Ilhas do Caribe: Aruba e Curaçao

Publicado por
Renata Araujo

Por Nathaly Ducoulombier

Posso dizer que conheço duas ilhas do Caribe: Aruba e Curaçao.

As distâncias são pequenas entre as ilhas e dá para conhecê-las na mesma viagem

Mar transparente, areia branquinha e dias ensolarados. Pra mim, é o paraíso! Não importa para que parte do Caribe você tenha escolhido viajar, a paisagem com certeza vai ser deslumbrante. Mas nossa dica é que antes de escolher o destino, você preste atenção na temporada dos furacões. Eu não fazia a menor idéia de que ela existisse, até encarar em Cuba o furacão George. Mas isso é história para outro post…

O contraste da areia com o mar azul turquesa

A temporada dos furacões começa agora no início de junho, e vai até o final de novembro. Mas, calma! A probabilidade sempre existe, mas não quer dizer que vá acontecer. Mas se não quiser mesmo arriscar, escolha as ilhas que estão fora da rota e que dá pra visitar o ano inteiro. Entre elas, Los Roques, Isla Margarita, Barbados e as chamadas ilhas ABC( Aruba, Bonaire e Curaçao), colonizadas pela Holanda. Nas 3 ilhas ouvimos os nativos falando a língua oficial, o papiamento.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Aruba é a ilha mais badalada. Tem resorts de grandes redes, cassinos, pubs, shoppings.  A capital é Oranjestad e é onde ficam as melhores praias. Pra quem prefere movimento, a praia de Palm Beach é perfeita!  São 2 quilômetros de extensão, hotéis de luxo, barzinhos e restaurantes.

Shopping Royal Plaza, um dos pincipais de Oranjestad

Palm beach é a praia mais movimentada

Se você é  mais low profile, vai adorar as praias de Baby Beach e Eagle Beach. São bem mais calmas, apesar de maiores.  Sabe aquelas árvores que já nascem inclinada e  são o símbolo de Aruba? São as Watapana , conhecidas como Divi-divi. Essa já foi fotografada muitas e muitas vezes, é a mais famosa da ilha e fica na praia de Eagle Beach.

Divi-divi, a árvore que é símbolo de Aruba

Um hotel charmoso, confortável e com funcionários atenciosos  é o Bucuti & Tara beach. A praia em frente é uma delícia, os ambientes são bem decorados e os  quartos amplos. Mas é um hotel exclusivo para adultos, quem for viajar com crianças terá que buscar outras opções.

Aruba tem muitas opções de hospedagem

As ilhas do ABC são próximas, dá para conhecer na mesma viagem se você tiver umas duas semanas. Mas eu fiz de outra forma, Bonaire e Curaçao na primeira vez e Aruba depois. Os vôos internos não são caros e tem vários horários.

Chegando ao aeroporto de Curaçao

Quando cheguei em Curaçao a impressão era de estar numa cidade tipicamente holandesa. A capital , Willemstad, é dividida em dua partes: Punda e Otrobanda.  E é uma ponte móvel, a Queen Ema Bridge, une os dois lados. O lugar é apaixonante! Aqueles casarões holandeses à beira do canal, super coloridos, são considerados pela UNESCO Patrimônio da Humanidade. Vários cafés, barzinhos, locais para sentar, admirar a vista e esquecer do mundo…

Punda é a parte histórica da ilha, fica do outro lado do canal

 

A ponte Queen Emma, feita de madeira, é passagem para pedestres

É desse lado também que ficam as lojas de rua, com vários produtos tax free, sem impostos. E vale ainda pechinchar, os vendedores sempre acabam cedendo um pouco. A loja mais famosa de perfumes e cosméticos é a Penha  e lá eu achei que valia a pena. As mulheres vão me entender: aquele batom ou pó compacto que você não abre mão custam  bem mais barato do que no Brasil.

Uma das ruas principais do comércio em Punda

Curaçao tem dezenas de praias, todas com aquele contraste da areia branca com o mar azul-turquesa. E muitas cobram pelo acesso, mas em troca oferecem estrutura para os visitantes. E cada praia é mais linda que a outra, o difícil é fazer um roteiro pra decidir qual delas conhecer.

 

Um passeio bem legal, tanto para adultos quanto para crianças, é o  Sea Aquarium, o Aquário Marinho de Curaçao. São mais de 800 espécies marinhas, e o tanque é abastecido diretamente com a água do mar. Pode-se nadar com os golfinhos e assistir aos treinamentos dos leões marinhos.

Sea Aquarium, um dos ótimos programas em Curaçao

Treinamento de leões marinhos, mais ou menos 30 minutos de show

E não é que ele é simpático? Aprendeu direitinho

Vale também alugar um carro para ir até o Parque Christoffel e na volta ver os flamingos nas salinas de Jan Kok.  Com sorte você consegue ver da estrada.

Os flamingos ficam na salina Jan Kok e sempre aparecem para o visitante

Dizem que Curaçao tem o melhor carnaval do Caribe.  Já arranjei uma ótima   desculpa pra voltar!

As chamadas ilhas ABC são 3: Aruba, Bonaire e Curaçao. Como são muitas dicas, preferi escrever separado. Na quinta feira está aqui no You Must Go! A foto aqui embaixo é só pra aguçar a curiosidade…

1000 steps,um dos principais pontos de mergulho de Bonaire

 

 

 

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

1 dia atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

2 dias atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

3 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

4 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

7 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

1 semana atrás