cogumelos paris, cebola caramelizada e queijo parmesão  e o Arroz Oriental – arroz salteado com shoyu, óleo de gergelim, cebolinha e gengibre, servido com peixe branco empanado e adorei!

photo 4 (2)

photo 5

O gastrobar apresenta uma comida peruana adaptada à carioca e brinca com as possibilidades de marinados, pimentas e frutos do mar.

photo 3 (2)

“A cultura da marinada não é exclusiva do Peru, por isso acabamos expandindo as fronteiras, mas mantendo o conceito e preservando o nosso DNA inca”, conta o chef Patricio, que se inspirou em receitas de outros cantos do mundo e criou opções como a punheta de bacalhau, que foi apelidado de Ceviche do Porto, e o Ahi Poke, do Hawaii, que ganhou o nome de Ceviche Havaiano.

Entre as opções de bebidas exclusivas da casa, estão as cervejas artesanais nos sabores Weiss e Pilsen. Um dos diferenciais é que foram pensadas para harmonizar com o ceviche, que é especialmente ácido e picante.

La Carioca Cevicheria_Cerveja Weiss_Filico  La Carioca Cevicheria_Cerveja Pilsen_Filico

Já o  Pisco Sour é preparado com os piscos macerados em infusões inusitadas como capim limão, canela, pimenta e casca de limão siciliano. E em época de Copa, foi criado um especial, com manga e licor de maçã verde.

psico

As jarras de sangrias são as mais pedidas em dias quentes. A “La Carioca” mistura cítricos e hortelã e espumante moscatel e segundo os sócios “é mais refrescante que uma ducha nas Paineiras”.

Impossível não ser feliz en La Carioca!

Fotos: Renata Araujo e divulgação

Leia mais:

Empório Jardim – deli, bistrô e padaria com muito charme

Ten Kai – um dos melhores japas do Rio

A melhor carne do Rio – no Leblon

L’Entrecôte de Paris, agora no Rio 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.