Em minha recente viagem ao Deserto do Atacama, no Chile, fiquei hospedada no excelente Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa. Em uma paisagem exuberante, de frente para as montanhas do Deserto, o hotel de cinco estrelas é uma ótima opção para quem quer passar dias relaxados e em contato com a natureza.
Leia aqui: The Singular, um dos melhores hotéis de Santiago
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Em pleno Vale do Catarpe e das Cordilheira do Sal, o hotel tem um projeto arquitetônico que entra em total harmonia com o cenário do Deserto. Um ambiente que nos transmite muita calma e é ideal para descansar e esquecer um pouco da vida.
Além das refeições incluídas, os passeios também estão embutidos na diária. Então, o hóspede não precisa se preocupar com quase nada. Só escolher os passeios que forem mais do seu agrado.
Leia mais: Vira Vira, um Relais&Chateaux em Pucón, no Chile
Logo na chegada, um funcionário do hotel te chama para uma “reunião”, munido de um mapa da região e explica todos as atividades oferecidas. São cerca de 30 excursões, entre elas, passeios de bicicletas, cavalgadas, e muitos trekkings.Vale lembrar que estamos no Deserto e que a temperatura varia bastante: muito calor durante o dia e muito frio à noite. Além disso, há o problema de altitude (cada pessoa sente de um jeito. Eu sofro bastante) e a maioria dos passeios requer um certo preparo físico. Então, é bom levar isto em conta na hora de escolher sua programação e fazer todas as perguntas possíveis para depois não se arrepender do passeio escolhido.
Alguns dos melhores arquitetos e paisagistas chilenos são os autores do Alto Atacama, um hotel que chama a atenção logo de cara, a começar pelo seu entorno. É perceptível o cuidado nas escolhas dos ambientes, que dialogam muito bem com a sua localização.
Clique aqui para ler dicas do Valle Nevado
Além disso, hotel é muito bem decorado e combina muito com o ambiente onde está inserido. Muita madeira, metal, palha e a cor terra cota sempre presente. Adereços, como tapeçarias e cerâmica feitos por artesãos locais.
Há três categorias de quartos, sendo que todos contam com varanda de frente para a Cordilheira do Sal. Suite Tilo: com 70m² e varanda, com direito à chuveiro do lado de fora; Standard Catarpe: 51m2 e Quitor: cinco quartos mais perto das áreas comuns do hotel, 50m2. Este último era o meu, bem confortável e ideal para uma pessoa ou um casal Uma vista realmente sensacional!
Saiba o que fazer em Santiago, no Chile
Vale lembrar que os quartos não tem televisão. A ideia do hotel é justamente que o hóspede se desconecte do ritmo do dia-a-dia. Confesso que não senti a menor falta. Era tão pouco tempo que ficava no quarto que só percebi a falta de TV no terceiro dia.
Os preços em quarto duplo variam de U$650 a U$850 a diária, dependendo do tipo de quarto e da época do ano.
A comida no hotel é bem gostosa e no estilo farm to table (da fazenda para à mesa), já que há um horta no próprio hotel. O cardápio é baseado na culinária local, com toques contemporâneos. Os produtos são frescos e muito orgânicos. Há um salão interno e um ao ar livre, onde temos a chance de comer com um visual sensacional das montanhas. Tudo acompanhado com excelentes vinhos chilenos, para quem gosta.
Vale lembrar que como se trata de um restaurante all inclusive, o cardápio não tem mil opções de pratos. Mas para quem passa três, quatro noites, dá para comer algo diferente em todas as refeições. Quem tem restrições, pode avisar antes que a equipe prontamente faz as substituições. Tivemos casos assim em nosso grupo e tudo correu super bem!
O café da manhã é farto e oferece um pouco de tudo. Para os passeios mais longos, a equipe prepara um lanche e/ou almoço pro hóspedes, no maior estilo. Aliás, depois de vários dos passeios, os guias armam uma mesa, nem que que a gente esteja no meio do Deserto e oferecem bebidas e tira gosto. Muito chique poder beber um bom vinho de frente para uma paisagem incrível destas, não é?
Um dos pontos altos do Alto Atacama sem dúvida são suas piscinas e Purispa! Considerado um dos dez melhores spas da América Latina, só de olhar seu entorno a gente já relaxa. Levando em conta a secura do Deserto, uma massagem com cremes e/ou óleos pode fazer muito bem para nossa pele.
Há ainda banhos turcos e saunas e várias piscinas de água quente e fria e hidromassagem. Recomendo separar algumas horas do seu dia para curtir o spa e as piscinas, mais do que relaxantes. Ideal passar ali algumas horas depois de um dia intenso de turismo, principalmente no Deserto, onde tudo cansa mais do que o normal.
Tive uma estadia sensacional no Hotel Alto Atacama Desert Lodge & Spa, destino turístico que impressiona qualquer viajante, até os mais experientes.
Para mais informações, acesse o site oficial do hotel.
Texto e Fotos por Renata Araujo
Novembro de 2016
Leia mais:
Shangrila Hotels apresenta novidades
Llao Llao Resort Golf&Spa, em Bariloche
Hotel 45 Park Lane, em Londres
Fazer um roteiro para conhecer a Austrália de uma forma diferente pode ensinar muito sobre…
Em uma casa de quatro andares onde funcionou uma fazenda de café em 1850, fica…
Na coluna You Must See desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre o sucesso de "Bridgerton",…
Dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Perguntamos, então, a ilustres cariocas quais eram…
Nesta quarta, 20 de janeiro, o Fairmont Rio recebe o chef Franco Noriega para um…
O aniversário de São Paulo é dia 25 de janeiro. A maior metrópole brasileira é…