Por Renata Araújo

Com um terraço com jardim e vista para o Morro Dois Irmãos de um lado e o Cristo Redentor do outro, a carioca da gema Kakau Höfke, é a cara do Rio no exterior e de quem já falamos aqui no blog. Isso porque ela usa as belas paisagens da cidade como inspiração para seus trabalhos, sendo o Corcovado, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, entre outros, temas constantes em suas obras.

Kakau Höfke

Como adora estar em casa, a artista plástica foi naturalmente transformando seu apartamento também em local de trabalho: sua “casa ateliê”, no Jardim Botânico. Lá, o espaço para pintar começou em um quarto e, quando já não era suficiente, passou para a sala de jantar, bem no meio da casa.

Kakau Höfke

Kakau, formada em Paris e que já havia morado nove anos na Europa e até dado aula de pintura no Marrocos, resolveu, em 2007, ir além desse tipo de arte: desenvolvendo uma linha de objetos de design usando transparências e uma paleta de cores vivas, refletindo toda a beleza e a magia da Cidade Maravilhosa. Destaca-se um de seus trabalhos, criado para a exposição no Clark Art Center, em Botafogo: uma escultura de luz com acrílicos coloridos sobrepostos com os relevos do Rio de Janeiro.

Kakau Höfke

Recentemente, foi convidada para criar a arte da Macy’s, maior rede de lojas de departamento dos EUA, em campanha homenageando o Brasil, a “Magical Journey”. Seus trabalhos foram aplicados em bolsas que embalavam as compras dos clientes, em 300 filiais americanas, e vistos em produtos, convites, eventos e lojas.

Macy's, Kakau Höfke

Entre suas exposições, há individuais, no Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida e na Pequena Galeria, do Centro Cultural da Cândido Mendes, e coletivas, como na Casa das Caldeiras, em São Paulo, Mostra Artefacto, MAM, e a Exposição “Morro de Amores, Rio”.

Kakau Höfke

Além disso, foi a criadora de almofadas e gravuras retratando pontos turísticos do Rio de Janeiro, que decoraram a Casa Brasil, local de divulgação e promoção de nosso país nas Olimpíadas de Londres, e atualmente é responsável pelo visual da rede de lanchonetes BIBI e por uma linha de produtos do grupo de papelarias Papel Craft.

Papel Craft, Kakau Höfke

Setembro de 2013

Fotos: divulgação

 

Leia também:
Artista plástica Marilá Dardot expõe no Rio de Janeiro
O bairro da moda em Miami: Wywood District
Sawgrass Mall – o melhor shopping de Miami
Dicas de Miami: onde comprar artigos de casa e decoração
Chic Outlet Shopping lança campanha beneficente
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.