capa inhotim

Por Isabella Saes

Nosso objetivo de viagem era descansar e, ao mesmo tempo, desfrutar da região onde está localizado o Inhotim, museu a céu aberto com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo. Depois de alugar um carro no próprio aeroporto, viajamos 1h30 até a pousada Estalagem do Mirante, localizada no alto da Serra da Moeda, a 1.200 m de altitude, com vista para o Vale do Paraopeba.

inhotim

Lugar perfeito pra quem quer paz, equilíbrio e distância da cidade grande. A Estalagem do Mirante fica a 35 Km do Inhotim, um passeio de aproximadamente uma hora de carro por uma linda estrada (de mão dupla) e pouco movimentada.

como chegar a inhotim

O Instituto Inhotim abriga uma série de pavilhões e galerias, com obras de arte expostas ao ar livre. Além de conhecer trabalhos dos principais artistas contemporâneos da atualidade – que vão de Yayoi Kusama e Adriana Varejão a Tunga e Cildo Meireles – o público é convidado a caminhar por belos jardins, onde arte e natureza se misturam de forma orgânica, fazendo da visita um momento daqueles que a gente lembra pra sempre e um programa para toda a família.

Inhotim

Percorremos o trajeto inteiro a pé, em dois dias, mas o parque conta com carrinhos de golfe, cujo passe é comprado junto com o ingresso na entrada. Para aqueles com necessidades especiais ou até mesmo mais preguiçosos, essa é a melhor opção.

O Inhotim merece a sua apreciação. Portanto, viaje com tempo. Pare, contemple e observe as obras de arte, sem olhar no relógio. Aproveite para deitar à beira dos lagos e relaxar nas espreguiçadeiras que estão por toda parte. E separe um tempinho para comer com calma, num dos deliciosos restaurantes do complexo.

o que fazer em inhotim

Se você puder fazer sua visita ao Inhotim durante a semana, vai encontrá-lo mais vazio. Nós escolhemos a terça (neste dia a entrada é gratuita e o parque fica um pouco mais cheio) e a quarta. Dois dias são suficientes para a visita, mas você pode separar um terceiro para voltar às instalações de que mais gostou e curtir a natureza local, que integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

melhor museu brasileiro

O Inhotim possui obras permanentes e itinerantes. Entre as minhas favoritas está o Galpão Cardiff & Miller, onde você vai encontrar uma intervenção sonora chamada “The Murder of Crows”: 98 caixas de som e algumas cadeiras colaboraram para uma das experiências artísticas mais interessantes e divertidas que já vivi.

Museus no brasil

O grande trunfo do Inhotim é cativar não só os amantes da arte como também formar um novo público que – depois dessa visita – vai descobrir o gosto por pintura, escultura, fotografia, instalações, ou seja, pela arte em suas mais diversas formas.

Inhotim, museu a céu aberto

Eu diria que Inhotim é uma experiência, acima de tudo, sensorial e divertida. Entregue-se e boa viagem!

Fotos: Paulo de Barros

Leia mais:

O que fazer em BH

Lasai – alta gastronomia no Rio

Casas Brancas: luxo e conforto em Búzios

Tiradentes – uma cidade mágica no interior de Minas

Setembro de 2014.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.