capa restaurante oro

Por Renata Araujo

Jantar no Oro, é muito mais do que fazer uma refeição, é uma experiência. O premiado chef Felipe Bronze não cansa de ser renovar e desta vez sofisticou o cardápio de uma tal forma que dá vontade de dar uma passada lá toda a semana.

jantr no oro

E o que chama mais a atenção, é a sensação de comer quase dez pratos e não sair empanturrado. O ritmo do jantar no Oro é perfeito e o tamanho das porções é na medida: conseguimos entender o prato por completo e saímos até muitas vezes com vontade de comê-lo de novo. Isso sem contar a belíssima apresentação, um show à parte, e com louças super elegantes e exclusivas, vindas diretamente da Espanha.
jantar no oro
Nosso jantar no Oro começou da maneira mais exótica possível com sorvete de ostra em cone de alga, com um toque de formiga saúva e crocante por cima. Depois, vieram novos snacks bem delicados: “sushi” de atum, onde o peixe, marinado com toque de yuzukoscho — tempero japonês à base de pimenta e do limão oriental yuzu —  servido sobre um biscoito super crocante de arroz e com compressa de melancia. Gostei bastante.
Também vieraram: espuma de castanhas do Pará cruas servida com picles de maxixe — semelhante ao ajoblanco andaluz, à base de amêndoas e alho; e a lula com pimenta baniwa, produzida por uma tribo indígena do Norte do país servida com “peixinho da horta” – uma verdura “secreta” servida em forma de tempura, com sabor semelhante ao de um peixe recém pescado e frito. Mas meu preferido foi o “porquinho” à pururuca, um torresmo feito a partir de pó de barriga de porco e espessante de fécula de batata.
jantar no oro
Adorei o bife a cavalo, comido de uma concharada só, e o “ovo estrelado”, com gema cozida a 75º e servida com espuma de batata. A aparência do prato lembra propositadamente a um ovo frito, mas é uma brincadeira que revela uma surpresa, a começar pela couve refogada no alho, com mini croutons escondida sob a gema. Entre os peixes, black cod, peixe do Alasca, parecido com o bacalhau – mas com um sabor bem especial – marinado no missô, cachaça e rapadura, servido com espesso caldo tostado de galinha e acompanhado de pupunha fermentada na mesma marinada.
jantar no oro
Para encerrar a orgia gastronômica no Oro,  uma variedade incrível de sobremesas, servidas em um belo prato redondo, como convém e batizada de “Brasilidades”. Mesmo quem não é muito de doce, vai acabar encontrando um preferido ali, entre cheesecake de queijo minas do Vale das Palmeiras, goiabada artesanal e chips de goiaba; mousse de doce de leite com biscoito goiano, feito na casa, com queijo Serra da Canastra; brownie e mousse de chocolate com frutas vermelhas e semente de cacau; twix de fubá com chocolate e doce de leite com flor de sal; torta de limão com tapioca caramelizada e chips de limão; pipoca doce com toque de cumaru e, como não poderia faltar, minha preferida: os brigadeiros Oro.
Destaque também para os fofos e deliciosos mini churros com caramelo e flor de sal. Eles foram incorporados agora devido ao sucesso absoluto, plenamente compreensível.
jantar no oro
O jantar no Oro foi devidamente harmonizado, começando com uma leve cava espanhola, passando por rótulos da Itália e outros do novo mundo: Argentina,Chile e Nova Zelândia. O Oro ainda conta com um ambiente elegante e aconchegante, trilha sonora de muito bom gosto.
Vinhos Restaurante oro
Uma noite em que a gastronomia é a protagonista e se for acompanhada de boa conversa, fica ainda mais prazeirosa. O serviço atento da equipe e as legendas necessárias a cada prato sempre ajudam. Sem contar com a visita do mestre Felipe à mesa, de tempos em tempos, contando detalhes de sua criação e ávido por saber nossa reação. O restaurante Oro é daqueles que vale muito a ida para uma data especial ou simplesmente para um daqueles dias em que queremos nos presentear.
Ambiente restaurante oro
Para reservas, acesso o site do restaurante.
Fotos: Renata Araujo
Leia mais:
Setembro de 2014.

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.